O que acontece quando isopor entra em contato com acetona?

A acetona, também conhecida como propanona, tem seu uso mais comum como removedor de esmaltes. Mas a solução para remover esmaltes que é vendida nas farmácias é composta de uma mistura de acetona com álcool etílico e água. Ainda assim, apresenta um nível tóxico que pode agredir as mucosas e causar irritação na pele.

Isopor, ou poliestireno, é um polímero aromático sintético feito com monômero de estireno, um líquido derivado do petróleo. O isopor pode ser rígido ou espumado, e geralmente é usado na sua forma branca, dura e quebradiça.

O pessoal do canal “Let’s Melt This”, no YouTube, fizeram essa experiência para ver o resultado da interação entre propanona e poliestireno. A acetona age como um verdadeiro solvente, já que utilizaram um copo de 200ml de isopor no teste.

Como-remover-esmaltes-sem-acetona

Mas de toda forma, a leveza do poliestireno se deve à quantidade de ar no material, então o resultado poderia ser o mesmo com qualquer outra quantidade de isopor.

No vídeo, o copinho de isopor é dissolvido tão rapidamente que parece ter atravessado o recipiente com acetona. Isso porque a acetona é realmente um bom solvente e também pela quantidade de ar no isopor, como já mencionado.

Ao fim a impressão que se tem, é de que o isopor tem realmente pouco material de verdade. Confira o vídeo:

E aí, vai querer fazer o teste?

fyzxcjjv8pafeffhhwwv

Escreva Um Comentário