Massa para Panqueca Salgada ou Doce

INGREDIENTES

1 ovo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 1⁄4 xícara (chá) de leite
GANACHE

1 xícara (chá) de creme de leite fresco (240ml)
1⁄2 xícara (chá) de chocolate meio amargo ralado (60g)

 

MODO DE PREPARO

Em uma tigela coloque 1 ovo, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 pitada de sal e misture bem com um batedor de arame até ficar liso. Adicione, aos poucos, 1 ¼ xícara (chá) de leite até formar uma massa fina e homogênea. Se necessário, adicione um pouco mais de leite.
Em uma frigideira, em fogo médio, aquecida e untada com manteiga coloque uma concha da massa da panqueca e espalhe cobrindo todo o fundo da frigideira. Doure um lado por 1 minuto, depois, com cuidado vire a panqueca com uma espátula e doure o outro lado por mais 1 minuto. Retire a panqueca da frigideira e repita este procedimento com toda a massa. Reserve.
Pegue uma panqueca (feita acima), coloque o recheio de sua preferencia e enrole ou faça trouxinha. Repita esse procedimento até terminar com as panquecas. Sirva em seguida.
Dica: Se desejar fazer panqueca doce, adicione 1 colher (chá) de açúcar na massa.

GANACHE

Em uma tigela coloque 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e leve ao micro-ondas em potência alta por 2 minutos. Retire o creme de leite do micro-ondas e acrescente ½ xícara (chá) de chocolate meio amargo ralado e mexa para derreter o chocolate. Utilize em seguida.
Dica: Para dar mais sabor a ganache você pode adicionar: raspas de laranja, raspas de limão, licor de sua preferência, 1 colher (sopa) de doce de leite ou essência de baunilha.

Escreva Um Comentário