Flamengo de Guarulhos – História


A Associação Atlética Flamengo foi fundada no dia primeiro de junho de 1954 pela carioca Guiomar Pereira Xavier, torcedora fanática do Rubro-Negro da Gávea. Desde seu surgimento, o Corvo, como é carinhosamente alcunhado, se transformou na maior potência do futebol municipal. No período compreendido entre os anos de 1969 e 1977, a equipe se consagrou heptacampeã do Campeonato Guarulhense.

Dentre tais títulos, o mais marcante foi conquistado em 1972. O Flamengo venceu a equipe da União dos Servidores por 1 a 0, no estádio Cícero Miranda, situado no bairro da Vila Galvão. O gol solitário da partida foi marcado por Mércio, de cabeça. Esse verdadeiro esquadrão, comandado pelo técnico Careca, ficou concentrado no estádio do Pacaembu para a decisão. Os guerreiros foram escalados da seguinte maneira: Joaquim; Nêgo, Fernando Tena, Válter Passarinho e Nelsinho; Azeitona e Edson David; Caveira, Valdemarzinho, Lustroso e Mércio.

 

Os grandes resultados obtidos na categoria amadora impulsionaram o Flamengo a se profissionalizar. A sua estreia como membro filiado à Federação Paulista de Futebol ocorreu em 1979, na quinta divisão. Como não obteve sucesso instantâneo, a equipe se licenciou e voltou ao amadorismo, onde permaneceu até o final da década de 1990.

Nesse ínterim, o clube conseguiu grandes conquistas, dentro e fora dos gramados, para que pudesse voltar com força total ao profissionalismo. Na década de 1980, houve a construção de seu estádio, o Antônio Soares de Oliveira, localizado à Rua Bezerra de Menezes, número 250, no Jardim Tranquilidade. O patrono do palco sagrado dos flamenguistas foi um grande expoente do futebol paulista, estando à frente da Liga Guarulhense de Futebol durante muitos anos, construindo mandatos que trouxeram benefícios ao esporte municipal.

 

 

Entre 1994 e 1997, o esquadrão Rubro-Negro obteve mais quatro conquistas do Campeonato Guarulhense. Sendo que, em 1996, a equipe foi coroada campeã amadora do estado de São Paulo.

O retorno ao profissionalismo foi meteórico. Na temporada seguinte à volta (1999), conquistou o título do Campeonato Paulista da Série B1-B. Em 2000, novamente o Flamengo estava no lugar mais alto do pódio. Desta vez, levantando a taça da Série B1. O reforçado elenco, que trazia consigo nomes como André Bocão, Anselmo e Spana, era guiado magistralmente pelo treinador José Galli Neto

 

 

Em 2001, o Flamengo consolidou mais um acesso consecutivo e conseguiu o direito de disputar, pela primeira vez, a almejada Série A2. Tal campeonato contou com 16 clubes. Realizando uma excepcional e surpreendente campanha, o Rubro-Negro chegou até às semifinais, onde foi eliminado pela Francana, que tinha como destaque o artilheiro da competição, Tico Mineiro.

Na primeira partida, disputada no Ninho do Corvo, o Mengão saiu vencedor, com o placar de 1 a 0. Contudo, no compromisso de volta, disputado no estádio José Lancha Filho, a equipe alviverde levou a melhor, triunfando por 3 a 1 e avançando à final. A Veterana, futuramente, perdeu o título para o Marília e acabou derrotada também no playoff, para a Portuguesa Santista, amargando a permanência no segundo estágio do futebol paulista.

 

 

O ano de 2003 não ficou marcado pela atuação do Flamengo na Série A2, mas sim por um convite especialíssimo e inédito: viajar para o Líbano e enfrentar o campeão nacional, o Nejmeh Sporting Club de Beirute, em partida comemorativa.

Calando milhares de torcedores e escrevendo sua história à nível internacional, o Flamengo venceu a partida com facilidade, pelo placar de 3 a 0, com tentos de Carlos Clay, Fabrício e Adriano Iversen. O destaque do embate foi o atacante Bebeto, que se consagrou após realizar a comemoração “embala neném” na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. O tetracampeão mundial atuou um tempo em cada equipe, e aparece ostentando o manto rubro-negro.

 

 

Em 2004, pela segunda vez em sua história, o Corvo viu o Paulistão de perto. A equipe, que tinha os atacantes Marcinho Beija-Flor e Nilson como destaques, fez uma excelente campanha na fase inicial e chegou ao quadrangular final com propriedade, disputando uma vaga na elite com Inter de Limeira, Taubaté e Taquaritinga.

