Passo a passo: como se preparar para uma entrevista por Skype?


A entrevista por Skype é um método que tem sido cada vez mais utilizado por empresas de diversos tipos, uma vez que facilita o processo e reduz custos.

Se você tem uma entrevista por Skype agendada e está em dúvida sobre como se preparar, não se desespere! Listamos 7 dicas preciosas pra você se sair bem.

 

1. Programe-se

Da mesma maneira que uma entrevista presencial, a entrevista por Skype exige preparação como qualquer outro processo seletivo. Por isso, programar-se com antecedência é essencial para evitar imprevistos que podem comprometer seu desempenho.

Programe o dia, local e horário que serão melhores para você, a fim de que na hora não sofra interrupções e perca o foco.

2. Teste seus equipamentos com antecedência

Testar o equipamento que será utilizado para fazer a chamada é uma etapa imprescindível para os que querem sair na frente. Verifique os aparelhos de áudio e vídeo com antecedência, pois, caso detecte algum problema, terá tempo de solucionar sem que isso impeça a realização da entrevista.

Além disso, faça chamadas de teste com algum contato para garantir que está sendo visto e ouvido sem nada que comprometa a qualidade da chamada.

3. Procure um lugar tranquilo e silencioso

Não corra o risco de algo distraí-lo no momento da entrevista! Procure um lugar tranquilo e silencioso para que o entrevistador não tenha dificuldades em compreender suas repostas de forma clara.

Se estiver fazendo a entrevista de casa, vale alertar quem mora com você sobre seu compromisso, assegurando-se que nada o interrompa. Atente-se ao ambiente: evite fundos visualmente poluídos ou que mostrem demais a sua intimidade.

4. Feche outros programas e janelas

Se as distrações do ambiente são perigosas, as virtuais também são. No momento da entrevista, feche todos os outros programas e janelas (principalmente as de redes sociais) para que não corra o risco de ser interrompido por algum tipo de som ou notificação.

Com isso, evitará possíveis distrações, e também poupará que seu equipamento se sobrecarregue com outros programas em execução e interrompa a chamada.

5. Garanta que sua conexão de internet esteja boa

Outro fator muito importante nesse processo é sua conexão, afinal, ela é o meio que vai permitir a realização da entrevista. Por isso, realizar testes antes da data da entrevista também é essencial para ter certeza de que a chamada está com boa qualidade,  deixando-o mais seguro no momento da entrevista.

6. Não aja com informalidade

Não é porque você tem a possibilidade de ser entrevistado em casa, que as formalidades estão dispensadas. Nada de pijama! Lembre-se de escolher uma roupa adequada, da mesma forma como faria, caso fosse um processo seletivo presencial.

7. Estude sobre a empresa

Estudar sobre a empresa para a qual está se candidatando é muito importante para que não seja surpreendido com alguma questão que não saiba responder, causando a impressão de não ter se preparado para a ocasião.

Se você está no começo da carreira, isso é ainda mais importante, pois demonstra seu interesse em conhecer a realidade daquela organização no mercado.

Tem uma entrevista marcada? Siga essas dicas e tenha certeza de que está pronto para se sair muito bem em uma entrevista por Skype.

Escreva Um Comentário