Passo a passo para criar sua primeira campanha de Google AdWords com sucesso



As vendas de seu e-commerce não estão indo como o esperado? Uma forma simples, porém eficaz, de mudar essa situação é investindo em uma campanha de links patrocinados usando o Google AdWords.

Criar sua primeira campanha no canal pode ser mais simples e menos custosa do que você imagina. Com 20 reais por dia, por exemplo, você consegue anunciar e já sentir os primeiros resultados.

E sabe quem veio ajudá-lo a criar seu primeiro anúncio com sucesso? OsMinions! Para facilitar a compreensão e deixar o passo a passo mais divertido, vamos utilizar o exemplo fictício de uma loja virtual dos ícones da Universal Pictures.

Aqui, os Minions resolveram juntar paixão e negócio e adivinha o que eles estão vendendo? Bananas, claro! Para impulsionar as primeiras vendas, eles vão criar um anúncio no Google AdWords. Veja o passo a passo dessa campanha e entenda o porquê de cada decisão:

Veja esse passo a passo com gifs animados

 

Passo 1: Começando a campanha

A primeira coisa a se fazer é entrar no Google AdWords e clicar em Começar Agora. Insira seu e-mail e o website que você vai promover. Você poderá utilizar uma conta já existente ou configurar uma exclusivamente para sua publicidade.

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Passo 2: Definindo o orçamento

A segunda etapa é definir o orçamento diário da campanha. No exemplo, os Minions decidiram investir 30 reais por dia. Como é a primeira campanha, e eles não entendem ainda muito bem como funciona e os resultados que trará, a melhor escolha é realmente começar com um valor baixo.

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Passo 3: Escolha a região e, consequentemente, o alcance

Esta etapa é muito importante. É a partir dela que você determina o seu público-alvo. Não adianta colocar um anúncio para ser visualizado em todos os territórios se o seu produto tem visibilidade e foco nacional.

Além disso, muitas vezes, dependendo de como você vai entregar o produto, é melhor focar na região onde você atua, restringindo a propaganda a um estado ou até mesmo a uma cidade. Quanto mais restrito for, menor o número de pessoas alcançadas, porém, as chances de acertar em cheio um comprador são maiores.

Por exemplo, os Minions escolheram anunciar na Flórida, mais especificamente na cidade de Orlando, porque é lá que está instalado o parque Universal Studios. Como o negócio deles ainda é pequeno e não possui infraestrutura para atender à demanda de outros países e regiões, eles resolveram limitar a atuação da campanha para conseguir atender à demanda de seus fãs e dos muitos turistas que vão para lá.

Para tanto, é só clicar na opção Deixe-me escolher e, em seguida, adicionar as regiões de interesse.

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Passo 4: Definindo as redes

Atenção a essa parte do processo, pois ela é importantíssima e define muito da sua estratégia de direcionamento. Aqui, você pode escolher duas opções para direcionar sua campanha:

Rede de Pesquisa − Direcionada aos usuários que fazem buscas diretamente pelo Google, tem seus resultados com o foco em conversão. Aqui, os links dos anúncios vão aparecer na página de busca do Google e também em outros sites da empresa (YouTube, Gmail, Blogger e em outro sites parceiros de Pesquisa do Google).

A vantagem é que os anúncios aparecem para o usuário conforme a pesquisa que ele realiza e as palavras-chave predeterminadas por você (saiba mais no próximo passo), o que aumenta a possibilidade de conversão do seu site.

Rede de Display – Mais focada no branding, esta opção permite que seus anúncios apareçam nas páginas que utilizam AdSense, sistema que bonifica sites e blogs parceiros do Google por cliques nos anúncios exibidos.

Veiculados no formato de banners de variados tamanhos, os anúncios aparecerão em posições as mais diversas. Você, como anunciante, poderá escolher em quais sites vai exibi-los.

É possível escolher as duas opções, tanto rede de pesquisa quanto de display. Mas, na campanha dos Minions, eles decidiram investir somente na rede de pesquisa, porque o foco é vender – o que, para um primeiro momento, pode ser realmente mais interessante.

