Roacutan (Isotretinoína) – Funciona? Efeitos Colaterais e Indicações de Uso


O Roacutan (Isotretinoína) é um medicamento muito conhecido por ser o melhor tratamento contra acne. Entretanto, como é um remédio bastante forte para o organismo, deixa várias dúvidas sobre seus efeitos colaterais ou contra indicações.  O uso deve ser recomendado por um especialista e todas as reações comunicadas o mais breve possível para evitar qualquer consequência.

Para ajudar quem possui qualquer tipo de dúvida sobre o medicamento, organizamos as melhores informações sobre o Roacutan. Acabe com qualquer questionamento e saiba como ele pode ser uma opção caso você não aguenta mais ver sua auto-estima enfraquecida por conta das acnes.

As espinhas são coisas comuns, mas a acne é uma doença que precisa ser tratada. As consequências deste quadro inflamatório são mais prejudiciais emocionalmente do que para o próprio corpo. O período da adolescência é um momento de construção da identidade e inclusão em círculos sociais. Problemas como a acne baixam a auto-estima e provocam a exclusão de algumas pessoas e afetam bastante a segurança de si mesmo.

É normal que as pessoas queiram recorrer a qualquer solução certeira para reerguer a auto-estima e se livrar de uma vez da acne. O Roacutan pode parecer a melhor opção, mas antes de decidir pelo medicamento é preciso estudar muito bem o caso, pois existe uma série de recomendações e restrições a serem seguidas. A medicação não é só flores como pode parecer… é preciso paciência e boa vontade para que os resultados sejam percebidos.

O QUE É O ROACUTAN

O Roacutan é um medicamento muito indicado para casos de acne rosácea ou severa (nódulos bastante inflamados e acnes com risco de cicatrizes permanentes). O nome Roacutan foi comercializado pela empresa Roche, mas o composto que age no organismo é a Isotretinoina, também presente em outros nomes nas farmácias.

O tratamento com Roacutan é indicado somente para pacientes que não conseguiram curar o problema com opções mais leves como os antibióticos.

O Roacutan é motivo de divergência de opiniões entre médicos dermatologistas. Alguns acreditam que tratamentos prolongados a base de antibióticos são mais danosos para o organismo do que os efeitos colaterais do Roacutan.  Afinal, é comprovado que quando se toma muito antibiótico as bactérias tornam-se resistentes, tornando mais difícil curar simples inflamações ou infecções.

Enquanto isso, o Roacutan tem uma série de efeitos colaterais, mas que podem não aparecer em níveis diferentes de acordo com as reações do organismo do paciente. Quem defende o Roacutan diz que, com ele, cura-se a acne de uma vez, enquanto o antibiótico dá menos garantias de eficácia.

De outro lado, médicos defendem que os efeitos colaterais do Roacutan são sérios demais para valer o risco. Afinal, entre eles está a depressão, sobrecarga do fígado e lesões na retina. Para que seja seguro é preciso o consumo regrado do paciente – o que nem sempre é o que acontece.

ROACUTAN GENÉRICO E OUTROS NOMES COMERCIAIS

A Isotretinoina também pode ser encontrado com os seguintes nomes nas farmácias:

  • Ranbaxy é o nome dado a indústria indiana;
  • Cecnoin, da empresa Eurofarma;
  • Versão genérica da Isotretinoina;

A única diferença entre a versão genérica e o Roacutan é o nome e o preço. As caixas com mesma posologia são mais baratas se compradas  na forma “genérica”.

CONTRA INDICAÇÕES DO ROACUTAN

Confira em que caso o Roacutan NÃO É indicado:

  • Mães que estão amamentando;
  • Mulheres grávidas no geral;
  • Homens devem aguardar ao menos um ano após o tratamento para poder ter filhos;
  • Mulheres devem assinar um termo de responsabilidade de esperar ao menos um ano após o tratamento com o remédio para iniciar uma gravidez;
  • Pessoas com problemas no fígado;
  • Pessoas com taxas de colesterol ou triglicerídeos altos;
  • Pacientes que fazem uso regular de tetraciclinas e derivados;
  • Pessoas alérgicas a soja (o Roacutan contém óleo de soja parcialmente hidrogenado);
  • Pacientes alérgicos a parabenos.

Estas contra indicações devem ser seguidas à risca, pois qualquer desrespeito pode trazer sérias consequências para o organismo. Se você tem algum tipo de alergia ou se enquadra nos tópicos acima esclareça sua situação com o seu médico. Ele irá te recomendar a melhor decisão de acordo com as especificidades do seu organismo.

