Além da selfie: dicas para ter um olhar mais criativo em suas fotografias

As fotos têm o poder de transmitir diversas sensações e despertar a atenção das pessoas para questões importantes. Mas para gerar impacto, o fotógrafo, profissional ou amador, precisa ter um olhar diferenciado, transformando o simples em algo realmente incrível. Atualmente, a selfie – foto tirada pela própria pessoa – é o estilo mais comum de fotografar, seja em viagens, em casa, comemorações, etc. A facilidade em fazer esse tipo de registro, acaba limitando as possibilidades de obter fotos mais criativas, que representam a identidade de cada fotógrafo.

fotografia2

Então, que tal inovar em tempos de selfie e ter um olhar mais criativo ao fotografar, e ainda tornar seu perfil social um sucesso? Para te ajudar, o Blog eMania listou algumas dicas que farão você ter fotos mais criativas e originais até de lugares pouco atraentes. Confira:

Inspire-se, sempre!
Tem dias que você já acorda inspirado e até do simples café da manhã consegue fazer uma foto incrível. Mas dias assim não são muito comuns, então, é importante buscar referências de ensaios ou perfis nas mídias sociais de fotógrafos e apaixonados por fotografias, pois eles te ajudarão a extrair um olhar diferenciado do dia a dia. Filmes, livros, videoclipes, séries e músicas transmitem muitas emoções, por isso, são, também, ótimas formas de inspiração para suas fotos.

Ousadia é a palavra
Para ter boas fotografias, criativas ou não, é preciso seguir algumas regras como encontrar a luz ideal ou configurar o obturador e o diafragma, por exemplo. Porém, a ousadia pode ser o que faltava para você conseguir um olhar mais criativo em suas fotos.  Brinque com a perspectiva e você terá imagens pelo menos engraçadas. Pensar na composição dos elementos também faz a diferença. Por exemplo, ao colocar um objeto que queira destacar em primeiro plano, desfocando o fundo, você certamente conseguirá uma fotografia com características mais profissionais e personalizadas.

Flash: um aliado e tanto!
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando usar o flash fotográfico em suas fotografias, ele é um dos equipamentos fotográficos mais importantes. Além de iluminar o ambiente, você pode usá-lo para criar sombras em suas fotos. Para isso, basta mudar o posicionamento da luz para as laterais, mais alto ou mais baixo, e note como as sombras se comportam e escolha a sua favorita.  Para destacar uma pessoa ou objeto em fotos feitas em ambientes externos, por exemplo, você pode balancear a potência do flash com o tempo de abertura do obturador, assim diminuirá a influência da luz do sol no restante da imagem, destacando a pessoa ou o objeto.

E para quem quer deixar o celular de lado e fotografar com a câmera digital , uma outra dica interessante para inovar em suas fotos é usar a velocidade do disparo do flash para borrar a imagem com a velocidade do obturador lenta. Esse recurso é muito usado em fotos de baladas, quando as luzes da pista ficam borradas e as pessoas continuam nítidas.

Pense e depois fotografe
O impulso nos leva a fazer inúmeras fotos, praticamente iguais, que causam uma certa frustração quando a pessoa vai rever as fotografias para selecionar a melhor. Por isso, é importante pensar como ficará aquela imagem com os recursos disponíveis, o que dá para mudar e qual o seu objetivo. Depois, se atente para ver se a câmera DSLR está configurada corretamente, se a iluminação está boa e se o enquadramento e o ângulo estão bonitos, afinal, todo detalhe é importante.

Escreva Um Comentário