Precisando ganhar dinheiro na faculdade? 6 dicas para ajudar você


Conciliar trabalho e estudos é uma situação comum entre os universitários. Também é preciso viver com economia, já que na época da universidade o foco está no aprendizado. Então, toda forma de reduzir os gastos e ganhar dinheiro nesse período será útil: essas duas ações, feitas conjuntamente, permitirão ao estudante equilibrar seus recursos financeiros a fim de fazer frente às despesas.

Preparamos as 6 dicas seguintes para você que busca maneiras de ter renda durante o curso superior!

1. Economize em tudo que puder

Primeira coisa a fazer para cursar com tranquilidade um curso superior é maneirar nos gastos. Claro que a vida segue e as necessidades cotidianas precisam ser atendidas. Mas, é possível estabelecer práticas mais econômicas ao comprar os artigos indispensáveis, tais como preferir os brechós ao comprar roupas, calçados e acessórios, e na hora de procurar os livros indicados pelos professores, fazer uma busca nos sebos – físicos e virtuais.

2. Venda alimentos

O intervalo entre as aulas pode ser uma oportunidade de renda para você. Todos gostam de lanchar nessa pausa. Ou, no mínimo, de tomar um café. Então, faça dos colegas seus clientes: descubra o que ele gostariam de consumir, prepare um cardápio com as opções mais pedidas, capriche nas receitas e ganhe o seu dinheiro!

3. Revenda cosméticos e outros produtos

Aproveitar os novos relacionamentos que se faz na faculdade para revender cosméticos e outros artigos de catálogo é mais um jeito de obter renda e ainda ter tempo para estudar. Nesse ramo há várias possibilidades, e você pode escolher a que parecer mais lucrativa. Como não há vínculos com as empresas que cadastram revendedores, caso uma não dê o retorno esperado, você poderá experimentar outra. Ou, ainda, trabalhar com várias marcas e produtos para ampliar as possibilidades – e os ganhos.

4. Tenha seu próprio brechó

Está muito em alta comprar e vender artigos usados em excelente estado de conservação. Chamados seminovos, eles atendem a quem, como você, precisa economizar ao consumir. Então, pense bem: na faculdade, o ambiente é propício a esse tipo de atividade.

Parta, então, para a ação, vendendo inicialmente os artigos que já tem. Depois, continue investindo: compre, a preços baixos, produtos de segunda mão fáceis de vender. E, lucre revendendo-os em seu brechó, que pode até mesmo contar com uma fanpage no Facebook! Grupos no WhatsApp também são ótimos para quem oferece produtos para os colegas de faculdade, pois possibilitam exposição e divulgação das ofertas.

5. Produza textos para sites e blogs

Escrever para a internet é mais uma modalidade de trabalho por conta própria que tem tudo para ajudar a ganhar dinheiro na faculdade. Sites e blogs são os consumidores desse tipo de produção, e dá para ganhar uma quantia razoável ao escrever sob demanda. Ainda na mesma linha, há as revisões de conteúdo: se você está cursando disciplinas de Português, fazer revisões será compensador do ponto de vista financeiro e acadêmico, pois irá te ajudar a ampliar seus conhecimentos.

 6. Ingresse em um programa de monitoria

As universidades mantêm programas de monitoria remunerada. Para ingressar em um deles, é necessário destacar-se pelas notas e estar disposto a interagir nos processos da vida acadêmica. Os outros requisitos variam, e você deverá consultar o programa de monitoria da sua faculdade para informar-se sobre eles.

Tudo o que você fizer para ganhar dinheiro na faculdade servirá como experiência de vida, além de lhe render os recursos com os quais irá sustentar seus estudos. Por isso, tenha ânimo, otimismo e a certeza de que valerá a pena trabalhar para se formar!

Escreva Um Comentário