Júlio Cocielo

Júlio César Pinto Cocielo, mais conhecido como Júlio Cocielo (Osasco, 25 de maio de 1993) é um humorista e produtor de vídeos, mais conhecido pelo seus vlogs no YouTube,[1] e por sua participação no Pânico na Band. Ficou conhecido após publicar vlogs em seu canal, onde apresenta seu cotidiano em forma de humor. Atualmente conta com cerca de treze milhões de inscritos no Youtube, sendo um dos maiores canais no Brasil.

Biografia

Nasceu em Osasco em uma realidade pobre. Antes de nascer, seu pai tentou abortá-lo, mas sem sucesso. Viveu com seus irmãos, pais e um cachorro, mas depois de uma briga, seus pais separaram-se e seu pai foi embora e tirou o cachorro da família, que morreu anos depois. Antes mesmo de entrar pra escola, aprendeu a ler e escrever, o que fez todos da sua família pensarem que ele era um prodígio, porém no decorrer dos anos, foi se mostrando totalmente o contrário, pois tirava notas vermelhas e só passava de ano pelo conselho. Em 2007, o pai de Cocielo foi tentando aos poucos se reaproximar do filho, porém no mesmo ano, ele faleceu ao se submeter a uma cirurgia sem sucesso. Alguns anos depois, uma cachorrinha que ele tinha ganhado quando criança após a separação de seus pais, também faleceu, o que causou depressão em Cocielo, e com isso foi conhecendo o humor afim de superar sua perda, tendo como uma de suas inspirações o humorista Eduardo Sterblitch.

Aos 18 anos, prestes a servir o quartel, não tinha nada pra fazer da vida, pois estava sem emprego e já havia terminado a escola. Porém seus amigos diziam que ele tinha jeito para humor e sugeriram que ele fizesse vlogs. Depois disso, criou o CanalCanalha, e após cerca de um ano, deu em resultado.[4]

Criou seu canal no final de 2011, e seu primeiro vídeo que ele fala sobre comerciais, rendeu cerca de 2.000 views na época. A partir daí, foi conhecendo outros youtubers e aumentando seu público, e com o tempo foi conquistando grande sucesso no Youtube; em uma despretensiosa produção caseira ao sucesso de massas. Nos videos, ele comenta assuntos do cotidiano de forma informal e com tom humorístico, causando uma onda de sucesso por parte do público, e uma certa rejeição por outra parte.

Várias críticas alegam que o conteúdo do canal é chulo e frequentemente é exibido o consumo bebidas alcoólicas em seus videos. O vídeo que impulsionou seu sucesso, é o “10 Mandamentos do Rei do Baile Funk”. Em 2015, Júlio chegou a 1 milhão de inscritos, e seu vídeo mais visto até hoje é o Retrospectiva de Favela, que ele fez com outros youtubers e foi postado no mesmo ano.

Cocielo trabalha sem apoio de profissionais. Atualmente, é o terceiro maior canal do Brasil no youtube, com mais de 13 milhões de inscritos.[5] De acordo com pesquisa divulgada pelo Google, Júlio é a décima personalidade mais influente do Brasil entre os jovens de 14 e 17 anos, perdendo para nomes como Luciano Huck, Whindersson Nunes, Taís Araújo, Tatá Werneck, entre outros.[6]

Em 2016, participou do elenco do filme Internet: O Filme.[7] No mesmo ano, ganhou o Prêmio Risadaria na categoria de melhor vlog cômico.

Pânico na Band

Em 2015 foi convidado pelo Canal Bandeirantes para participar do Programa Pânico, em um quadro intitulado “Bate ou Regaça”. As participações dele foram interrompidas para que ele se dedicasse ao próprio stand up.[5]

Teatro

No início de 2017, Cocielo anunciou em suas redes sociais que começaria um novo show, intitulado de “Talvez Você se Arrependa”, no qual é uma peça teatral de humor. Atualmente está ativa, com direção e texto de Thiago Ventura.

Filmografia

Webséries/ Internet
Período Título Personagem Nota(s)
2011-atual Canal Canalha Ele mesmo Canal Oficial no YouTube
2014-atual Júlio Cocielo (Antes chamado de Pinto Plays) Canal Secundário no YouTube
Televisão
Período Título Personagem Nota(s) Ref.
2015-2017
Bate ou Regaça, Pânico na Band Ele mesmo Apresentador
Cinema
Lançamento Título Personagem Ref.
2017 Internet: O Filme Tito [9]
Os Penetras 2 Ele mesmo [10]

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Resultado Ref.
2016 Prêmio Risadaria Melhor vlog cômico Venceu [11]
Meus Prêmios Nick Youtuber masculino favorito Indicado

Escreva Um Comentário