Como é considerada uma vida sexual “normal” segundo a ciência?



Toda pessoa em idade adulta, chega a um certo momento da vida que já deve ter se perguntado se tem uma vida sexual normal, se está dentro dos padrões do que se considera normalidade, e está é uma preocupação comum entre várias pessoas. A psiquiatra Carmita Abdo coordenou uma pesquisa patrocinada por um laboratório americano sobre a sexualidade brasileira, para o Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo. Foram entrevistados três mil homens e mulheres com idade entre 17 e 70 anos, de todas as classes sociais.

Na pesquisa, descobriu-se que a média de relações do brasileiro é de três vezes por semana. Ou seja, um homem brasileiro com 60 anos, que tenha relações sexuais todos os dias, pode ser considerado “anormal”, levando em conta os padrões estatísticos sobre a sexualidade. Porém, esse homem de 60 anos não é considerado doente, pois nem sempre o que não é normal não é saudável. Se uma pessoa faz sexo uma vez por semana ou uma vez por mês e se sente bem e satisfeita, não existe qualquer problema. Podemos dizer que o que não é normal é o que causa transtorno, frustração e sofrimento patológico.

003

Mas afinal, o que é uma vida sexua, normal?

Pesquisas recentes do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), mostraram que cerca de 8% das mulheres e 2,5 dos homens são assexuais, ou seja, não sentem necessidade de fazer sexo. De acordo com o Jornal de Psicologia e Sexualidade dos Estados Unidos, cerca de 3% dos homens e mulheres também não sentem desejo sexual.

De acordo com pesquisas da publicação dos Indicadores Sociais e Arquivos do Comportamento Sexual, dos Estados Unidos, a maior parte das pessoas faz sexo de 1 a 3 vezes por semana (40%). Cerca de 28% mantêm relações de 1 a 2 vezes por mês, 11% faz uma vez por semana e 18% já ficaram 1 ano sem sexo. Segundo a pesquisa Mosaico Brasil, a média dos brasileiros (entre 18 e 70 anos) é de 3 relações sexuais por semana.

Qual tipo de sexo as pessoas mais fazem e quanto tempo dura?

002

Outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, com 2 mil voluntários de 18 a 59 anos, perguntaram que tipo de penetração eles experimentaram na última vez em que fizeram sexo. A penetração vaginal foi a preferida de 86% das mulheres e 80% dos homens. Dentre os entrevistados, 67% das mulheres e 80% dos homens disseram ter feito sexo oral, enquanto o sexo anal foi praticado por 3,5% das mulheres e 9% dos homens.

Segundo uma pesquisa online realizada no Canadá e nos Estados Unidos, apesar das mulheres homossexuais relatarem fazer sexo com menos frequência que homens gays ou casais heterossexuais, podemos aqui retratar um caso onde “menos é mais”. Elas relatam que suas relações sexuais duram de 30 a 45 minutos, enquanto casais heterossexuais ou de homens homossexuais costumam ter relações entre 15 a 30 minutos.

As vezes nós pensamos que a maioria das relações sexuais casuais envolvem pessoas que acabamos de conhecer. Mas na verdade, o sexo ocorre em vários tons de informalidade, e ao menos nos EUA, o “ficar” com alguém desconhecido é algo raro, conforme mostra uma pesquisa recente da Universidade de Indiana: 53% dos entrevistados declararam ter relações sexuais com seus próprios parceiros de longa data, 24% com “ficantes”, 12% com “amigos”, 9% com alguém que se acaba de conhecer e 2% com garotos ou garotas de programa.

Apesar da estatística ser ligeiramente diferente no caso de adolescentes e jovens de 20 a 30 anos, os números em geral não mudam em relação a pessoas com até 60 anos de idade.

2

E agora uma duvida que muitas pessoas tem, é normal fingir orgasmo? Bom, o que as pessoas dizem é que apenas as mulheres conseguem fingir a chegada ao clímax. Mas um estudo da Universidade de Kansas revelou que um número relativamente alto de homens, 1 em cada 4, já simulou orgasmos em algum momento das atividades sexuais, enquanto metade das mulheres confessam já ter feito isso. Assim como as mulheres, os homens também declaram que o principal motivo para ter essa atitude é não magoar o parceiro.

O que concluímos com nossa matéria é o seguinte, os brasileiros tem em média 3 relações sexuais por semana, mas o certo é fazer quantas vezes te deixar satisfeito, não existe um padrão para isso, e ainda existem aquelas pessoas que não sentem vontade de fazer sexo. O sexo mais praticado no mundo realmente é o vaginal, mas as pessoas que gostam de sexo oral e anal estão nas estatísticas. A duração de uma relação sexual hétero e homossexual entre homens dura de 15 a 30 minutos, as de mulheres homossexuais de 30 a 45 minutos, mesmo elas tendo relações sexuais com menos frequência. E diferente do que todos nós imaginamos, 1 em cada 4 homens fingem orgasmos, provando que não são só as mulheres tem essa prática.

E aí caros leitores, suas relações sexuais estão “normais” ou não? Comentem!

Escreva Um Comentário