Ibitiara – Bahia

ibitiara-bahia-brasil-historia


Ibitiara é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 15.508 habitantes. O município de Ibitiara localiza-se na Zona Fisiográfica da Chapada Diamantina no estado da Bahia.

ibitiara-bahia-brasil-localizacao

Faz limite com os municípios de Ibipitanga, Novo Horizonte, Brotas de Macaúbas, Seabra, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Boninal. Localiza-se a uma Altitude de 900m, Latitude de 12°39’0?, e Longitude de 42º13’0?. Está situada a 536 Km de distância da capital.

 

História

ibitiara-bahia-brasil-catedral

A História de Ibitiara teve início em fins do século XVIII, justamente quando os desbravadores portugueses aqui chegaram pela primeira vez em busca de ouro e pedras preciosas. Inicialmente eles se fixaram num pequeno povoado que atribuíram o nome de Remédios, por acreditarem que a água que ali jorrava da serra com abundância teria qualidades terapêuticas o que constituía um verdadeiro tesouro para os bandeirantes sedentos e cansados das longas viagens.

Posteriormente, esse povoado de Remédios foi elevado à categoria de município sob a denominação de Remédios de Rio de Contas. Dentre os arraiais pertencentes ao município de Remédios houvera um que mais se destacou, e que posteriormente, recebera a denominação de “Arraial de Bom Sucesso”, cujas terras formavam um sítio que fora adquirido em 1854, por Francisco Xavier Gomes e João Rodrigues, em nome do Conde da Ponte, tendo como procurador o senhor Rodrigues Pereira de Castro.

Por volta do ano de 1925, sob as influências de políticos da época, e devido à descoberta de jazidas de ouro na região, mudou-se a sede do município para “Bom sucesso”. Tendo em vista que o município recém criado não tinha autonomia, ou seja, não era possuidor de recursos próprios para se manter, foi incorporado nesta mesma época, ao município vizinho de Macaúbas. Anos mais tarde, através do Decreto nº 8.830, de 2 de março de 1934, o município de Bom Sucesso foi restaurado e voltou a ser autônomo. Por isso, essa data deve ser sempre lembrada como sendo a data da emancipação política do município. Em 1943, através do Decreto nº 141, de 31 de dezembro de 1943, a denominação de Bom Sucesso foi modificada para Ibitiara, nome indígena que significa Ibi = terra, tiara = áurea, ou seja, ouro, significando terra do ouro.

 

Saúde

ibitiara-bahia-brasil-saude

No dia 31ª enfermeira Pamila e a dentista meiriane foram para a escola Miguel Araújo para orientar as crianças sobre o mosquito transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus que é a proposta do Programa Saúde nas Escola (PSE).

 

Educação, Cultura, Esportes

ibitiara-bahia-brasil-educacao

Para entreter o público infantil e proporcionar um ambiente mais acolhedor as unidades de saúde estão investindo em ambiente quase que ‘hipnotizador. Através de livros de historinha e desenhos lúdicos mantem o público entretido por no tempo enquanto espera por atendimento. Unidades de saúde como Sede I também possui o cantinho de espera para os baixinhos.

 

Agricultura e Meio Ambiente

ibitiara-bahia-brasil-agricultura-e-meio-ambiente

A Prefeitura de Ibitiara na construção da Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar para receber os produtos dos pequenos agricultores que fazem parte do programa Compra Direta da Agricultora Familiar.obra no valor 459.184,00 .Fotos da obra na praça do alecrim em Ibitiara

A Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar será um espaço físico estruturado que será equipado pela Prefeitura de Ibitiara com a finalidade de auxiliar a distribuição no município dos gêneros alimentícios, oriundos da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os que são adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com o prefeito, essa ação no município de Ibitiara beneficia o homem do campo com o fortalecimento da Agricultura Familiar. “Temos uma gestão que garante apoio ao homem do campo , a nossa gestão que apóia desde o corte e o sulcamento da terra. Agora implantamos o programa Compra Direta que vai garantir a venda do produto e o sustento da família”, afirmou o prefeito José Roberto.

Sites oficiais da cidade de Ibitiara-Bahia

Escreva Um Comentário