Como terminar o semestre da faculdade com boas notas e sem estresse?


Todos que ingressaram agora na faculdade ou já estão em término de curso sabem muito bem a importância de um bom CR — Coeficiente de Rendimento Acumulado. Essa relevância tem diversos motivos, entre eles ser base de avaliação para grandes empresas, parâmetro para conseguir auxílio de bolsas e um dos pontos avaliativos para a vaga em uma pós-graduação.

Mas como conseguir terminar o semestre da faculdade de forma tranquila, mantendo as notas para um CR alto, e ainda sobreviver na correria que é todo fim de ano? Vamos apresentar aqui algumas dicas para que você consiga alcançar seus objetivos e organizar sua vida acadêmica sem grandes dores de cabeça.

Defina prioridades

Lembra-se de quando você se preparou para o Vestibular? O planejamento era essencial para que você alcançasse seus objetivos. O mesmo deve ocorrer agora para você conquistar a meta de manter um bom CR no final do semestre da faculdade.

Organize seus horários para não perder a motivação: separe o que é preciso estudar primeiro, definindo quais são as disciplinas mais difíceis e separando para elas um tempo maior. Prepare uma agenda com os dias de avaliação, incluindo provas ou trabalhos.

Corte distrações

Tenha em mente o retorno acadêmico e profissional que terá a partir do investimento desse tempo de estudo e mantenha o foco em sua produtividade. Para isso, vale cortar as distrações, deixando o celular no silencioso, acessando redes sociais em horários preestabelecidos ou saindo menos vezes com os amigos, por exemplo.

Seja assíduo às aulas

Parece óbvio, mas não é. Para algumas disciplinas, a presença é parte integrante da nota. Mas sabemos também que existem distrações ou flexibilidade maior quanto à frequência em algumas matérias, principalmente se suas aulas forem no formato de educação a distância.

Independentemente das condições de seu curso ou da sua rotina, estar presente nas aulas programadas fará grande diferença na hora das avaliações. Isso porque os professores orientarão quanto ao que é mais importante em meio a todo o conteúdo, o que também poderá economizar bastante tempo durante a preparação para as provas. Afinal, você não ficará tão perdido na hora de estudar ou redigir seus trabalhos.

Faça resumos e leia em voz alta

Seja durante as aulas ou lendo os textos indicados pelo professor, fazer resumos é uma forma ótima de assimilar o conteúdo. Depois de escrever de forma sucinta todas as ideias, ler em voz alta também fará com que você não esqueça o que estudou. Algumas pessoas podem se sentir estranhas em ler sozinhas, por isso outra forma de ouvir a própria voz é conversando com colegas sobre o que foi estudado.

Busque vídeos sobre os conteúdos

Ouvir sobre o conteúdo é eficiente, uma vez que você registra de várias maneiras as informações em seu cérebro. Além disso, há quem memorize melhor de forma auditiva. A facilidade existente hoje para encontrar vídeos sobre os assuntos acadêmicos também pode contribuir. Então, buscar resumos na internet e assistir aulas online para complementar seus estudos pode fazer total diferença na pontuação de suas avaliações.

Saiba conciliar vida pessoal, profissional e acadêmica

No período da graduação, costumamos ter outras responsabilidades, como trabalho por conta própria ou formal, estágios, cuidados com a família. No final de ano, isso ainda é mais intenso, uma vez que precisamos dar atenção às festas desta época.

Para diminuir o nível de estresse e conseguir manter as boas notas no final do semestre da faculdade, busque conciliar os horários em seu planejamento para manter também suas rotinas pessoais e profissionais. Obviamente, sua prioridade nesse período são as avaliações. Por isso, peça ajuda para a família e no trabalho. Dessa forma, todos entenderão que você precisa se dedicar um pouco mais nesse tempo.

Isso vai trazer mais tranquilidade para que você possa assimilar com clareza os conteúdos e não perder nenhum detalhe na hora das provas.

Escreva Um Comentário