Baiano de 17 anos tira maior nota registrada no Enem em Matemática



Ele divide o recorde histórico com o piauiense Vitor Rebêlo, 18, que conquistou o mesmo escore de 1.008,3 pontos.

O baiano Leonardo Rigo, 17 anos, é um dos estudantes que obtiveram a maior nota de Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele teve um escore de 1.008,3 pontos. Até o momento, ele divide o recorde histórico com o piauiense Vitor Rebêlo, 18, que conquistou o mesmo escore.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota foi a maior já registrada na história do exame — na edição anterior, o máximo ficou em 973,6. Para a pasta, a tendência de aumento no desempenho em Matemática comprova a melhor qualificação dos participantes — a pior nota foi de 280,2.

Para a mãe do estudante baiano, a psicanalista Soraya Carvalho, o sucesso de Leonardo vem da facilidade em deduzir fórmulas e interpretá-las. “Ele sempre foi um excelente aluno em Matemática. Tem facilidade em Física e Matemática, que são as melhores disciplinas para ele”, contou Soraya.

Aluno do Colégio Oficina, o estudante ainda conseguiu um bom desempenho na prova de Redação, com 980 na pontuação. Neste ano, o Enem trouxe como tema, a violência contra a mulher. “Eu sabia que ele escrevia bem, mas não que quase fecharia a prova de Redação. Foi uma surpresa”, afirmou.

Mesmo que Matemática seja motivo de dor de cabeça para alguns, a  mãe conta que estudar  para as provas no Enem após a escola não fazia parte da rotina do filho, que preferia apenas focar a atenção nas aulas. “Eu ficava preocupada com isso e chamava a atenção dele direto, porque não via Leo envolvido nesta rotina fixa de estudo em casa”, ressaltou.

“Ele me dizia que Matemática não se estuda, que bastava prestar atenção nas aulas e que tanta preocupação de minha parte era desnecessária”, completou Soraya. Segundo ele, o filho deve estudar Engenharia. “Ele não decidiu ainda qual o ramo específico, mas quer ser engenheiro”.

baiano nota maxima no enem1

Para quem ainda não consultou o boletim do Enem, as notas estão disponíveis desde anteontem no site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar é preciso ter em mãos o número do CPF e fazer o login em enem.inep.gov.br/participante/.

Para os alunos treineiros — que ainda não concluíram o ensino médio — a nota só será divulgada no dia 8 de março. O resultado do Enem será utilizado na disputa por vagas em universidades públicas, onde   a partir de amanhã o MEC abre a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016.

Serão 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior em todo país, que já podem ser pesquisadas no site sisu.mec.gov.br/cursos.

Escreva Um Comentário