8 personagens mais cruéis do folclore brasileiro

O folclore brasileiro é rico em personagens. Cada personagem tem uma história, uma lenda que explica sua origem e suas raízes. Hoje falaremos sobre os personagens mais assustadores criados pelo folclore brasileiro. Mas se você acha que vai ler sobre Mula-sem-cabeça, Cuca ou Lobisomem, espere para conhecer personagens dos quais você provavelmente nem ouviu falar.

O folclore brasileiro tem várias manifestações em várias regiões. Temos as Congadas, Cavalhadas, Bumba-meu-boi, Folia de Reis etc. Cada uma dessas festas é a manifestação da cultura de uma região. Cada região tem seu folclore e suas lendas. Existem personagens que são mais conhecidos no Nordeste e personagens que são mais populares no Norte.

1- Corpo-seco

corpo_seco_com_fundo_by_afonsinhoneto-d48g98o

Corpo-seco é uma espécie de assombração que persegue as pessoas nas estradas. A lenda conta que, quando vivo, ele era um homem que só fazia maldade, prejudicava e maltratava até a própria mãe. Quando morreu, ele foi rejeitado pela terra e passou a viver como uma alma penada.

 

2- Pisadeira

psd

A Pisadeira também é uma assombração. Dizem que, quando as pessoas vão dormir com o estômago muito cheio ela aparece na madrugada. Uma velha de chinelos que pisa na barriga das pessoas para causar-lhes falta de ar.

 

3- Bradador

tumblr_nk3kevLAcU1s0wehco3_1280

Este é um personagem popular nos sertões de Santa Catarina, Paraná e Minas. Sua lenda é similar à do Corpo-seco. Ele é uma alma rejeitada pela terra que atravessa os campos correndo e soltando berros altos, intermitentes e horríveis. Ele costuma aparecer nas sextas-feiras, depois da meia-noite e só poderá descansar quando cumprir sua sina.

 

4- Gorjala

20151030_214303

Segundo a lenda, o Gorjala é a alma de um ex escravo faminto. Um gigante negro, com um olho só, de boca escancarada que caça homens e os devora a dentadas. Ele habita as serras e penhascos do Ceará.

5- Labatut

Colagem do Picnikdffd

Labatut é um monstro do folclore do sertão nordestino. Ele tem o corpo coberto de pelos, pés redondos, mãos compridas, cabelos longos e desgrenhados. Tem um olho só e possui presas como a de elefantes. A lenda conta que ele vive no “fim do mundo” e percorre as cidades durante as noites afim de saciar sua fome por carne humana. Qualquer sussurro é o suficiente para Labatut encontrar alguém e devorá-lo.

 

6- Anhangá

Anhanga___a_mae_do_mato_by_regiph

Os registros sobre este personagem encontram-se nas cartas de José de Anchieta, Manuel de Nóbrega e Fernão Cardim, no final do século 16. É a lenda indígena de um espírito das florestas que se transforma no que quiser. Ele se transforma em boi, peixe, pessoa ou macaco ou ainda em um veado branco com olhos de fogo para assustar os que se atrevam a sair à noite.

 

7- Besta Fera

bestafera

Ele é uma mistura de Mula-sem-cabeça e Lobisomem. Bicho grande e peludo com corpo de cavalo e torso de homem (um tipo de centauro). Quando aparece, bate os cascos no chão freneticamente e solta gurnidos horríveis. É uma lenda presente em todo nordeste, principalmente em Pernambuco.

 

8- Cabeça Satânica

HEADHEAD

Descrito como uma cabeça com cabelos compridos que saltita pelo chão, com olhos arregalados e sorriso na boca. Outros descrevem como a cabeça de um cangaceiro com feições rudes, mas sempre sorridente e amedrontador. Chamado também de Cabeça Errante e Besta Fera, esse mito tem raízes em vários povos, sendo mais comum em Alagoas e Paraíba.

Já ouviu falar de outros personagens pouco populares e assustadores do folclore brasileiro? Compartilhe conosco pelos comentários!

Escreva Um Comentário