Como desativar efetivamente os comentários no WordPress

Além de desativar comentários nas opções do WordPress, você pode tomar uma medida mais radical: remover o formulário de comentários do tema do blog. Edite o arquivo comments.php do tema. Eu geralmente removo tudo quando quero desativar os comentários num blog WordPress, deixando o arquivo vazio. E ainda procure remover as referências ao include dele no index.php e single.php (alguns temas têm vários outros arquivos).

Se você quer evitar bots de SPAM, pode tomar uma medida extrema, muito radical: apagar o arquivo wp-comments-post.php da pasta raiz do seu WordPress. Esse arquivo é o que recebe e trata os dados dos comentários enviados. Sem ele, é impossível comentar – a menos que se insira os comentários usando queries SQL diretamente, mas num site razoavelmente seguro isso seria impossível.

Remover comentários para que? Geralmente são bons, e ainda geram mais textos para o Google indexar… Mas às vezes são indesejáveis. O motivo cada um deve ter o seu, em algumas páginas institucionais por exemplo, pode-se desativar os comentários. Sites com cara de estáticos, mas que usam o WordPress… Ou ainda caso seu site esteja recebendo muito SPAM com comentários automáticos, o que só prejudica o desempenho do seu servidor.

Se não quiser que o wp-comments-post.php retorne um erro 404 por deixar de existir, você pode deixar o arquivo vazio.

Pelo que percebi isso não altera em nada o funcionamento do WordPress em si, ou seja, pode fazer tranquilo. Se você se arrepender, pode restaurar o arquivo extraindo-o do zip da mesma versão do WordPress.

Escreva Um Comentário