A origem do Thanksgiving – Dia de Ações de Graça

Com certeza você já reservou a data de 24 de novembro em seu calendário para o famoso dia festivo americano chamado Thanksgiving. Mas você conhece a história que levou esta nação a adotar um dia especial para celebrar a “fartura” de comida na companhia da família e amigos?

No início

O feriado de Thanksving (“Ação de Graças”) foi proclamado pelo presidente Abraham Lincoln em 1863, durante a Guerra Civil. O presidente pedia na declaração que o país refletisse nesse dia, e que todos rezassem pelas pessoas que foram afetadas pela guerra civil que atingiu os Estados Unidos entre 1861 e 1865. No entanto, a origem da celebração de Ação de Graças vem muito antes da guerra civil, sendo o primeiro Thanksgiving realizado no ano de 1621.
Mayflower

 

Em setembro de 1620, o navio Mayflower deixou a Inglaterra com 102 passageiros a bordo. Esses passageiros, hoje conhecidos como peregrinos, tinham como destino os Estados Unidos, o “Novo Mundo” que lhes permitiriam praticar as suas crenças livremente, sem a perseguição que sofriam no Reino Unido. A viagem pelo Atlântico durou mais de três meses, e os peregrinos chegaram ao seu destino final no meio de um inverno muito rigoroso.

Por causa do frio extremo, os peregrinos resolveram morar no barco até que a estação terminasse, mas as condições em que viviam eram terríveis. Durante aquele inverno, metade da tripulação do Mayflower não sobreviveu ao escorbuto, às doenças contagiosas e ao frio que acometeu o grupo. Em março, os pereg r i n o s sobreviventes finalmente se mudaram para a terra firme, e lá receberam a visita surpreendente do índio Squanto, da tribo Pawtuxet. Squanto falava inglês fluente, pois havia sido sequestrado por um capitão inglês e vendido como escravo, antes de fugir e voltar para sua terra natal em uma expedição exploratória.

O nativo trouxe a salvação ao grupo de peregrinos – ainda enfraquecidos devido ao inverno brutal. Squanto os ensinou como cultivar frutos que cresciam na América, como pescar e como encontrar comida nas florestas. Ele também ajudou os colonos a criar uma aliança com os Wampanoag, uma tribo local. Essa aliança perdurou por mais de 50 anos e foi uma das únicas convivências harmoniosas entre colonos e nativos.

Origens do Thanksgiving

No outono de 1621, os peregrinos colheram com sucesso a sua primeira safra de milho, feijão e abóbora. Os colonos organizaram uma grande festa em novembro daquele ano para celebrar o ótimo resultado que tiveram na plantação. A celebração – hoje conhecida como o primeiro Thanksgiving – representava o agradecimento a Deus por tê-los guiado durante aquele ano, e marcava a apreciação que os peregrinos tinham a ajuda oferecida pelos índios. A festa durou três dias, e foi celebrada pelos colonos e também pelos nativos, que foram maioria no evento. O banquete histórico foi preparado com tradicionais temperos indígenas, e ofereceu peixes, frutas, milho, feijão e muito mais. Até hoje não se sabe se o famoso peru foi realmente servido na primeira festa de Ação de Graças.

Obtendo ainda mais êxito nos anos que vieram, os peregrinos continuaram a tradição da Thanksgiving, sempre agradecendo a Deus pelo sucesso e graças atendidas. No decorrer dos anos, essa tradição se enraizou na sociedade americana, e hoje faz parte da cultura dos Estados Unidos, sendo um feriado tão importante quanto o Natal. Além de ser uma oportunidade de refletir por todas as benções alcançadas, essa data também é vista como um feriado que deve ser celebrado em família.

Escreva Um Comentário