EFEITOS COLATERAIS DO ROACUTAN

Um dos motivos da popularização do Roacutan foi a sua grande lista de efeitos colaterais e restrições.

Os efeitos colaterais aqui citados não significam que acontecem em todas as pessoas. Os que acontecem com maior frequência é o ressecamento de lábios, olhos e pele. Em segundo lugar vem as alterações de humor e as dores de cabeça. Entre as consequências mais graves está inicio de sintomas de depressão e sobrecarga excessiva do fígado.

Confira a lista completa dos possíveis efeitos colaterais do Roacutan, começando pelos efeitos mais leves:

  • Aumento considerável das taxas de colesterol e triglicerídeos: Aumento considerável das taxas pode gerar quadros de pancreatite aguda;
  • Sobrecarga do fígado: Caso haja grandes alterações poderá ser necessário  interromper o tratamento para que a função hepática não seja severamente danificada;
  • Aborto espontâneo: Em caso de gravidez o Roacutan pode causar má formações fetais ou aborto espontâneo;
  • Reações alérgicas: É raro reações alérgicas ao Roacutan, caso haja muita coceira e hematomas é preciso interromper a medicação;
  • Distúrbios da visão: O Roacutan tem sido associado a casos de lesões na retina. Isso acontece porque há o ressecamento severo dos olhos, podendo resultar em conjuntivite, opacidade das córneas, diminuição da capacidade de ver no escuro. Todos esses problemas podem ser resolvidos com a interrupção do tratamento. É altamente recomendado o uso de lubrificantes e colírios para os olhos;
  • Ganho de peso: É comprovado que o uso de Roacutan engorda;
  • Lábios rachados: Este é o efeito mais comum de quem já realizou este tratamento.  Portanto, para quem utiliza a substância é preciso estar sempre fazendo o uso de manteigas de cacau e hidratantes labiais;

  • Dores musculares: Com o tempo, é comum que estes sintomas comecem a aparecer de forma sutil;
  • Secura da pele, olhos e lábios: Em quase 100% dos pacientes a secura da pele e lábios é sentida logo no início do tratamento.  A falta de oleosidade na pele é benéfica para o tratamento da acne, mas a deixa muito sensível e com possibilidade de rachar e/ou sangrar. É comum os casos de sangramento nasal, da pele, descamação da pele ou  rachadura nos lábios;
  • Dores de cabeça: Dor de cabeça moderada é normal durante o tratamento.  Devido ao ressecamento dos olhos, é possível que desencadeiem dores de cabeça, por tanto é recomendado sempre lubrificar os olhos com colírios. Dores forte de cabeça são muito raras e, quando acontecem, é devido o aumento da pressão dentro do crânio. Nestes casos é preciso parar o tratamento;
  • Sangramento do nariz: O sangramento do nariz é um pouco menos comum. Para quem sofre desta consequência é recomendado usar gotas salinas ou vaselina para interromper o sangramento ou aplicar soro fisiológico.

Os efeitos colaterais mais severos decorrentes do uso do Roacutan acontecem numa porcentagem muito pequena – se comparamos com as citadas acima. Porém, não podem ser desprezados e você dev conhecer.  São eles:

  • Coceira;
  • Infecção Intestinal;
  • Distúrbios do sistema nervoso (depressão);
  • Enfraquecimento do sistema de defesa do corpo;
  • Diminuição da audição;
  • Sudorese;
  • Problemas de visão.

O tratamento com Roacutan também pode causar algumas manchas na pele, que devem desaparecer conforme a continuação de administração dos comprimidos e ainda a escamação da pele. Ambas as situações fazem parte do processo de melhoria da pele e não devem ser evitadas com processos químicos como peeling e afins.

O QUE É PRECISO FAZER DURANTE O TRATAMENTO

Como o Roacutan é um remédio que exige muita organização por parte do paciente fique atento a estes tópicos. Neles preparamos um manual e muitas dicas do que deve ser feito durante o tratamento para minimizar os efeitos colaterais e garantir ao máximo a eficácia do medicamento.
Exames de sangue:
como o Roacutan é um medicamento bastante forte para o organismo, é normal que o exame de sangue altere em vários aspectos, mas é preciso estar sempre fiscalizando  para poder tomar medidas de precaução caso taxas alterem mais do que o esperado. Saiba quais são as taxas que precisam ser controladas:

