Bola de fogo explode no Atlântico ‘do lado’ do Brasil

Você pode até não ter percebido, mas o maior meteoro visto nos últimos três anos caiu muito perto do Brasil. Divulgado somente nesta semana, o evento ocorreu no último dia 6 de fevereiro.

Ao se queimar na atmosfera, a rocha espacial liberou nada menos do que o equivalente a 13 mil toneladas do explosivo TNT. Seu choque com o planeta aconteceu sobre o oceano Atlântico.

boladefogo1

De acordo com especialistas, esse é o evento do tipo mais grandioso registrado na Terra desde 2013. O último referido por eles é a queda de um meteoro na Rússia que liberou o equivalente 500 mil toneladas de TNT.

Na ocasião da queda na Rússia, mais de mil pessoas terminaram feridas. Já na queda atual, próxima ao Brasil, ninguém se feriu — principalmente pelo fato de que a rocha caiu em um ponto “morto” do Atlântico.

boladefogo2

O “tiro de raspão” ao qual se referem os especialistas aconteceu a cerca de mil quilômetros da costa brasileira. O acontecimento foi listado pela própria Nasa, mas sem muito alarde.

A agência espacial dos Estados Unidos estima que, anualmente, cerca de 30 pequenos asteroides como esse entram na atmosfera terrestre. Eles medem entre 1 e 20 metros e geralmente caem no oceano, em áreas completamente desabitadas — e até por isso passam desaparecidos.

Escreva Um Comentário