A rede display, apesar de dar bastante exposição, é mais recomendada para quem busca resultados em longo prazo e quer fortificar sua marca no mercado fixando sua imagem na cabeça do consumidor.

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Passo 5: Palavras-chave: reflita bem sobre quais usar

Reflita sobre quais palavras escolher neste processo. Insira palavras relacionadas ao seu produto e que normalmente são mais procuradas. A escolha das palavras-chave adequadas é essencial para o sucesso da campanha. Para acertar em cheio, leia antes esse artigo:

Vale, também, fazer uma pesquisa no Google Trends com os termos selecionados por você, para descobrir quais deles têm o maior índice de procura. Foi assim que os Minions descobriram, por exemplo, que bananas gera mais buscas do que banana (sim, plural e singular fazem diferença – e muita). E por isso optaram por usar somente o primeiro termo.

Outra estratégia utilizada por eles foi a de incluir nas palavras-chave o termo produtos dos minions, aproveitando sua própria popularidade para tentar emplacar cliques. Afinal, um fã que está procurando por produtos personalizados dos personagens pode, muito bem, interessar-se por suas bananas.

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Passo 6: O momento de definir o lance e a relação com o orçamento diário

O lance representa o valor mais alto que você deseja pagar por um clique em seu anúncio. Já o orçamento é o valor, em média, que você gostaria de gastar por dia. O valor do lance influencia diretamente a classificação do anúncio.

É, essa parte é um pouco mais confusa, mesmo, principalmente para os iniciantes. Foi por isso que os Minions optaram por deixar que o próprio AdWords defina os lances automaticamente.

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É por conta, principalmente, desta etapa que muitas empresas recorrem a especialistas na hora de criar e gerenciar suas campanhas. Embora o processo de criação seja bem simples – como você está acompanhando agora –, a otimização dos lances requer experiência e alguns conhecimentos mais específicos.

O UOL HOST oferece uma equipe qualificada e certificada pelo Google para criar e gerenciar suas campanhas. Assim, você terá os melhores resultados na utilização dessa ferramenta. Conheça!

Passo 7: Escreva o seu anúncio

Dê bastante atenção ao conteúdo que será colocado no seu anúncio! Observe o que os Minions fizeram: no item Página de Destino (que é para onde o usuário será redirecionado) foi colocada a URL www.minions.com/bananas, que levará os clientes diretamente à página específica desse produto, aumentando as chances de conversão.

Aqui, uma landing page bem-feita possui papel fundamental. Por isso, veja como acertar na sua:

⇒ 10 elementos que não podem faltar em uma boa landing page

⇒ Landing pages: saiba por que você precisa delas

Depois, na descrição do anúncio, os Minions foram diretos e objetivos e utilizaram duas das palavras-chave usadas anteriormente (Minions vendem bananas). No momento de finalizar, eles descrevem o produto de maneira sucinta e atraente (As bananas mais nutritivas do mundo) e chamam para a venda com uma call to action (Compre agora).

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Pagamento

Por fim, é hora de informar o CNPJ (quando empresa) e o CPF (quando pessoa física) e inserir o endereço e os dados bancários do seu cartão para efetivar o pagamento. Pronto! Agora é só esperar a aprovação do seu anúncio. Você será avisado, por e-mail, quando ele estiver no ar.

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Análise

Todos os anúncios precisam ser aprovados pelo Google AdWords para garantir que são apropriados aos usuários. O sistema revisa o website cadastrado, palavras-chave e os textos criados, de acordo com as políticas de publicidade da empresa.

O prazo dessa revisão é de um dia útil. Se algum problema for encontrado, você será informado com uma indicação do motivo.

Achou fácil? Crie sua primeira campanha, investindo pouco dinheiro, e acompanhe os primeiros resultados. Quando for aumentar o investimento, procure a ajuda de especialistas para otimizar seu dinheiro da melhor maneira possível, obtendo os melhores resultados.

fonte: http://uolhost.uol.com.br/

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