Como mover seu blog wordpress.com para wordpress.org

Neste tutorial passo a passo, nós iremos lhe mostrar como mover apropriadamente o seu blog WordPress.com para o WordPress.org. Nós iremos cobrir como transferir todo o conteúdo do seu site WordPress.com para o WordPress.org (Incluindo autor, posts, imagens e etc..). Nós também iremos cobrir como manter o seu ranking dos motores de buscas e como redirecionar seus usuários existentes para o seu novo site. Então, você está pronto? Vamos começar a transferir seu blog WordPress.com para a sua mais poderosa ferramenta que lhe permite total controle de suas ferramentas e opções (liberdade).

 

Coisas que Você Precisa para Começar

Você vai precisar ter um nome de domínio e uma boa Empresa de Hospedagem que conheça bem o WordPress. Nós recomendamos aos iniciantes que usem HostGator porque eles tem suporte em português e preços em Reais, e é claro, muita experiência com WordPress. Se você pretende ter um site mais robusto que exija mais potência (para um blog que tiver uma boa quantidade de tráfego.) de sua hospedagem nós recomendamos WPEngine, com o Managed WordPress Hosting (Gerenciado).

Se o seu site WordPress.com já tem um domínio personalizado, então não se preocupe. Nós também vamos cobrir essa parte. Por ultimo, você vai precisar acessar sua conta do WordPress.com, para que você possa mover facilmente os seus posts, páginas, imagens, comentários e outros dados para o seu novo site na hospedagem de sua escolha.

Menos conversa, mais tutorial. Siga os passos a seguir para mover apropriadamente o seu blog.

Passo 1: Exportando dados do WordPress.com

Logue em sua conta WordPress.com e vá até o painel do Blog. Clique em Ferramentas > Exportar.

exportar

Clicando na ferramenta de exportação irá levar você a uma nova página onde você deve escolher entre transferência grátis ou transferência com guia.

Capturar2

Escolha a opção grátis clicando em Exportar. Na próxima tela você poderá escolher os dados que você deseja exportar. Selecione “Todo Conteúdo“, e pressione “Download do arquivo de exportação“. Uma arquivo XML será enviado ao seu computador que contém todos seus posts, páginas, imagens, comentários, campos personalizados, categorias, tags, menus e outras informações.

Capturar

Passo 2: Configurando o WordPress

Agora que você exportou seus dados do WordPress.com, o próximo passo é configurar uma nova instalação no WordPress em seu Servidor de Hospedagem. WordPress é muito fácil de instalar, e você só precisa de alguns cliques. Uma vez que você tiver instalado o WordPress em sua hospedagem, chegou a hora de importar seu conteúdo para o seu novo site WordPress.

Passo 3: Importando Conteúdo para seu Blog WordPress

Para importar seu conteúdo para o novo site, você precisa clicar em Ferramentas » Importar no seu site WordPress que você instalou no passo acima.

Ferramentas » Importar

Clique em WordPress. Você será notificado para instalar o Plugin Importador do WordPress. Uma vez que você tiver instalado, ative e execute. Ele irá levar você a uma tela onde você deve fazer o upload do arquivo XML que você exportou do seu blog no WordPress.com, no passo 1 deste tutorial.

Capturar3

Nota: Dependendo do seu servidor de hospedagem há algumas limitações para o tamanho da  importação de conteúdo. Você pode pedir a sua empresa de hospedagem para aumentar esse limite temporariamente, para que você possa continuar com o processo. A outra opção seria dividir sua importação usando WXR file splitter.

Quando você começar a importar, você terá a opção de atribuir o conteúdo antigo para o usuário atual ou criar um novo. Você também terá a opção de importar os arquivos em anexo (Tenha certeza que marcou essa caixa para que suas imagens também sejam importadas).

Se você escolher a opção adicional de exportar seus links antigos, então você deve tirar um tempo a parte para importá-los. O processo é basicamente o mesmo que o mostrado acima. Vá em seu site em Ferramentas > Importar, clique em Blogroll, instale o plugin, escolha a localização dos arquivos e importe eles.

