Costumes que são comuns no Nordeste e inusitados em outras regiões do Brasil


O Nordeste é uma das regiões mais atraentes do Brasil, seja pelas belas praias paradisíacas – que encantam turistas de todo o mundo – pela cultura, ou mesmo a culinária local, que é um espetáculo à parte.
Mas um detalhe curioso é que, enraizadas na cultura, existem algumas tradições e costumes que em outras partes do Brasil são consideradas bem inusitadas. Ficou curioso pra saber quais são? Então confira!

Costumes do nordeste que são inusitados em outros lugares

Cobrir o espelho quando começa a chover

Esse é um costume ainda muito forte no Ceará, principalmente entre pessoas da meia idade pra frente. Segundo as crenças, quando começa a chover e cair rios com trovões, cobrir os espelhos é um bom princípio para evitar que eles possam atrair uma eventual descarga elétrica.

Jogar dente de leite em cima do telhado

De acordo com as tradições nordestinas, se uma criança pegar o dente de leite que caiu e jogá-lo no telhado da própria casa ou no mar, ela tende a ter uma melhor sorte, pois a atitude traz bons presságios.

Comer cuscuz com leite

o cuscuz é um prato bem comum no nordeste, e isso não é segredo para ninguém. O alimento tem origem Arábia, podendo ser preparado tanto doce como salgado. O detalhe, porém, é que muitos nordestinos preferem comer o prato de uma forma bem diferente do que é vista em outras regiões do país: ele é consumido com leite, e quem provou diz ser uma ótima mistura.

Leia também:

Dormir em rede

Para muitas pessoas em outras regiões do Brasil, a rede é um utensílio para pequenos momentos de descanso na sombra, seja na beira do mar ou mesmo em um sítio, afinal, não costuma ser muito confortável para quem pretende se deitar por longos períodos. Apesar disso, para muitos nordestino nada melhor que dormir em uma rede bem “espichada”.

Não comer bebidas e comidas quentes em dias de chuva

Na maioria das regiões do país, basta o clima ficar um pouco mais fresco e a chuva começar a cair para as pessoas começarem a preparar uma comida ou bebida quente que possa ajudar a aquecer o corpo. Só que no nordeste isso é bem diferente, muitos nordestinos evitam o consumo de alimentos quentes em dias de chuva. O motivo? Medo de pegar trombose.

Reisado

Uma das festas mais famosas do Nordeste é a do Reisado ou festa dos Reis, que não é celebrada nas demais regiões brasileiras. A festa do reisado se dá em comemoração à visita realizada pelos três reis magos ao menino Jesus. No período os foliões se vestem com roupas especiais e costumam sair visitando as casas de pessoas da região, que por sinal, é considerada hospitaleira.

Tudo isso só reforça que o Brasil é uma terra de muitas tradições, dono de uma cultura rica e diversificada. E quando o povo aceita e respeita as diferenças, a tendência é o progresso.

fonte: www.clickgratis.com.br/bizarro/

Escreva Um Comentário