9 coisas que a escola te ensinou e você não percebeu

High school students using digital tablet at lockers

A escola, ou colégio, é um lugar que divide muitas opiniões. Alguns amam este lugar e as vezes passam a maior parte do dia dentro dela apenas por opção, outros simplesmente odeiam e não veem a hora do sinal tocar para finalmente irem para casa. Porém, uma frase é repetida muitas vezes por qualquer pessoa de ambos os grupos: eu não aprendi nada com a escola.

Aposto que você já deve ter reclamado várias vezes e nessas várias reclamações, deve ter utilizado essa frase, mas isso é total mentira. Tente pensar um pouco em várias coisinhas que você passou na escola e quando menos perceber vai ter uma lista de ensinamentos que provavelmente só poderia ter aprendido na escola.

separamos 9 coisas que a escola te ensinou e você não percebeu:

1- Ser inteligente não te torna especial

escola

Quando estamos convivendo com várias pessoas que tem o mesmo objetivo, é muito difícil se destacar. Mesmo que você seja inteligente, podem existir outras várias pessoas que são tão inteligentes quanto você. Isso serve principalmente para aquelas crianças que sempre eram parabenizadas por tudo que faziam em casa e que acham que via ser igual durante toda a vida.

Se quiser se destacar, vai precisar ser melhor em várias coisas para finalmente conquistar o lugar que tanto quer.

2- Respeitar as diferenças

escola

Apesar de algumas vezes não funcionar, isso é muito ensinado na escola. São feitos vários eventos para conscientização das crianças e também várias conversas em classe para formar uma opinião que seja menos preconceituosa possível. Se não lembra, podemos citar vários eventos que aconteciam, como por exemplo o Dia da Consciência Negra ou mesmo o Dia do Índio.

3- Provavelmente aprende as primeiras coisas oficiais sobre sexo

escola

É justamente nesse lugar onde você aprende matemática e português que você tem suas primeiras aulas de educação sexual. Todo mundo morre de vergonha quando o professor ou a professora de ciências chega para falar desse assunto tão delicado para jovens adolescentes. Obviamente muitas pessoas já tiveram outras informações antes da aula, mas como as informações são “confiáveis”, já que vem de um professor, você aprende muito mais.

4- Preservar o meio ambiente

escola

Se você é daquelas pessoas que fica extremamente irritada quando vê alguém jogar uma garrafinha de água da janela do carro, pode saber que sua escola foi uma grande influenciadora desse seu pensamento. Como o item 2, ela para a escola para falar sobre esse assunto e por conta disso muitas pessoas ficam indignadas quando veem um bueiro entupido ou uma garrafinha “caindo” de um carro.

5- A importância de prazos

escola

Sempre temos prazos para serem respeitados na escola e se hoje você tenta no máximo respeitar algum prazo no trabalho ou com os seus amigos, e fica extremamente chateado quando não consegue cumprir um prazo, agradeça a sua escola. Elas te preparam para a vida e em muitos momentos da vida somos obrigados a respeitar prazos para que tudo dê certo.

6- Pessoas que não são boas alunas são legais até a hora do trabalho

escola

Em toda escola e colégio temos aquela pessoa que é um verdadeiro desleixado que é muito popular e não gosta nada das obrigações com a escola. Todos gostam dele, até a hora em que se precisa fazer grupos. Ele simplesmente não é escolhido por ninguém e acaba ficando no grupo das pessoas que se parecem com ele.

Esse ensinamento funciona perfeitamente quando crescemos, já que o mundo não gosta de pessoas que podem te levar para baixo ou que não são competentes.

7- Você deve ser forte

escola

Em vários momentos na escola você tem que provar que é alguém forte e não vai cair na bobeira de reprovar. Principalmente no final de semestre, onde tudo acumula e você tem que esquecer tudo em sua volta para focar apenas nos estudos. Tudo isso para mostrar que a vida também não vai ser fácil.

8- Conviver e trabalhar em grupo

escola

Pode parecer piada, mas sim, a escola te ensinou. Com vários trabalhos e brincadeiras em grupo para você se acostumar com a vida em grupos. Existem poucas profissões onde você não depende de nenhuma outra pessoa para fazer o seu próprio trabalho.

9- Contas e mais contas

escola

Obviamente aquela velha história de que nunca vamos usar a formula de bhaskara é verdade, se você não for para um curso de exatas, mas quase todas as outras contas serão utilizadas em vários momentos. Principalmente quando vai ao supermercado ou mesmo vai fazer aquela conta triste com o seu salário.

Bônus: pessoas bonitas se dão bem

escola

Infelizmente é isso que acontece em quase todo lugar e em quase todas as situações. Elas acabam se dando bem em várias coisas e isso provavelmente não vai mudar tão cedo.

E aí, você concorda com algum desses itens? Faltou algum? Comenta aí.

Escreva Um Comentário