Nike anuncia lançamento de tênis com amarras automáticas, inspirado no filme De Volta Para o Futuro

Agora sim! Não estamos mais em 2015, mas os tênis com cadarços automáticos da Nike estão finalmente se tornando realidade. A empresa acaba de anunciar o lançamento do Nike HyperAdapt 1.0, o primeiro tênis da marca com esta característica a ser comercializado. Ainda sem estimativa de preço, a previsão é que ele chegue às lojas já no final desse ano (2016).

ESSE É O NIKE HYPERADAPT 1.0

nike hyperadapt - power laces - back to the future - automatico (1)

Um sensor localizado no calcanhar automaticamente aperta os laços quando você calça o tênis, e dois botões na lateral afrouxam e soltam os laços. “É possível ajustá-los até que estejam perfeitos,”declara Tiffany Beers, uma inovadora sênior da Nike e líder técnica do projeto.

O CONCEITO SAIU DO IMAGINÁRIO E SURGIU EM 1989, QUANDO MARTY MCFLY, FAMOSO PERSONAGEM DO FILME DE VOLTA PARA O FUTURO (BACK TO THE FUTURE: PART II) CALÇOU UM PAR DE TÊNIS FUTURISTAS DA NIKE, AO CHEGAR NO FUTURO, MAIS PRECISAMENTE NO ANO DE 2015.

Há rumores de que a Nike vem trabalhando na tecnologia há anos, mas agora, finalmente, ela será amplamente comercializada. Um par do mesmo modelo do filme foi fabricado especialmente para aFox e entregue à companhia em 21 de outubro de 2015, que é oficialmente o dia do De Volta para o Futuro.

HÁ ANOS DESENVOLVENDO A TECNOLOGIA

nike hyperadapt - power laces - back to the future - automatico (5)
De acordo com a Nike, a empresa trabalhou durante anos para aprimorar a tecnologia e foi inclusive experimentada em uma bota de snowboard com um gerador externo.

OS CADARÇOS PODEM SER AJUSTADOS “DINAMICAMENTE”

nike hyperadapt - power laces - back to the future - automatico (2)
“Pressão indevida causada por erros no aperto e derrapagens resultantes de laços frouxos são coisas”, afirma a Nike. “Consistente, preciso e bloqueio personalizado agora podem ser ajustados dinamicamente.”

VERSÕES FUTURAS TERÃO AJUSTES AUTOMÁTICOS

nike hyperadapt - power laces - back to the future - automatico (4)
“Não seria legal se o tênis, no futuro, pudesse prever quando ele precisasse estar mais apertado ou solto?” Questiona o designer Tinker Hatfield. “Ele poderia ficar bem apertado quando detectasse a necessidade de mais firmeza em uma manobra rápida. É para onde estamos indo. No futuro, o produto terá vida própria.”

O HYPERADAPT SERÁ LANÇADO NO FINAL DE 2016. NO ENTANTO, ESTARÁ DISPONÍVEL APENAS PARA MEMBROS DA NIKE+.

nike hyperadapt - power laces - back to the future - automatico (3)

ASSISTA AO VÍDEO DEMONSTRATIVO DA TECNOLOGIA:

Escreva Um Comentário