  • Função hepática: Logo após o primeiro mês do tratamento e, depois, a cada três meses, é preciso conferir elevações da função hepática. Se a taxa aumentar demais pode ser necessária a redução da dose de Roacutan ou interrupção do tratamento.
  • Metabolismo lipídico: Os lipídios em jejum devem ser examinados antes e depois de um mês após o tratamento ou cada três meses. Caso haja grandes alterações será preciso iniciar uma dieta que exclua gorduras e açúcares. Se os triglicerídeos atingirem algo próximo de 800 mg/Dl há chances do paciente desenvolver pancreatite aguda.
  • Controle do humor: Pacientes com histórico de depressão ou distúrbios psicológicos precisam ser supervisionados e caso ocorra sintomas de depressão devem ser encaminhados para tratamento apropriado. Nesses casos a interrupção do tratamento com Roacutan não resultará em melhoras, já que a substância continua a agir no organismo.
  • Enfraquecimento do sistema imunológico: Os glóbulos brancos (leucócitos) costumam diminuir durante o tratamento com Roacutan. É preciso controlar essa taxa para verificar se não há alteração significativa, caso haja, o organismo pode ficar desprotegido e apto a pegar qualquer doença. Uma dieta que inclua frutas ácidas e muita vitamina C pode ajudar.
  • Diminuição das hemácias: Os glóbulos vermelhos (aqueles responsáveis por levar o oxigênio até às células) diminuem, podendo causar cansaço, sono e dores de cabeça. São raros os casos em que a redução foi significativa, mas é preciso estar atento.

Utilizar filtro solar: A luz solar deve ser evitada e nunca deve-se esquecer de utilizar protetor solar com FPS maior que 15. Para quem tem pele mais branca maior deve ser o FPS. A exposição aos raios ultravioletas podem gerar manchas na pele devido a maior sensibilidade cutânea durante o tratamento.

Utilizar creme para as mãos e lábios: Como a pele fica muito ressecada é recomendado utilizar cremes para as mãos e pés para evitar o desconforto. Nos lábios é recomendado manteiga de cacau entre outras soluções que os mantenham úmidos. Para evitar o sangramento nasal é preciso utilizar Bepantol líquido nas narinas.

Utilizar colírios: Os colírios irão garantir que os olhos não permaneçam muito tempo ressecados, gerando mal estar e possibilidade de lesões. Durante o tratamento os lubrificantes serão os seus melhores amigos.

Realizar atividades físicas: Como um dos efeitos colaterais é a alteração de humor e aparecimento de sintomas da depressão os exercícios físicos lhe garantirão um momento para estabilizar os níveis de serotonina (hormônio que dá a sensação de felicidade e bem-estar). Além disso, quem pratica atividades físicas tem um organismo e sistema imunológico mais forte, o que pode ser essencial para minimizar o tempo de tratamento. Só evite exercícios muito rigorosos.


Adotar uma dieta saudável:
Uma dieta saudável garantirá mais resistência para o seu organismo, assim ele se livra mais fácil das bactérias causadoras da acne e também resiste melhor aos efeitos colaterais.

Inclua vitamina C e  Zinco na dieta: Há a possibilidade de queda ou ressecamento do cabelo durante o tratamento, essas duas substâncias vão garantir que ela não seja tão acentuada.

Tome banhos frios e curtos:  Como a pele fica muito sensível a ação do Roacutan a água fria vai evitar que ela fique ainda mais ressecada. Afinal, o calor resseca a pele e os banhos curtos vão garantir que a sua pele não fique sem óleos naturais que servem para minimizar o ressecamento.

Faça hidratação no cabelo: O ressecamento do cabelo é comum. Portanto, a hidratação com óleos de Argan entre outros são ótimas opções.  Prefira a hidratação com elementos naturais e lembre-se de não deixar que o condicionador ou creme caia muito sobre o rosto, colo e costas durante o banho, isso pode aumentar significativamente a oleosidade da pele e interferir no tratamento.

Use sabonete suave: Procure sabonetes feitos a base de ingredientes naturais como azeite de oliva, lavanda, camomila, óleo de coco, hortelã, aveia e mel, leite entre outros. Também procure os com Ph neutro. Isso vai garantir que sua pele fique mais relaxada.

Use cremes para o rosto e corpo:  Prefira cremes que sejam feitos com o mínimo de química. Os feitos a base de manteiga de karité, aveia, açúcar mascavo, óleos naturais são ótimos. Aplique pouco sobre a pele, somente para evitar rachaduras, pois se usado em excesso pode contribuir para o aumento da oleosidade. Ao aplicar, massageie a pele levemente, sem fazer força.

Evite locais fechados: Mantenha sempre os ambientes arejados, isso vai ajudar a pele a respirar com mais facilidade. Lembre-se de ficar longe da possibilidade de picadas de insetos, elas poderão te incomodar bastante.

