Como é viver dentro de um submarino?

Um submarino é uma embarcação, ou um tipo de navio, que em vez de navegar apenas sobre as águas pode viajar nas profundezas dos oceanos. Para muitos, dar uma volta em um submarino é simplesmente um sonho. Mas será que alguém se arrisca em morar em um?

Se você pensa que esse transporte marítimo costuma ser luxuoso igual aos navios, está enganado! Dormir em camas apertadas como caixões, usar tubos de mísseis para gelar bebidas e empilhar latas de comida pelos corredores são alguns desafios da vida sob a água.

Será que é possível viver em dentro de um submarino por muitos dias?

submarino1

O tenente comandante britânico Charlie Neve conhece essa experiência e sabe os truques práticos e psicológicos para enfrentá-la. Sua maior “casa” sob o mar foi um submarino de 150 metros de comprimento, 12 metros de largura e 12 metros de altura. O veterano passou quase 100 dias seguidos dormindo em camas tão pequenas que eram chamadas de caixões.

O submarino é o HMS Alliance. Com 86 metros de comprimento e cinco de largura, este submarino foi usado durante a Guerra Fria e foi o único que sobreviveu à 2ª Guerra Mundial – agora está no Museu de Submarinos da Marinha Real do Reino Unido.

Você sabia que até 160 pessoas podem chegar a viver em uma embarcação dessa? Esses tripulantes costumam fazer apenas três viagens longas em um período de dois anos. O tripulante de um submarino deve aprender a dividir seus escassos metros quadrados com muito mais gente do que quem não vive debaixo d’água. Mas porque as camas são conhecidas como caixões? Por um simples fato: para quem não mora nas profundezas do mar, uma cama normal mede 90 cm x 190 cm. Por outro lado, a cama de beliche em um submarino mede 60 cm x 180 cm. Dá para acreditar?

Em entrevista dada a BBC, Charlie Neve afirmou que muitas pessoas tinham ‘sonhos de caixão’ em seus beliches. Por que será!? Uma regra importante nos submarinos é que tudo, na medida do possível, deve ter um uso duplo. Por exemplo, os tubos dos mísseis fazem o papel da geladeira, mantendo geladas as latas de bebidas.

Já os beliches de três lugares, são colocadas nas paredes dos corredores e o espaço livre se limita às áreas principais do submarino e as reservadas para o equipamento. Apenas uma cortina fina separa quem dorme de quem trabalha.

sunmarino2

A comida enlatada é uma das opções de alimentos para os tripulantes, pois tem fácil armazenamento. É claro que adaptar-se à vida em um ambiente tão pequeno, e dividido com muitas pessoas, é necessário organização. Ou seja, os que são naturalmente mais organizados se adaptam melhor que os desorganizados. E tem mais! O processo de treinamento da Marinha britânica costuma eliminar os candidatos que são “patologicamente bagunceiros”.

E aí, você quer morar em um submarino? Deixe seu comentário! 

Escreva Um Comentário