Testículos: 10 coisas que você não sabia sobre eles

A saúde dos testículos é muito importante. Abril é o mês da consciência do câncer testicular, e para entrar no espírito do cuidado com os amigos mais íntimos dos homens, aqui está um guia rápido sobre como manter suas bolas saudáveis, juntamente com alguns fatos que mostram o quão especiais testículos são.

Ao contrário de muitos cânceres, o câncer testicular é particularmente comum em pessoas mais jovens, geralmente afetando os homens entre as idades de 15 a 35 anos. Três entre cada 100 mil habitantes contraem este tipo de câncer anualmente no Brasil.

O sintoma mais comum é um nódulo indolor no testículo. Outros sintomas menos comuns podem incluir dor, desconforto ou um sentimento estranho de peso no saco escrotal. Se você não tiver certeza, é sempre melhor fazer uma visita a um urologista.

Os médicos recomendam que homens de qualquer idade façam um pequeno autoexame em seus testículos pelo menos uma vez a cada mês. É recomendado que você faça o exame depois de um banho ou ducha quente, pois a pele fica mais relaxada e solta.

Coloque o dedo indicador e o médio sob o testículo com os polegares colocados no topo. De maneira firme, mas delicadamente, role o testículo entre os polegares e dedos para sentir todas as colisões na superfície.

Encontre o epidídimo, a estrutura macia parecida com uma corda na parte de trás do testículo. Ele pode ser facilmente confundido com uma massa irregular devido à sua forma estranha. Mas, se você conhecê-lo, deve ser mais fácil de detectar qualquer coisa genuinamente irregular.

O autoexame leva apenas alguns minutos e pode salvar sua vida. As estatísticas podem ser assustadoras, mas se o câncer testicular é detectado precocemente, há uma taxa de sobrevivência de 95%.

Não que você precisa de mais razões para cuidar de seus testículos, mas aqui está uma seleção de fatos surpreendentes sobre eles:

1) Os testículos criam 200 milhões de espermatozoides a cada dia.

2) Proporcionalmente ao tamanho total, os maiores testículos do reino animal pertencem a um inseto conhecido como “esperança”, com seus testículos representando 14% do seu peso corporal.

 

3) A palavra “abacate” deriva da palavra asteca “awakatl”, que significa testículo. O mesmo acontece com “orquídea”, que é derivada da palavra grega que era usada para testículo.

 

4) Bugios com bolas menores tendem a emitir sons mais altos e mais profundos.

 

5) Imagina-se que os testículos estão fora do corpo humano – apesar do risco de ter um órgão tão importante extremamente exposto – por causa da temperatura, uma vez que o esperma sobrevive melhor alguns graus mais frios do que a temperatura normal do corpo. No entanto, muitos mamíferos, como elefantes, têm seus testículos dentro do corpo, perto de seus rins.

 

6) Cada esperma contém cerca de 37,5 megabytes de “dados”. Isso dá cerca de 15,8 terabytes de dados por cada ejaculação “média”.

 

7) Baleias francas macho têm testículos que pesam cerca de 1 tonelada e podem produzir 4,5 litros de sêmen.

8) Há uma cervejaria islandesa que fabrica cerveja com testículo de baleia defumado.

 

9) Os testículos têm as mais diversas proteínas de qualquer órgão. Um estudo revelou que 77% de todas as proteínas humanas são expressas nos testículos, das quais 999 são proteínas únicas. Isso é muito impressionante, considerando que o cérebro humano tem cerca de 318 proteínas específicas.

 

10) A maioria dos testículos fica pendurada em diferentes alturas. Para cerca de 65% dos homens, o testículo direito sempre fica mais alto e é ligeiramente maior. Estranhamente, a maioria das estátuas gregas de homens nus quase sempre mostra o testículo esquerdo maior. Ninguém sabe ao certo porque, embora se pense que tenha algo a ver com crenças culturais sobre fertilidade e moral. [I Fucking Love Science]

Escreva Um Comentário