9 destinos imperdíveis para curtir o Carnaval no Brasil

Que brasileiro adora um feriado e uma festa, isso não é novidade. Chega fevereiro e todo mundo está de malas prontas para curtir o Carnaval em algum lugar bacana. Mas onde? Listamos abaixo 9 dos melhores lugares no Brasil para curtir o Carnaval 2016.


Se tem uma data que todo brasileiro gosta de programar e pensar em como vai curtir, essa é o Carnaval. Os quatro cinco ou dias de feriadão são a desculpa perfeita para se jogar na folia e, de preferência, viajar para um lugar bacana. Mas como escolher onde passar o Carnaval?

Felizmente, não faltam boas opções de cidades no Brasil que capricham na programação de Carnaval – de desfiles oficiais e blocos de rua até festas em clubes e raves na praia! A seguir, a gente lista 9 destinos no Brasil para aproveitar o Carnaval 2016 – de 5 a 9 de fevereiro – com estilo.

Carnaval de Salvador (Bahia)

Brazilian-Carnival-1

Na Bahia, como de praxe, a festa não tem hora para começar ou acabar. Por isso, tem Carnaval praticamente durante o ano todo em Salvador. Mas é no final de janeiro que a coisa esquenta, e os trios elétricos começam a ocupar os circuitos oficiais.

O axé, claro, é o ritmo que domina a festa, com seus ícones máximos no topo do trio – Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudinha Leitte, Chiclete com Banana, Margareth Menezes etc. Mas sobram variações e experimentos com outros ritmos musicais e convidados de outras vertentes – de David Guetta a will.i.am, muitos gringos também já passaram pela capital baiana durante o Carnaval de Salvador.

Quem pode bancar o abadá, fica do lado de dentro da corda e segue a festa de perto, no meio da multidão. Quem não pode ou não quer, brinca na “pipoca” e, na maioria das vezes, curte a folia tanto quanto. Use um tênis confortável, protetor solar e muita água, e a diversão está garantida.

Carnaval de Olinda & Recife (Pernambuco)

Brazilian-Carnival-2

Outra boa pedida no Nordeste, é a dobradinha Recife-Olinda, em Pernambuco. O ambiente por lá é mais informal e descontraído, ainda que bastante movimentado. Mas com uma diferença essencial do Carnaval de Salvador: é tudo de graça!

A dica é curtir os blocos de Carnaval durante o dia em Olinda, a simpática cidade colonial considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Afinal, como resistir aos gigantes e mundialmente famosos bonecos de Olinda que arrastam multidões pelas ruas da cidade?

Quando o sol se por, rume para a capital (menos de uma horinha de distância) e se jogue no frevo e maracatu. As opções de blocos de rua são muitas, mas não dá pra deixar de conferir o Galo da Madrugada, simplesmente o maior do mundo, com quase 2 milhões de participantes, e devidamente registrado no livro Guinness.

Carnaval de São Luiz do Paraitinga (São Paulo)

Brazilian-Carnival-3

Onde? Sim, questionar-se sobre onde fica São Luiz do Paraitinga não é nenhum crime. A tranquila cidadezinha de 10 mil habitantes do Vale do Paraíba pode não estar entre os principais destinos turísticos do Brasil, mas é no Carnaval que sua popularidade cresce espantosamente.

A “culpa” de tamanho sucesso é das marchinhas. A cultura carnavalesca da cidade é conhecida por valorizar esse tipo tradicional de música, e os moradores dedicam-se o ano todo para compor novos temas para o período de folia.

O clima é totalmente família, e o belo centro histórico da cidade merece uma visita mais demorada. Fora isso, o município fica a uma hora de Ubatuba, a joia do litoral paulista. Então fica a dica: relaxe durante o dia curtindo a praia e à noite siga para ferver com os blocos de Carnaval de Paraitinga.

Carnaval em Florianópolis (Santa Catarina)

Brazilian-Carnival-4

Democrático e sem preconceitos, o Carnaval em Florianópolis é conhecido pelo clima descontraído e por ter atrações para todo tipo de público.

