Um mergulho no buraco azul mais profundo do mundo

Reveja o clássico “Lagoa Azul” com o mergulhador-livre Stig Pryds nas profundezas das Bahamas.

Você já imaginou descer dezenas de metros oceano abaixo sem utilizar tanque de oxigênio? Assistir ao vídeo que o mergulhador-livre, o dinamarquês Stig Pryds fez, vai te dar uma visão de um passeio inacreditável rumo ao buraco azul Dean nas Bahamas, o mais profundo buraco azul de água salgada do mundo.

 “Quando o mergulho está indo bem, a minha cabeça fica vazia”, comenta Stig Pryds, um competidor de mergulho livre. “Você se deixa levar pela água. Não existe medo da água”. Pode-se observar com clareza o calmo comportamento do dinamarquês no vídeo acima, enquanto submerge 49 metros dentro do buraco azul Dean.

Conheça Stig Pryds

Stig Pryds1

 

Pryds – que geralmente prende a respiração por mais de sete minutos durante seus treinos – nos lembra que o mergulho que ele está nos apresentando está muito longe do recordes do esportista. Na verdade, para ele, este aqui é um passeio no parque. “A maioria dos meus mergulhos chega a 90, 95 metros ou mais”, ele diz. “Depois de um mergulho de 50 metros, eu faço outro mergulho mais tarde no mesmo dia”. Claro que, a relativa “facilidade” deste tipo de mergulho é o que o permite levar uma câmera GoPro junto ao seu peito enquanto ele ruma para as profundidades – enquanto é perseguido pelo mergulhador-livre e camera man Daan Verhoeven.

 

Stig Pryds2

 

Embora Stig Pryds o faça de ponta-cabeça e de trás-pra-frente numa boa, para nós – reles mortais – é uma visão de outro mundo, onde a luz da superfície mal chega lá embaixo e a água não oferece mais flutuabilidade.

De volta à superfície

 

Stig Pryds3

 

Para entrar neste mundo, são necessários muita prática e um conhecimento clínico do próprio corpo e suas reações. “Você tem que conhecer o seu corpo incrivelmente bem”, diz Stig. “Você tem que ter certeza que está usando apenas os músculos necessários para submergir, caso contrário você vai consumir o precioso oxigênio em excesso. Você precisa estar em total controle do corpo.”

E a parte mais importe? Muito, muito ar – e aí relaxar. “Quanto mais relaxado você estiver, mais fácil será o resto”. Após assistir o vídeo acima, nós acreditamos nele.

 

Escreva Um Comentário