Enguia


enguia é um peixe de aparência muito similar a uma cobra. Seu nome cientifico é anguilla e a sua origem é o Oceano Atlântico. O ciclo de vida de uma enguia é bastante interessante, as larvas desta espécie se arrastam pelas correntes marítimas por cerca de 2 a 3 anos, o que é muito tempo, só então as sobreviventes chegam a longinqua costa Européia para então entrar em uma nova fase de suas vidas, que é quando podem ser chamadas de enguias vidro, pela sua extrema transparência. Então elas sobem até os rios e lá se tornam adultas para mais tarde retornarem ao seu local de origem onde devem reproduzir e morrer.

Assim se faz a vida na natureza, ciclos perfeitos onde nada é questionado, apenas segue seu destino. Aqui no Brasil é bastante comum encontrarmos enguias em locais de água doce, inclusive a enguia é bem solicitada para a pesca.

A enguia tem ótima capacidade de resistência em ambientes menos saudáveis e também possui habilidades de se locomover com certa facilidade em terrenos bastante úmidos, sendo que usa este recurso para migrar em busca de águas melhores. É um peixe carnívoro e dotado de dentes bem afiados e serrilhados, sendo muito voraz se alimenta de peixes menores e também de especies mortas, inclusive em estado de decomposição. Sendo assim a enguia também promove a limpeza das aguas por onde habita. Gosta de águas mais profundas de preferencia entre 1 e 5 metros buscando refugio em meio as vegetações. Em idade adulta elas podem atingir até 1 metro de comprimento pesando de 30 a 35 quilos. Além de notável adaptação em água salgada e doce também são muito resistentes fora da água podendo permanecer por quase uma hora neste ambiente.

Escreva Um Comentário