Quem criou a Nutella? Do que ela é feita?

Mas afinal, quem foi que inventou a tão deliciosa, cremosa, gostosa e saborosa Nutella? Hoje em dia o mundo inteiro conhece muito bem essa marca, e muitas pessoas dizem que Nutella é o chocolate que elas mais gostam. Mas vocês já pararam para pensar quem foi que fez a Nutella, de que ela é feita ou simplesmente desde quando ela existe?

Bom, originalmente, a história diz que Nutella foi uma solução inteligente para um problema complicado no ano de 1946, a escassez de suprimentos de cacau depois da Segunda Guerra Mundial. O homem que criou a Nutella se chamava Pietro Ferrero, ele era dono da pastelaria Piemonte, na Itália, e engenhosamente criou uma pasta doce de avelã, açúcar e um pouco de cacau. O nome da pasta na época não era nada parecido com Nutella, a pasta se chamava “Giandujot”, em homenagem há um personagem de carnaval local famoso na época. Em 14 de maio de 1946, a Ferrero Company foi fundada oficialmente.

Em 1951, a deliciosa pasta “Giandujot” foi transformada em um novo produto que poderia facilmente ser passado no pão, e foi chamada de SuperCrema, o precursor da Nutella.

001

Realmente Pietro Ferrero criou a receita que levou a depois nascer a Nutella, mas quem teve a ideia genial e inovadora de melhorar a receita foi o filho de Pietro, Michele Ferrero. Depois de melhorar a receita, ele ainda precisava de um bom nome para o produto, e foi no ano de 1964 que ele criou a marca Nutella.

Em 1965, a marca invadiu a Alemanha, o que fez com que os alemães se apaixonassem imediatamente pela pasta de avelã com cacau. Foi nesse ano que os frascos da Nutella com design icônico e inconfundível também foram aceitos pelo público, fazendo um grande sucesso.

002

No próximo ano, exatamente em 1966, a Nutella começa a se expandir pela Europa, ganhando espaço no mercado francês e fazendo grande sucesso. Depois de já ter conquistado a Europa, a marca foi lançada na Austrália em 1978, e a primeira fábrica de produção de Nutella fora  da Europa foi aberta em Lithgow, perto de Sydney.

Já em 1996, a Nutella comemorava seus 30 anos de vida, e a marca organizou um evento em Paris com a exposição de obras criadas entre 1966 e 1996, de artistas como Decouflé, Paco Rabanne e Wolinsk. Mas agora se você é fã da melhor pasta de avelã do mundo, saiba que já existe o dia mundial da pasta. O Dia Mundial da Nutella ainda não é feriado, mas um dia vai ser! Em 2007, dois italianos colocaram o dia 05/02 como sagrado para quem ama Nutella, e o objetivo é compartilhar o máximo de receitas e, claro, comer a gostosura até falar chega.

003

Para vocês terem uma ideia do quanto a Nutella é consumida no mundo, um pote da pasta é vendido a cada 2,5 segundos em algum lugar do mundo, isso é uma frequência maior do que o nascimento de bebês americanos. Alem disso, 75 países comercializam o alimento, que por ano é suficiente para encher um estádio de futebol.

Mas enfim, amantes de Nutella, concluindo a nossa matéria, inicialmente a Nutella se chamava “Giandujot e foi criada por Pietro Ferreo, mas mais tarde a receita foi modificada por seu filho, Michele Ferrero, que com ideias inovadoras, lançou a marca Nutella que hoje é vendida em 75 países. A receita? Avelã, açúcar e uma pitada de um cacau raro, três coisas muito simples que se tornam uma das coisas mais gostosas desse mundo. Lembrando que pelo fato do principal ingrediente ser avelã, a Nutella não pode ser considerada chocolate, diferente do que a maioria das pessoas pensam.

E aí amigos, já conheciam a história da  Nutella? Imaginavam do que ela é feita? Comentem!

Escreva Um Comentário