Cuidado ao aparar a barba: A barba pode ressecar bastante e o aparelho de barbear deve ser manuseado com o máximo de cuidado. É bom manter a pele do rosto sem pelos, assim ela respira melhor. Use gel e uma boa lâmina para aparar a barba.

DÚVIDAS FREQUENTES DURANTE O TRATAMENTO

É comum que os pacientes tenham muitas dúvidas durante o tratamento. Confira abaixo as respostas para os principais questionamentos de quem já está tomando o Roacutan.

POSSO CUTUCAR AS ESPINHAS?

De jeito nenhum. Durante o tratamento com Roacutan é normal que aconteça uma fase de piora, que é quando a pele fica extremamente sensível e os cravos e espinhas saem ou estouram. É importante que isso aconteça naturalmente.

Ao espremer ou cutucar as espinhas é possível que a sua pele fique lesionada e crie cicatrizes difíceis de serem retiradas.

A PELE PIORA DURANTE O  USO DE ROACUTAN?

Sim. O momento de piora costuma acontecer no inicio do tratamento. No entanto, isso não é padrão, pois tem gente que vê a piora somente depois de 5 ou 6 meses. O fato é que tem um momento em que a pele fica bastante vermelha e com ardência. Nesses dias evite qualquer coisa que possa lesioná-la com facilidade e não se exponha ao sol. Mas é claro que no fim do tratamento a pele melhora e a satisfação dos pacientes é muito grande.

ROACUTAN DESREGULA A MENSTRUAÇÃO?

O ciclo menstrual pode ser alterado pela atividade da isotretinoina. No entanto, é preciso estar sempre atenta caso o ciclo menstrual seja interrompido. Mulheres que tomam Roacutan precisam ser muito rígidas nos métodos contraceptivos, qualquer inibição do ciclo menstrual deve ser investigada para saber se há gravidez. O anticoncepcional deve ser tomado mesmo que não haja relações sexuais.

QUAL O MOMENTO CERTO PARA PARAR O TRATAMENTO?

O momento certo para parar com o Roacutan não é necessariamente quando se verifica a melhora da pele. Respeite o tempo e dosagem que o dermatologista recomendou. Caso o rosto tenha limpado mas o tempo de tratamento ainda não tenha acabado continue com a medicação. A interrupção fora de hora pode permitir a reincidência da acne.

POSSO TOMAR ANALGÉSICOS ?

Sim. Ao sentir dores musculares ou dores de cabeça pode ingerir analgésicos para melhorar. Isso não prejudicará o tratamento.

POSSO USAR LENTES DE CONTATOS?

Não é recomendado. Como o ressecamento dos olhos ocorre em quase 100% dos pacientes as lentes de contato podem irritar bastante os olhos. Elas devem ser evitadas.

POSSO FAZER TATUAGENS OU PIERCINGS?

Não. A sua pele estará muito sensível, por tanto, além da dor ser muito maior as chances de infecção são muito maiores, pois além da sensibilidade o sistema imunológico também fica afetado durante o tratamento. Existe a possibilidade de que a tatuagem tenha um resultado ruim, fique falhada ou descolorida. Para pessoas que já tem piercings, é possível que inflamem. Nesse caso, retire-os.

PODE USAR MAQUIAGENS?

Pode, mas tenha cuidado.  É recomendado que a maquiagem seja evitada durante um tempo principalmente durante o período de piora. Afinal, a pele está muito sensível e precisa respirar. A utilização de pós e bases todos os dias pode prejudicar o tratamento, pois tapam os poros que precisam oxigenar. Caso faça uso da maquiagem lembre-se sempre de tirá-la por completo e NUNCA dormir com maquiagem.

No momento em que a pele estiver descamando ou com vermelhidões fique longe dos pós e bases. Eles vão acumular e se misturar com as células mortas. Sempre que usar base, use as líquidas.

Parece muito difícil fazer o tratamento com Roacutan sabendo que a pele ficará feia sem poder esconder-se atrás da maquiagem. O sacrifício será necessário para atingir bons resultados.

QUANTO TEMPO POSSO FICAR SEM TOMAR O REMÉDIO SEM ATRAPALHAR O TRATAMENTO?

No máximo 15 dias, pois o medicamento permanece no seu organismo mesmo que as doses diárias não sejam tomadas. Quanto maior for o tempo sem tomar a medicação, maior será o tempo necessário para cura da acne. Lembre-se que não pode parar com a medicação para beber, o seu fígado será sobrecarregado da mesma forma!

GRAVIDEZ E ROACUTAN

É comprovado que o Roacutan causa deformações fetais e aborto espontâneo. Por isso, todas as mulheres que forem realizar o tratamento com Roacutan precisam assinar um termo de consentimento de que não farão sexo desprotegido. Em alguns casos é preciso comprovar que está tomando pílulas anticoncepcionais, alias, esta é a forma mais recomendada de garantir que não haja gravidez.