No centro da cidade, acontecem shows gratuitos de nomes badalados da musica nacional como Anitta e Sorriso Maroto, além dos inúmeros blocos de rua e festas nos clubes da cidade, que focam em desde a velha guarda até a comunidade LGBT.

Nada mal também poder curtir o Carnaval na praia. Basta escolher uma das 42 praias da cidade e, além de curtir as belezas naturais, poder se jogar em uma das inúmeras festas que acontecem na maioria das praias, com direito a presença de alguns dos DJs mais famosos do mundo.

Carnaval de Manaus (Amazonas)

Brazilian-Carnival-5

A viagem pode ser longa (dependendo do local de partida), mas curtir o Carnaval de Manaus é testemunhar um dos mais ricos regionalismos brasileiros.

A começar pelo monumental desfile das escolas de samba que competem no Centro de Convenções de Manaus (ou Sambódromo), considerado o maior do Brasil, com capacidade para receber um público de 100 mil pessoas.

Pelas ruas da cidade, mais de 100 bandas se apresentam, com frevo, samba e marchinhas com sátiras políticas. Mas nada mais regional do que apreciar o “Carnaboi”, evento que reúne escolas de samba do grupo especial, artistas dos bumbás Garantido e Caprichoso e os Bumbás de Manaus, que realizam shows simultaneamente em várias zonas da cidade.

Carnaval em Ouro Preto (Minas Gerais)

Brazilian-Carnival-6

Durante o resto do ano, a bela arquitetura barroca costuma o ser o principal atrativo para os visitantes de Ouro Preto. Mas no Carnaval, a cidade vira hit absoluto entre os jovens foliões.

Graças, sobretudo, aos estudantes universitários que formam a maioria da população do município e que vivem em repúblicas. Praticamente todas as 300 repúblicas organizam suas próprias festas de Carnaval, então dá pra ter uma ideia da vibe, digamos, festiva que toma conta da cidade todo mês de fevereiro.

Os turistas compram pacotes que incluem bebida ilimitada, acomodação em colchonetes, segurança 24 horas e festas a semana toda. Festas essas que não raro saem das repúblicas e se estendem pelas ruas da cidade, onde se misturam aos tradicionais blocos de carnaval, entre eles, o Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo do Brasil (ativo desde 1867!).

Carnaval em Diamantina (Minas Gerais)

Brazilian-Carnival-7

Outro destino bastante popular para curtir o carnaval de rua em Minas Gerais (a 400km de Ouro Preto), mas com uma atmosfera um tanto mais familiar.

Logo cedo, os blocos “caricatos” dão o tom bem humorado do início das festividades, seguido pelas tradicionais bandas de percussão Bartucada e Bat-Caverna, na Praça do Mercado Antigo. É lá que acontecem shows gratuitos de nomes conhecidos da música brasileira, como Jota Quest e Biquini Cavadão.

A folia toma conta das ruas dessa cidade histórica, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, e a qualquer hora do dia e da noite tem algum bloco de rua ou banda fazendo festa. E o melhor: não se paga nada para juntar-se à diversão.

Carnaval do Rio de Janeiro

Brazilian-Carnival-8

Esqueça a Marquês de Sapucaí. O verdadeiro carnaval do Rio de Janeiro está nas ruas: uma festa popular e democrática de verdade, e que não cobra um centavo por isso.

São cerca de 500 blocos de carnaval diferentes tomando conta dos quatro cantos da cidade. A diversão começa logo cedo (desde as 8h da manhã). Então a dica básica é garantir um café da manhã reforçado, caprichar na fantasia (incluindo o tênis mais confortável) e no protetor solar, e sair em busca dos seus blocos de rua preferidos.

Vale tentar montar um itinerário e seguir as melhores rotas. Vários blocos de rua incluem as orlas de Ipanema, Leblon e Copacabana – então eis a desculpa ideal para dar um mergulho e se refrescar-se do calor escaldante carioca. Nada melhor do que passar o carnaval na praia, não é mesmo?

Escreva Um Comentário