Governador Rui Costa anuncia chegada de cinco novos trens do metrô

Cinco novos trens que irão integrar o Metrô de Salvador já estão em fase de montagem na cidade de Araraquara, em São Paulo, onde está localizada a seda empresa responsável pela montagem dos equipamentos. A notícia foi anunciada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (06), em sua página no Facebook.

 Na rede social, o governador publicou uma foto de uma das composições e anunciou a chegada do equipamento. Rui Costa também falou sobre a inauguração da estação Bonocô, prevista para a próxima sexta-feira (13). “Esse aí é um dos cinco novos trens do metrô que, brevemente, vão chegar a Salvador. Temos pressa porque as obras estão em ritmo acelerado. Na semana que vem, dia 13, a estação Bonocô será entregue aos soteropolitanos (…) Vamos entregar os 12 primeiros quilômetros do percurso em dezembro, com a inauguração da estação Pirajá”, escreveu Rui.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), os 20 vagões que irão integrar as cinco novas composições foram trazidos da Coreia do Sul. A previsão do governo é de que pelo menos um dos equipamentos chegue a Salvador ainda neste ano, com início das operações previsto para o ano que vem. Na manhã de hoje, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, o presidente o presidente da Companhia de Trens da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e o presidente do grupo CCR Metrô Bahia, Luís Valença, visitaram a fábrica onde os trens estão sendo montados.

 “Pudemos acompanhar todo o processo pelo qual os trens são submetidos e ficamos satisfeitos em ver que o ritmo de montagem segue o ritmo das obras físicas. Isso garante que, em breve, teremos novos trens reforçando a linha 1, que estará completa com as inaugurações das estações Bonocô e Pirajá. Além da linha 2, já com obras bastante avançadas”, disse Martins. Operando gratuitamente desde julho de 2014, quando foi inaugurado, o governo anunciou que a operação comercial do sistema começará a ocorrer no dia 21 de dezembro. O valor da tarifa, no entanto, ainda não está definido. Atualmente, o modal opera das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 8h às 13h. O metrô conta com seis estações em apenas uma linha, da Estação Lapa a Bom Juá.

Escreva Um Comentário