Salvador vai sediar maior evento de capoeira do mundo


Salvador sediará a primeira edição do Red Bull Paranauê, considerado o maior evento de capoeira do mundo. O encontro será realizado em 28 de janeiro, a partir das 14h30, no Farol da Barra, e tem como objetivo encontrar capoeiristas capazes de jogar três estilos da capoeira: Angola, Regional e a Contemporânea.

Para definir o campeão, o evento terá três toques da Capoeira, cada um representando um estilo específico: Toque Jogo de Dentro (Angola), Toque de Iúna (Regional) e Toque São Bento Grande Regional (Contemporânea).

Duplas de capoeiristas se reunirão na área do embate e sortearão dois toques para serem jogados. Serão 40 segundos de jogo para cada um dos toques. Os mestres jurados farão a análise e indicarão qual profissional passará para a próxima etapa da competição até chegar ao campeão. Como prêmio, o capoeirista mais completo ganhará três dias de estudo na academia do Mestre João Grande, em Nova York (EUA).

Movimento de libertação e símbolo de resistência, a Capoeira foi reconhecida pela Unesco, em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está presente em todo o território brasileiro.

Curador do evento, Mestre Sabiá dedica-se à capoeira há mais de 30 anos e explica que a dinâmica do evento foi projetada para agregar as raízes e a atualidade: “Fiquei muito feliz com o conceito que criamos porque pensamos no futuro sem tirar o pé do passado. A capoeira tem um universo muito maior, que inclui resistência e história de superação. Tem história, tem cultura por trás. Mas conseguimos levar tudo isso para o evento: as veias esportiva e competitiva, agregando todos os segmentos da capoeira”.

Os profissionais serão avaliados por uma mesa julgadora composta por algumas das maiores referências da capoeira na atualidade: os mestres Nenel e Itapuã, representando a Capoeira Angola, Virgílio e Jogo de Dentro, como avaliadores dos aspectos da Capoeira Angola, além de Sabiá e Capixaba, analisando as técnicas da Capoeira Contemporânea.

Dezesseis capoeiristas serão selecionados por meio de qualificatórias em três cidades para disputarem a final do Red Bull Paranauê em Salvador. As seletivas serão realizadas nos dias 12 e 13 de janeiro no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), respectivamente, e no dia 26, no Pelourinho, em Salvador.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente por qualquer capoeirista brasileiro ou estrangeiro pelo site www.redbull.com.br/paranaue, com limite de 100 vagas por etapa. Houve, ainda, uma seletiva disputada em Barcelona (ESP), em 2016, onde o brasileiro Chipa, que atualmente mora na Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu sua classificação para o evento final.

Durante a semana do evento, de 24 a 27 de janeiro, o público baiano também poderá participar de atividades relacionadas ao tema, como palestras, roda com viola, o lançamento do livro ‘Mestre Bimba – Uma vida dedicada a Capoeiragem’, do historiador e cineasta Jair Moura, além de oficinas com os Mestres do Red Bull Paranauê, que acontecerão na sede do Projeto Mandinga, localizado na Rua das Laranjeiras, nº 27, Pelourinho.

Escreva Um Comentário