O que podemos aprender acordando às 4:30 da manhã todos os dias?

No início de abril deste ano, o colaborador do Business Insider, Filipe Castro Matos, lançou o desafio para si: acordar durante 21 dia às 04:30. De acordo com o próprio Filipe este foi um dos maiores desafios de sua vida.

O desafio em si era bem simples. Acordar durante 21 dias consecutivos à 04:30 da manhã, ele nomeou o desafio como #21earlydays. Felipe afirmou que acordar cedo já era comum na sua rotina diária, mas dessa vez ele queria ir mais longe. Sua intenção era testar seus limites e capacidades, compartilhar o seu progresso com o mundo e tentar mudar algumas ideias pré-concebidas de que a sociedade nos obriga a seguir.

Filipe preferiu fazer o desafio apenas durante os dias úteis pois os finais de semana e feriados são bem diferentes pra ele, pois a maioria das vezes ele sai a noite durante estes dias e para ele isso seria uma questão de equilíbrio de vida.

 

matos-02

 

Porque 21 dias?

Ele se baseou na ideia de Dr. Maxwell Maltz que diz que você precisa de 21 dias para formar um novo hábito ( não necessariamente verdade para muitos hábitos). Para Filipe foi tudo uma questão de estabelecer uma meta, segundo ele é sempre importante estabelecer um objetivo quando se deseja alterar ou alcançar alguma coisa porque só desta forma você vai entender se você teve êxito ou falha.

 

Qual era a meta final deste desafio?

De acordo com Filipe “é tudo sobre a produtividade e fazer o melhor a maior parte dos meus dias. Eu estou sempre pensando em maneiras de melhorar o meu trabalho e minha vida, e eu gosto de pensar sobre os detalhes e tomar medidas, se eu acho que eu poderia melhorar. Eu percebo que há muito tempo eu sou uma pessoa da manhã, e por isso o objetivo era aumentar meu tempo de manhã para ver se ele iria aumentar a minha produtividade”.

 

O que Filipe aprendeu com o desafio?

1- Se você quer mudar algo em sua vida, é sempre melhor se você tiver apoio ao longo do caminho.

Este é o apoio que te ajuda quando você está prestes a desistir. No caso do Filipe o desafio foi compartilhado no Facebook e todos os amigos e colegas viram. Ele diz que sempre soube que precisaria de apoio, pois se ninguém soubesse o que ele estava passando ele não conseguiria ajuda.

Quando você compartilha sua jornada as pessoas vão perguntar sobre e se importar mais e como todos sabiam ele não poderia demonstrar fraqueza e parar no meio do desafio.

 

2- As pessoas gostam de ver coisas diferentes.

E como acordar cedo não é um costume normal, Filipe recebeu um grande engajamento no seus posts do Facebook. Pessoas perguntando um monte de perguntas, e dizendo que isso seria impossível para eles. Ele não poderia ser mais grato a todos que interagiram.

 

3- As pessoas não acordam mais cedo porque eles pensam que têm que dormir menos.

Nos primeiros dias muitas pessoas se preocuparam profundamente com Filipe. A maioria das perguntas que as pessoas lhe faziam eram sobre o tempo do sono. Como ele sabia que isso seria um problema, ele sabia que por acordar mais cedo deveria ir para a cama mais cedo também.

Normalmente Filipe dormia entre 6 e 7 horas por noite, tendo consciência disso ele passou a ir pra cama entre 21:30 e 22:00. Para a sua surpresa a pessoas relataram que dormiam menos do que ele pois iam para cama muito tarde.

 

4- Eliminar os obstáculos ao longo do caminho.

As pessoas costumam dizer que eliminar tais obstáculos é praticamente impossível. Realmente, alguns problemas são difíceis de solucionar, mas Filipe acredita que muitas pessoas apenas não querem melhorar suas vidas.

Para ele a sociedade em geral é preguiçosa e muitas pessoas seguem esse fluxo. Filipe afirma que para ele foi mais fácil pois muitos dos obstáculos foram “eliminados” antes do desafio começar de fato. Ele é solteiro, não tem filhos e mora sozinho, ou seja, ninguém depende dele pra nada, e isso ajuda a dar continuidade no desafio. Além disso, seu emprego tem horários flexíveis o que garante que ele pode sair de casa e voltar quando quiser.

 

5- Sua condição física ajuda bastante.

Filipe é daquelas pessoas que adormecem rapidamente e tem o sono pesado, raramente acorda durante a noite. Para ele isso é uma consequência do seu estilo de vida que pode ser considerado mais saudável, ele come bem, pratica exercícios regularmente e não tem muitas preocupações na vida.

 

6- Esqueça as sonecas.

Filipe não praticava sonecas, para ele isso ajudou muito no desafio e para ele o #21earlydays só o fez constatar a inutilidade da soneca no dia a dia. Para ele soneca é uma das piores invenções de todos os tempos, e não ajuda as pessoas.

Uma soneca simples irá afetar seriamente o seu dia – estudos mostram que você vai estar ainda mais cansado depois de dormir que 10 minutos e isso faz com que as pessoas atrasem muito nos compromissos.

 

7- Eu gosto de dormir, mas meu corpo só precisa de 6 e 7 horas.

Depois desse tempo de sono Filipe prefere sair e fazer coisas interessante do que ficar em casa dormindo. Ele diz que quando morrer vai ter muito tempo para dormir.

 

8- Mais horas de trabalho.

Desde que passou a acordar 04:30 da manhã ele ganhou 2 horas a mais para trabalhar. Enquanto as pessoas estão dormindo e tudo está silencioso ele pode trabalhar tranquilamente.

 

9- Recebe mensagens de fora do caminho.

Durante essas duas horas a mais pela manhã ele responde todos os seus e-mails. Para ele ter a caixa de entrada completamente zerada é um fato único e especial, pois com esse tempo ele pode enviar mensagens personalizadas para cada contato, sem usar respostas instantâneas.

 

10-  Mais tempo na academia

matos-03

Desde que começou o desafio #21earlydays ele passou a ir mais vezes na academia. Agora ele não vai menos de 4 ou 5 vezes por semana na academia. Ele acredita que um dos pontos positivos é poder ir para a academia completamente descansado.

 

11- Um novo ponto de vista sobre o mundo.

matos-04

Acordar tão cedo o permitiu a ver detalhes que ele nunca viu antes. Assistir o nascer do Sol ou explorar lugares diferentes em Lisboa durante horas inesperadas eram coisas impossíveis com um “cronograma normal.”

 

12- Você precisa querer fazer o desafio

Se você não tiver vontade, ninguém vai ter por você. Mas se você tiver vontade ninguém vai poder impedi-lo.

E aí, você toparia participar do desafio? Conta pra gente!

Escreva Um Comentário