Para comprovar que a mulher não tem chances de estar grávida é preciso realizar os seguintes exames antes de iniciar o tratamento:

  • Ter testes de gravidez negativos feitos com no máximo 11 dias antes do inicio do tratamento;
  • Deve ter sido orientada pelo seu médico sobre os efeitos colaterais e a necessidade de não engravidar durante o tratamento;
  • Garantir que manterá métodos contraceptivos durante o tratamento;
  • Deve iniciar o tratamento no terceiro ou primeiro dia após o ciclo menstrual;
  • Os retorno ao médico deve ser feito a cada 28 dias. O teste de gravidez deverá ser feito em todas as consultas mensais.

Caso ocorra a gravidez durante o tratamento com Roacutan ou até um mês após o término há chances reais de que o bebê desenvolva anormalidades no sistema nervoso central como hidrocefalia, má formações, microcefalia, deformações dos canais auditivos, anormalidades cardiovasculares e no timo.

QUANTO TEMPO DEVO ESPERAR PARA ENGRAVIDAR APÓS O TRATAMENTO?

É preciso esperar até 3 meses para poder engravidar após o tratamento com Roacutan. A isotretinoina demora até dois meses para ser eliminada completamente do organismo, o terceiro mês de espera serve como uma margem de segurança. Algumas pacientes preferem esperar 6 meses para garantir que não haja nenhuma possibilidade de deformação fetal, mas isso é algo que funciona mais para manter a consciência tranquila do que por existir chances de algum problema.

Existem boatos de que é preciso esperar até 2 anos para poder engravidar após o tratamento com Roacutan. Isso é uma mentira.  3 meses bastam.

ROACUTAN E LACTAÇÃO

O Roacutan é proibido para mães em período de amamentação. O medicamento possui lipofílico, por isso tem grandes chances que o medicamento seja transferido para o bebê por meio do leite.

SUPERDOSAGENS DE ROACUTAN

Pessoas que tomam uma dosagem muito superior a recomendada em seus casos pode ter uma série de consequências negativas para a saúde. Uma delas é o fechamento precoce de epífises, a calcificação de tendões ou ligamentos.

Também há possibilidade de hipervitaminose A em caso de abuso da medicação. Caso isso aconteça é indicado a lavagem estomacal.

O TRATAMENTO COM ROACUTAN NO DIA A DIA

Como o Roacutan promove muitas alterações no organismo é comum que os pacientes estejam sempre atentos e preocupados para saber se a alteração é normal. Uma das questões mais abordadas é sobre a fase de piora da pele.  Ela acontece entre a primeira semana até o fim do primeiro mês, na maioria dos casos.

Veja no quadro abaixo quando acontece cada alterações e o que pode ser feito para minimizar os sintomas. Lembre-se que esse é um quadro baseado em probabilidades. Não serve de regra. Cada organismo reage a substância de uma forma e pode apresentar os efeitos colaterais em tempos bastante diversos.

 

PREÇO ROACUTAN

Os preços podem variar de acordo com a dosagem necessária para a eficiência do tratamento e de acordo com o laboratório (versões genéricas). O Laboratório que disponibiliza a substância pelo preço mais viável é o Ranbaxy (caixa com 30 comprimidos de 1.0 mg custa uma média de R$ 50,00 a R$ 60,00). Já o mais caro é o da Roche (caixa com mesma quantidade de mg e comprimidos está em torno de R$ 90,00 a R$ 100,00)

Já para quem precisa de uma posologia maior, é preciso pagar quase o dobro da quantia. Algo em torno de R$ 115,00 a R$ 200,00 uma caixa com 30 comprimidos de 20 mg.

O tratamento que leva em consideração tempo e dosagens mais comuns e um paciente de 60 kg custa aproximadamente R$ 1.800,00 (com o Roacutan original ao invés do genérico).

No total, o custo do tratamento é bem elevado e varia conforme a necessidade de dosagem, o tempo de tratamento e o peso do paciente. Para calcular o preço total é preciso saber as seguintes variantes:

  • Qual será a dose (10mg ou 20mg)
  • Qual será o tempo de tratamento (a média é de 16 semanas)
  • O peso do paciente

Para comprar o Roacutan basta se dirigir as farmácias ou então fazer o pedido em farmácias online, você precisará seguir um protocolo para comprovar a recomendação médica. É super simples. Tudo o que você precisa é paciência e muita boa vontade.

Escreva Um Comentário