Passo 4: Configurar seu Blog WordPress.com para Privado

O passo final seria configurar seu WordPress.com para privado. Se você não quer redirecionar seus usuários antigos ao novo site, então vá em frente e siga ao próximo passo. Vá em Configurações > Leitura, no painel de controle do seu blog WordPress.com e selecione a última opção, “Quero que meu site seja privativo, visível apenas para usuários que escolho“.

Capturar4

Atenção: Se você vem escrevendo por um bom tempo, e você tem uma audiência leal, então não faz sentido deixá-los esperando. Se seu blog está online por um tempo considerável, há chances dele ter sido indexado pelo Google e outros motores de busca. Você deve redirecionar os seus usuários para o  seu novo blog.

Passo 5: Redirecionando Visitantes e Prevenindo SEO

Redirecionar usuários para uma nova localização utilizando um cabeçalho 301 é a solução padrão para manter seu ranking nos motores de busca. Como você não tem acesso ao .htaccess em seu WordPress.com, você não pode fazer nenhuma mudança para reter o ranking das ferramentas de pesquisas. No entanto, WordPress.com oferece uma atualização paga, Redirecionamento Externo, que lhe permite fazer isso. Vá em seu blog WordPress.com, no painel de controle e clique em Loja. O produto que você está procurando é chamado de Redirecionar o Site e custa $13 Dólares por ano.

Capturar6

Esta ferramenta vai criar um cabeçalho de redirecionamento 301 (permanente) que permite os visitantes do seu site e ferramentas de buscas serem automaticamente redirecionados para o seu novo site.

Capturar5

Alguns de vocês devem estar se perguntando por quanto tempo você deve pagar por essa ferramenta de redirecionamento. A resposta é por quanto tempo você quiser. No entanto, nós acreditamos que 2 anos deve ser tempo suficiente para seus usuários antigos memorizarem seu novo endereço de domínio.

Se você estiver mudando de domínio, então outra coisa a fazer é atualizar todos as URLs dos seus posts. Se você é daqueles que constrói links internos nos seus posts, então você tem que atualizar estes links.

 

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que acontece com meus inscritos RSS no WordPress.com?

Felizmente, WordPress.com permite que você faça a migração dos seus inscritos com uma condição. Você deve usar, o Plugin Jetpack que adiciona a mesma funcionalidade que você tinha no WordPress.com. Assim que você instalar e ativar o plugin, você vai precisar contatar o time do WordPress e pedir que eles façam a migração dos seus inscritos para você. Nossa esperança é que nas versões futuras do Jetpack, isso se tornará mais fácil e os usuários poderão fazer isso eles mesmos.

Quais são os custos para migrar pro WordPress.org?

WordPress é gratuito. No entanto, existem pequenos custos com Hospedagem.

Minhas imagens vão ficar incorretas/desalinhadas?

Não, elas não vão. Quando você usa o importador, todas as imagens são baixadas e os links são atualizados. No entanto, existe um problema que nós percebemos. Se sua imagem URL começa com files.wordpress.com, então elas não serão convertidas. Se você perceber que as URLs das suas imagens não foram alteradas e continuam apontando para WordPress.com, então nós recomendamos que você use o plugin Import External Images, e ele irá tomar conta disso.

Registrei meu domínio em WordPress.com, ainda posso movê-lo?

Sim você pode. WordPress acredita que seus usuários devem ter total poder e controle sobre seu conteúdo. Se você já tem um nome de domínio com o WordPress.com, então tudo que você precisa é de uma conta de hospedagem. Nós recomendamos que você use HostGator ou outra Empresa de Hospedagem que tenha grande experiência com WordPress. Durante a fase inicial, você será perguntado se já possui um nome de domínio ou se deseja registrar um. Selecione a opção “Já tenho um nome de domínio”, e insira o domínio que você registrou no WordPress.com. Próximo passo que você precisa fazer é alterar o nameserver para apontar para a sua empresa de hospedagem.

Meu site vai ficar OFFLINE quando eu fizer a troca?

Se você seguir os passos corretamente, então NÃO. O método que sugerimos acima vai garantir que seu site nunca fique OFFLINE enquanto estiver no processo de mudança.

Escreva Um Comentário