Como usar o Google Analytics no meu blog?

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta que nos permite analisar a visitação em nosso site. É possível integrar o Google Analytics em qualquer tipo de website e em pouco tempo vemos um levantamento da quantidade de visitas, o comportamento dos usuários, a localização geográfica de cada um deles, fontes de tráfego e podemos saber até quais são as áreas mais visitadas, tudo isso ajuda muito na hora de definir se realmente estamos atingindo os objetivos com o site e utilizar essas informações como base para criação de novos conteúdos e produtos focados para o que seu público deseja. Se você tem um site feito com o WordPress, conta ainda com uma série de plugins que vão ajudar a integrá-lo com o Google Analytics.


Os clientes Hostnet já dispõem vários recursos instalados no Super WordPress, basta saber configurá-los corretamente, vamos ver como. O primeiro passo é ter o seu site cadastrado no Google Analytics, para isso, você vai acessar o site: www.google.com/analytics. Digite a seguir, seu e-mail Google e a senha e clique em “Sign in”. Se por acaso, você não tiver alguma conta Google em “Create an account now”. Vamos informar os dados e clicar em “Sign in”. Cada site cadastrado no Google Analytics possui um código que você acessar, clicando sobre o link “Edit” que está a direita do site cadastrado. O “Account ID” é uma das coisas que você vai precisar para configurar no WordPress. Se por acaso, você não tiver nenhum site cadastrado, pode fazer isso na primeira vez que você fizer um login no Google Analytics. O plugin em questão é o Google Analytics for WordPress, que você encontra no WordPress.org. Se você já tem um site instalado na Hostnet com o Super WordPress, não se preocupe esse plugin já está instalado. Se você quiser encontrá-lo, basta entrar na área “Extend” >> “Plugins” do WordPress.org. Na caixa de busca, digite “Google Analytics for WordPress”. Aqui está o plugin, clique sobre o botão “Download Version 4.0.9″ para baixar e instalá-lo na sua distribuição do WordPress. Se você ainda não sabe como instalar e configurar um plugin no WordPress, pode acessar o “Como Criar Meu Site” pois lá existe um tutorial e vai levá-lo ao vídeo onde ensinamos como instalar um novo plugin no WordPress. Depois de instalar o plugin, vamos ativá-lo no painel de controle do WordPress, clique sobre o item “Plugins”. Depois procure na lista Google Analytics for WordPress, clique em “Ativar”. Uma mensagem vai avisá-lo que o plugin foi ativado e uma outra diz que o Google Analytics não está ativo, pois você precisa configurá-lo previamente. Existem três maneiras de acessar essa área, clicando sobre o link que aparece a primeira vez que você ativa o plugin. Acessando a área “Configurações” e clicando sobre “Google Analytics” ou então na lista de plugins, procurando “Google Analytics for WordPress” clique em “Configurações”.

A primeira coisa a se fazer é habilitar o Google Analytics pro nosso site, existem duas maneiras, uma é autenticando o serviço do Google, que a que eu recomendo que você utilize e outra utilizando o código de identificação clicando sobre essa opção e digitando o seu código de identificação que eu mostrei anteriormente como encontrar. Vou desmarcar essa opção para fazer uma autenticação diretamente, via plugin. Clique sobre o botão para autenticação e uma janela será aberta, solicitando a sua autorização para relacionar o plugin do Google Analytics a sua conta do site. Clique em “Grant Access”. Você voltará para o painel de controle do seu site e deve escolher uma conta e um profile.
Selecione uma conta e o profile do seu site, você deve agora deve escolher em que local será colocado o código do Google para rastreamento do Google Analytics. A opção padrão é no cabeçalho, eu recomendo que você deixe essa opção como está. Você também pode colocar o seu código manualmente, mas eu recomendo que você mantenha a opção default. Podemos também habilitar o rastreamento de cliques e downloads, isso poderá ser acessado diretamente do “Event Tracking” do Google Analytics.
Selecione também a opção “Show Advanced Settings” para que você possa escolher algumas variáveis customizadas para o WordPress, que serão rastreadas automaticamente pelo plugin.
Na seção de “Configurações de Variáveis Customizadas” você pode selecionar que tipo de informação será rastreada, como por exemplo, verificar quais são os autores que possuem mais cliques ou visitas, quais são as tags que são mais visitadas, habilitar o rastreamento para todas as categorias do meu blog. Todos esses valores serão adicionados em “Custom Variables” do Google Analytics. Clique em “Update Google Analytics Settings”.
A partir de agora, toda visitação do seu site está sendo rastreada e em aproximadamente 2 dias, todas as informações adicionais como “Tracking de Categoria e Autores” estarão disponíveis. Para visualizá-las, acesse o relatório do seu site, clicando em “View Report”. Acesse a área de visitantes e clique na opção “Custom Variables”. No meu caso, temos “Categories” e “Tags” monitoradas.
Acessando, por exemplo, “Categorias” eu posso saber qual das categorias está sendo mais visitadas em meu site. Em meu caso, é “WordPress”, “Passo-a-Passo de WebFácil” e “Joomla” são as três primeiras áreas mais visitadas do meu site.

Escreva Um Comentário