O que acontece quando um marshmallow é colocado em vácuo?

Deliciosos pedacinhos de sonhos e fantasias, é mais ou menos assim que podem ser descritos os marshmallows. História engraçada, no Brasil é muito comum “cozinharmos” essas delicias usando claras de ovos, mas você sabe de onde surgiram?

Eles são chamados assim porque sua receita “original” levava gordura de raiz da planta de marshmallow. De acordo com o Dicionário Merriam-Webster’s Collegiate, um marshmallow é uma planta perene cor-de-rosa e florida europeia, da família das malvas, que foi naturalizada no leste dos Estados Unidos, ela contém uma raiz mucilaginosa, usada em confeitarias e na medicina; é um confeito à base de raiz de marshmallow ou de xarope de milho, açúcar, albumina e gelatina batidos, com consistência esponjosa. Hoje em dia eles são produzidos à base de gelatina, e não mais de gordura da raiz da planta.

À parte, alguma vez você já imaginou o que pode acontecer se você colocar essas delícias num recipiente e tirar todo o ar? Pois é, esse experimento foi realizado por um russo, e seu resultado é o que veremos agora.

Graças a esse recipiente transparente, que possui uma bombinha para retirar todo o ar de dentro dele, podemos ver o experimento se realizando. Os marshmallows possuem pequenas bolhas de ar presas dentro de si. Essas olhas estão “encolhidas” por causa da pressão atmosférica.

Assim, quando o ar de dentro do vidro é retirado, o volume do recipiente continua o mesmo, com a diferença que existe muito menos ar, reduzindo a pressão. Essa redução faz com que as bolhas de ar dos marshmallows sejam empurradas para fora, fazendo com que eles “cresçam”. E quando o ar é devolvido ao pote, a pressão ao redor dos doces volta e ele desincham voltando ao tamanho original.

Apesar das cabines das aeronaves serem pressurizadas, elas não são mantidas à pressão do nível do mar. Um efeito semelhante ao da experiência dos marshmallows, pode ser a experiência com uma garrafa de água durante um voo. Quando a aeronave pousa, você verá que a garrafa plástica, ainda lacrada, será ligeiramente esmagada pela pressão atmosférica. O mesmo acontece com nossos ouvidos quando se aproxima a aterrizagem.

Agora só depende de você. Faça esse teste com os marshmallows, use sua criatividade e teste também com outros produtos e conte para nós! Sugestões, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Escreva Um Comentário