O que é Blogspot ou Blogger e como funciona


O Blogger, Blogspot ou Google Blogs, é uma das maiores plataformas de blogs grátis do mundo. Muitas pessoas buscam como criar um blogger pessoal ou com o objetivo de ganhar dinheiro. Mesmo sendo uma ferramenta gratuita, o Blogspot pode ser usado para diversos fins, com bastante facilidade e não gastando praticamente nada. Embora não seja tão simples e profissional quando os sites da Wix, por exemplo, é ótimo para começar.

Mas, você sabe o que é o blogger, como funciona e quais são as vantagens e desvantagens da plataforma?

O que é o Blogspot ou Blogger

O Blogger, também conhecido como Google Blogs ou Blogspot, é uma plataforma grátis para criação de blogs adquirida em 2003 pelo Google. Com ele é possível criar desde um blog simples até um mais profissional para ganhar dinheiro com afiliados como Public Ideas, por exemplo. Embora concorra com plataformas mais profissionais, como o WordPress, o blogger possui uma vantagem única: é gratuito em todos os sentidos. Qualquer pessoa pode criar blogspot gratuito e começar a escrever 5 minutos depois.

Logo do Blogger

Para quem serve?

O Blogger se destina tanto para pessoas que desejam manter projetos de monetização online quanto para quem é entusiasta e mantém um blog pessoal. Diferente do Joomla, que é uma plataforma mais completa e contempla sites e blogs, o Google Blogs é uma plataforma restrita que permite fazer alterações controladas diretamente em um XML, portanto exige um pouco mais de trabalho de edição do que o WordPress, por exemplo. Ao contrário do que muitos pensam, edições no Blogger são mais complexas pois exigem um bom conhecimento de XML – mas nada impede de usar o Google como fonte de pesquisa para alterar o código.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens e desvantagens do Blogger ou Blogspot

Comparando as três principais plataformas para criação de sites e blogs, Joomla, WordPress e Google Blogs, chegamos a algumas vantagens e desvantagens sobre a utilização do Blogger:

Vantagens do Blogger

    • É uma plataforma 100% grátis;
    • É muito simples criar um blogger;
    • Não é necessário se preocupar com a hospedagem;
    • É muito mais fácil de aprender a usar;
    • Permite inserção de anúncios publicitários;

Desvantagens do Blogger

    • O blog nunca é totalmente seu;
    • Sempre alguém está de olho no que você está fazendo;
    • Suporte a templates. É só baixar templates para blogger e instalar;
    • Não há suporte para trackbacks e pingbacks;
    • Não existe a facilidade dos plugins por ser uma plataforma em XHTML;

Crie tanto um blog quanto um site

Como falado anteriormente, você pode criar tanto um blog comum quanto um site complexo com o blogspot. Embora o nome revele que seja específico para blogs, existem sites criados com essa plataforma que nem imaginamos. Esse CMS é tão completo que é possível alterar templates, incluir códigos e alterar elementos de uma página facilmente. Isso faz com que não seja apenas uma simples plataforma gratuita, mas uma ferramenta completa.

Qual plataforma vale mais a pena?

Se considerarmos que existem várias plataformas grátis e muito simples de utilizar, é extremamente interessante analisar as possibilidades. Aqui selecionei 3 gerenciadores de conteúdo baseado na simplicidade para começar e manusear:

  • Wix: fácil de começar – fácil de manusear
  • WordPress: fácil de começar – difícil de manusear (para quem está começando)
  • Blogger: fácil de começar – difícil de manusear (para quem está começando)

Baseado em vários testes pude notar que a melhor plataforma para começar é a Wix, pois é muito simples de começar e oferece muitas facilidades no manuseio.

Alguns blogs incríveis já criados no Blogspot

Quando pensamos em criar blogspot gratuito, logo vem na cabeça aqueles blogs com visual horrível e baixa qualidade nos posts. Embora isso aconteça na maioria das vezes, ainda paramos e pensamos “será que vale a pena?” Respondendo a essa pergunta: com certeza vale a pena, principalmente porque existe template para blogspot que supera de longe os disponíveis para WordPress e Joomla. Além disso, é muito simples baixar templates para blogger e o valor da customização é extremamente baixo, se comparado com outras plataformas. Veja alguns sites com templates incríveis para o Blogger:

  • Ferramentas Blog: http://www.ferramentasblog.com (criado para Google Blogs, mas migrado para WordPress)
  • Furia Games 360: http://www.furiagames360.org

Alguns lugares para baixar templates grátis

Templates para Blogspot

Assim como em outros CMS, no Blogspot é possível instalar templates profissionais e que se destacam. Alguns deles, inclusive, são superiores aos temas para WordPress. Algumas empresas trabalham na criação de templates premium, porém aqui vou recomendar apenas 3 sites que oferecem dezenas de temas totalmente grátis.

  • Templates Blogger: http://www.templates-blogger.com
  • Blog Templates: http://www.blogtemplates.info
  • Blogger Gallery: http://www.bloggergallery.com

Como começar?

Para começar a criar um blog no Blogger basta clicar aqui. Se você já possui uma conta no Google, basta fazer login, caso contrário basta clicar para se inscrever, conforme a imagem abaixo.

Inscrever no Blogger

Depois de logar em sua conta do Google você será levado até o painel de controle. Nesse momento basta clicar em “Novo blog”.

Painel do Google - Novo blog

Em seguida será apresentada uma tela com o título “Criar um novo blog”. Nela estão listados vários campos, como título, endereço e modelo. Nesse momento, basta informar esses dado e clicar em “Criar um blog”.

Titulo e endereço do novo blog

Pronto! Depois disso seu blog será apresentado no painel principal do blogspot e você poderá editá-lo a qualquer momento bastando acessar sua conta.

Conclusão

O Blogger está no mercado há 10 anos e vem evoluindo nesse período. Embora seja uma plataforma grátis, sempre somos dependentes das mudanças do Google. Ao entrar nele infelizmente temos que engolir as mudanças que nos são impostas. Mesmo assim, é uma excelente maneira de começar, desde que você se preocupe sempre com layout profissional e conteúdo bem escrito.

fonte: www.problogger.com.br/o-que-e-blogspot-ou-blogger/

Escreva Um Comentário