Porém, o Rubro-Negro ficou na lanterna da chave derradeira, somando apenas três pontos. A campeã foi a representação limeirense, reunindo 12 unidades. Os leoninos foram seguidos por Taubaté (vice-líder, com 10 pontos e saldo de gol nulo) e Taquaritinga (terceiro colocado, 10 pontos e com -2 de saldo de gols).

Na temporada seguinte, o Flamengo novamente se dirigiu ao Aeroporto Internacional de Cumbica e cruzou o planeta. O destino era a Coreia do Sul. O motivo, um torneio comemorativo referente à Copa do Mundo de 2002, na configuração sub-13.

Em tal certame, os garotos flamenguistas, comandados pelo técnico Olavo da Silveira, tiveram uma grande desempenho: estrearam com surpreendente vitória diante da favorita Inglaterra, pelo placar mínimo. Na segunda partida, empataram sem gols com o México, em embate marcado por um equilíbrio absoluto entre as duas alineações. No terceiro duelo, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Japão (4 a 1), se despedindo da Ásia de cabeça erguida, representando o Brasil honrosamente.

 

A glória por representar o Brasil na Coreia do Sul contrastou com o rebaixamento da equipe para a Série A-3 no mesmo ano. O Flamengo, que iniciou o campeonato sob o comando de João Martins, não se acertou ao longo da competição e teve um descenso amargo. Mesmo com uma defesa instável, o destaque da equipe ficou com o goleiro Caetano, campeão da Copa Libertadores da América de 1998 pelo Vasco.

Após terminar a Série A-3 de 2007 na 11ª posição, com 25 pontos somados, o Flamengo disputou a Copa Energil C no segundo semestre. Com uma equipe entrosada, apresentando um futebol envolvente, o Corvo foi vice-campeão do certame, que consagrou o Independente de Limeira como grande vencedor. Na primeira partida, disputada no Ninho do Corvo, a representação visitante venceu pelo placar de 3 a 0. Na partida de volta, disputada no estádio Comendador Agostinho Prada, houve empate de 1 a 1 e muita festa da torcida local pela conquista do título inédito.

 

 

A maior glória para todos os flamenguistas veio no ano de 2008. A desacreditada equipe, comandada pelo técnico Wagner dos Anjos e capitaneada pelo zagueiro Andrezão, levantou a taça do Campeonato Paulista da Série A3 no inflamado Ninho do Corvo, desbancando o favorito São Bernardo na decisão. O Rubro-Negro levantou a taça após dois empates por 1 a 1, obtendo vantagem por possuir campanha superior à equipe do ABC.

 

Após um empate quente em São Bernardo do Campo, o Tigre veio ao Ninho do Corvo com a proposta clara de sair vencedor nos 90 minutos. Impondo muita pressão, o lateral-esquerdo Renato Peixe, que atuava como meia-atacante, convertendo pênalti, abriu o placar para a equipe visitante. Todavia, o zagueiro Andrezão, ainda na primeira etapa, cobrou uma falta com violência da intermediária e não deu chances de defesa para o goleiro Igor, deixando placar na igualdade. Com o apito final, uma alegria contagiante tomou conta de toda nação flamenguista em Guarulhos.
Na decisão, o Flamengo foi à campo com a seguinte formação: Marins; Henrique, Andrezão, Marquinhos e Tobias; Diego Araújo, Dênis, André Bocão (Lelo) e Clayton; Paulinho (Nélson) e Tom (Adriano). A formação que não deixa a memória dos rubro-negros era comandada por Wagner dos Anjos.

Em 2009, o Flamengo quase confirmou a sua sina de conquistar repetidos acessos. Sua ascensão à elite paulista não se consolidou por muito pouco. Depois de trilhar brilhante campanha na primeira fase, terminando na quinta colocação, com 32 pontos somados, o Rubro-Negro ficou pelo caminho no quadrangular final, onde encerrou sua participação na terceira posição, com 5 pontos somados. Os líderes do grupo, Monte Azul (13) e Rio Claro (12), asseguraram vaga na elite paulista.

 

 

Após quase chegar à elite estadual, o Flamengo voltou para a Série A-3 após uma campanha irreconhecível em 2010, terminando na penúltima posição do campeonato com apenas dez pontos somados. O Corvo figura em tal divisão até o presente momento.

Escreva Um Comentário