Cubano Mijaín Lopez é tricampeão Olímpico na luta greco-romana



Um dos principais nomes da luta greco-romana mundial, o cubano Mijaín Lopez era o principal favorito à conquista do ouro da categoria até 130kg dos Jogos Rio 2016. E o caribenho não decepcionou. Sem sustos, Lopez subiu ao topo do pódio na Arena Carioca 2, assim como o russo Davit Chakvetadze, campeão na categoria até 85kg.

Ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, Lopez é pentacampeão mundial e tetracampeão pan-americano. O veterano de 33 anos é o terceiro tricampeão Olímpico da história da luta greco-romana, juntando-se ao sueco Carl Westergren e ao lendário russo Alexander Karelin.

“Eu prometi que ia fazer isso e consegui. Alcancei meu objetivo porque fiz uma boa preparação. Os brasileiros me apoiaram desde o início”, destacou o cubano.

Lopez conquistou seu terceiro ouro consecutivo nos Jogos ao derrotar o turco Riza Kayaalp, atual campeão mundial da categoria, por pontos (6 a 0). Os dois bronzes da categoria foram para Sergey Semenov, da Federação da Rússia, e Sabah Shariati, do Azerbaijão.

 

Na categoria até 85kg, a vitória foi do russo Davit Chakvetadze, campeão dos Jogos Europeus 2015, que levou a melhor sobre o ucraniano Zhan Beleniuk por pontos (9 a 2).

“Sou o homem mais feliz do mundo. O primeiro período foi difícil para mim, mas no segundo consegui me concentrar melhor e vencer”, comemorou o russo.

Os bronzes da categoria ficaram com Denis Kudla, da Alemanha, e Javid Hamzatau, de Belarus.

Nesta terça (16), acontecem as disputas de mais duas categorias da luta greco-romana, que é disputada somente pelos homens: até 66kg e até 98kg.

 

fonte: https://www.rio2016.com

Escreva Um Comentário