8 Mitos do seu dia-a-dia que você provavelmente acredita até hoje

Algumas coisas são ensinadas para nós quando ainda somos criança, e nós passamos a vida inteira acreditando nisso até alguém mostrar pra gente que é mentira. Quantos de vocês acreditavam quando criança no mito de que manga com leite faz mal? Ou que deixar o chinelo virado para baixo poderia matar a nossa mãe? Bom, esses são só alguns exemplos de coisas que nós acreditamos quando criança.

Pensando nisso, nós da Fatos Desconhecidos fomos atrás de alguns mitos que as pessoas acreditam até hoje, coisas como esperar a digestão para ir para a piscina e até mesmo que acordar um sonâmbulo pode matá-lo. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com os 8 mitos do seu dia-a-dia que você provavelmente acredita até hoje:

1 – Esperar uma hora para ir para a piscina depois da refeição

001

Sem sombra de dúvidas os seus pais sempre falavam para dar aquele tempo depois da refeição para entrar na piscina, certo? Mas a verdade é que não existe nenhuma correlação entre comer, nadar e o aumento de cãibras musculares ou risco de afogamento. Nossos corpos são perfeitamente capazes de fazer muitas coisas ao mesmo tempo,incluindo a digestão da comida enquanto nadamos. Nadar depois de uma refeição não vai fazer com que você se afogue, a não ser que exista o consumo de álcool envolvido.

2 – Álcool mata células cerebrais

002

Mesmo as pessoas que consomem álcool todos os dias, elas não tem sua células cerebrais “assassinadas” pelo álcool. O alcoolismo pode levar a danos cerebrais através da deficiência da tiamina, uma vitamina B essencial para o nosso cérebro. O álcool tem um efeito sobre o cérebro, é claro, como fala arrastada e funções motoras prejudiciais, mas nunca vai acontecer do álcool matar os seus neurônios.

3 – Os 5 sentidos

10

Todo ser humano tem cinco sentidos, a visão, audição, tato, paladar e olfato, certo? Errado amigos, dependendo da pessoa, ela pode chegar a ter até 21 sentidos. Para começar, o sentido da visão pode ser dividido em dois receptores, cor e brilho. Além disso, os seres humanos ainda tem o senso de equilíbrio e pode sentir a aceleração, quando estamos dentro de um carro, por exemplo. Existe também a sensação de dor, o sentido da posição do nosso corpo e até  o senso de temperatura. Ainda existem outros sentidos que ainda estão sendo discutidos, como o sentido do tempo, pressão, fome, sede, necessidade de urinar e defecar e muito mais.

4 – Acordar sonâmbulos

003

Você já deve ter ouvido falar que não se pode acordar sonâmbulos pois isso poderia prejudicá-los ou até mesmo matá-los, certo? Mas isso não passa de um grande mito, pois o fato de acordar sonâmbulos não pode prejudicá-los. Enquanto eles podem parecer confusos e desorientados quando acordam, a ideia de que isso poderia matá-los não passa de um historinha. Na verdade, os sonâmbulos correm muito mais risco quando não são acordados, uma vez que eles tendem a perder o equilíbrio ou tropeçar nos objetos.

5 – Polígrafos com detectores de mentira

004

O “detector de mentiras” polígrafo é tão popular que é praticamente um ícone cultural, vemos ele nos cinemas, em anúncios publicitários e vários programas de televisão. Quando vemos um polígrafo e seu gráfico em movimento, sabemos que provavelmente a pessoa está mentindo. Esses testes são frequentemente feitos com criminosos, mas a realidade é que o dispositivo polígrafo é extremamente impreciso, e os resultados de um teste não são admissíveis nos tribunais, a não ser que as duas partes concordem.

6 – Açúcar causa hiperatividade em crianças

06

Embora muitas pessoas acreditem nisso, um estudo mostrou a correlação entre o consumo de açúcar e hiperatividade em crianças, e não foi observada nenhuma diferença em crianças que receberam dietas sem açúcar e crianças com dietas ricas em açúcar. Bom, todos nós sabemos que realmente o açúcar pode fazer muito mal para a saúde, e que devemos sempre tentar consumir a menor quantidade de açúcar, mas essa lenda de que o açúcar deixa as crianças hiperativas não passa de uma grande mentira.

7 – A Grande Muralha da China é vista no espaço

07

Se vocês ainda não sabem, a Grande Muralha da China é frequentemente citada como a única coisa feita pelo homem que é visível do espaço a olho nu. Esta afirmação existe desde 1930 (antes de existirem missões espaciais), e isso não passa de uma grande mentira. A verdade é que você não pode ver a Muralha da China até mesmo de uma órbita baixa da Terra. Outras coisas feitas pelo homem como a Grande Pirâmide de Giza, as grandes cidades, estradas, pontes, as estufas de Alméria, nenhuma delas podem ser vistas do espaço.

8 – Os seres humanos usam apenas 10% do cérebro

sa

A história é que a maioria dos seres humanos só usa uma pequena porção do cérebro, geralmente uma porcentagem de 10%. A verdade é que os seres humanos usam todo o cérebro o tempo todo. Imagens de ressonância magnética mostram que todas as partes do cérebro estão quase sempre ativas, inclusive durante o sono profundo.

E aí amigos, já sabiam que todos esses mitos são falsos? Comentem!

Escreva Um Comentário