Conversa Fiada – Cronicas Engraçadas e Divertidas

Outro dia ela estava, vamos dizer um pouco mais folgada, e, como era época de final de ano já não havia muita coisa a fazer na escola. Por isso conversava com um colega de trabalho aqui , conversava com outro ali, enfim: Ficava de conversa fiada para fazer o tempo passar mais rápido. Conversa fiada?

 

Ora! A gente sempre ouve essa expressão e o que será que ela significa? Ela Foi pesquisar.

 

Depois de uma rápida pesquisa na qual não obteve nenhuma explicação mais detalhada ela verificou que, para o povo a expressão queria dizer o seguinte:

 

Conversa sem proveito nenhum, sem objetivo e sem conclusão;

 

Conversa que não serve para nada;

 

Conversa sobre assuntos banais;

 

Conversa fora de contexto e fora de hora;

 

É muito interessante as expressões que o povo usa no dia a dia e a conversa fiada é uma das mais usadas na Língua Portuguesa.

 

Ainda não muito satisfeita com a pesquisa ela foi fazer uma consulta no dicionário. O significado da palavra conversa ela já sabia, e como sabia, mas o significado da palavra fiada não. Foi procurar e encontrou:

 

Fiada: Série de pedras, fila de tijolos postos em fileira nivelada, fila, fileira, enfiada, renque, correnteza.

 

O que chamou mais a atenção dela foram às palavras fila e fileira. Imediatamente ela ligou as palavras a determinadas situações. Como imaginar não custa nada. Ela chegou a conclusão que a expressão conversa fiada deveria vir de épocas passadas onde as filas tinham o nome de fiada e não de fila como a gente conhece hoje. Portanto, para ela, o significado da expressão seria alguma coisa assim;

 

Conversa de fila;

 

Conversa para passar o tempo,

 

Conversa sem proveito nenhum;

 

Conversa que não dá em nada;

 

Agora sim! Depois desta simples pesquisa ela se deu por satisfeita. Para ela, a expressão conversa fiada estava bem mais clara.

Escreva Um Comentário