Programa de trainee: como funciona e por que participar?


Diversas empresas costumam ofertar vagas em programas de trainee. Porém, se você desconhece esse tipo de oferta, pode ficar em dúvida quanto aos processos seletivos e as etapas da seleção. Por isso, elaboramos este post no qual responderemos as principais perguntas sobre o programa de trainee. Saiba agora se pode ser o próximo a se candidatar a ele. Confira!

O que são programas de trainee?

Programas de trainee são uma maneira de ingresso no mercado de trabalho com a possibilidade de ter a carreira acelerada por grandes empresas. Isso significa que, ao ingressar em uma vaga de trainee, o jovem terá a oportunidade de passar por diversas áreas da empresa, a fim de desenvolver suas capacidades técnicas e comportamentais. Como parte de um grande programa de aceleração, as empresas buscam candidatos com perfis que possam se desenvolver e ocupar cargos de liderança.

Como são as etapas de um programa de trainee?

As etapas podem variar de acordo com cada empresa, mas, em geral, o processo é composto por quatro delas: etapa on-line (com aplicação de prova de conhecimentos e línguas), dinâmica de grupo e/ou entrevista com RH, painel de negócios (em que são aplicadas situações reais nas quais os candidatos devem encontrar soluções para os problemas propostos) e entrevista final com o diretor da área superior ao cargo.

Qual a diferença entre estágio e trainee?

O estágio é parte da formação do estudante e deve ser realizado dentro do período de duração do curso. Já o programa de trainee admite jovens que já se formaram a menos de dois anos (ou se formarão em, no máximo, dois anos) e que querem se inserir no mercado de trabalho.

O estagiário costuma trabalhar 6 horas diárias e não recebe benefícios trabalhistas, além do salário e das férias. Ao contrário do trainee, que trabalha 8 horas diárias, com registro em carteira, e tem direito a férias, 13º salário e FGTS, além dos demais benefícios que podem variar de empresa para empresa.

O que eu posso fazer para me destacar no processo?

Em uma pesquisa realizada com 591 trainees contratados, as consultorias Across e Seja Trainee levantaram as principais estatísticas dos jovens aprovados nesse tipo de processo. Dentre as características mais procuradas pelas empresas estão: pró-atividade, dinamismo, flexibilidade, criatividade, facilidade para trabalhar em grupo e habilidades com relacionamento interpessoal, além da capacidade de aprender novas tarefas rapidamente.

Além dessas habilidades, compreender de que forma você aplicará seus conhecimentos em prol da organização também é fundamental. As empresas não buscam somente candidatos com grande capacidade técnica, mas também com perfis compatíveis com sua cultura, e por isso é tão importante selecionar os programas para os quais se candidatar, para que você não acabe em um processo de uma organização que não tenha a ver com seu perfil.

Quais são as vantagens de participar desse programa?

Existem inúmeras vantagens de participar de programas de trainee, e a possibilidade de ter sua carreira acelerada em contato direto com as lideranças é a principal delas. Durante o programa, o candidato participa do “job rotation”, trabalhando em diversas áreas, a fim de conhecer os processos e a estrutura da empresa como um todo, adquirindo muita experiência não apenas técnica, mas também de trabalho em equipe e de relacionamento.

Escreva Um Comentário