8 Lições que você devia aprender com as crianças

As crianças são poços de candura e encantamento. A pureza existente nesses pequenos seres de luz é capaz de influenciar os mais brutos seres. Claro que as crianças também são travessas e levadas, fazem bagunças, brincam, fazem birras e, muitas vezes, nos tiram do sério.

O importante é que no final das contas nós, adultos, acabamos por aprender muito mais com elas do que elas com a gente. É evidente o que as atitudes de crianças tem demonstrado ao quatro cantos do mundo, ainda mais com o advento da internet, que proporciona maior interação e facilidade de acesso ao ensinamentos que esses pacotinhos de amor nos mostram.

De um modo geral, como será que as crianças podem nos ensinar? O que será que podemos apreender com as atitudes delas? Lembramos que não estamos aqui para julgar, impor, nem emitir opiniões, apenas temos o intuito de informar. É totalmente compreensível que existem pessoas que não se dão tão bem com crianças como outras, de qualquer maneira, nos destinamos àqueles que se identificam.

1. Não desistir

01

Observe uma criança, principalmente os bebês que estão aprendendo sobre formas geométricas e etc., é fato que quando estão brincando, consequentemente aprendendo, não desistem até conseguirem seu objetivo. Crianças são insistentes e se esforçam (mesmo que através de birras) para conseguirem o que querem.

2. Ter coragem, se arriscar

02

Complementando o item acima, é preciso ter coragem para encarar as dificuldades da vida. E se acha que a vida de uma criança é fácil, muito se engana. A grande diferença é que elas não possuem o senso do certo e errado, o que as fazem não se sentirem bobas ao tentarem algo. E essa é uma das maiores lições que podemos tomar com elas, nos livrarmos de algumas amarras sociais e não ter medo.

3. “Carpe Diem”, aproveite o momento/dia

03

As crianças acordam e vão dormir felizes bem, na maioria das vezes. Isso acontece porque elas não guardam mágoas e não se agarram as coisas ruins que acontecem, apenas momentaneamente. É claro que essa não é uma regra, mas aqui vale ressaltar que a lição que elas nos passam é a não nos apegarmos as pequenas dificuldades e problemas, vivendo intensamente, cada dia.

4. Assim como deve aproveitar as oportunidades

04

Se você aprende a como aproveitar o dia, também é preciso que aprenda a aproveitar as oportunidades. Com certeza você já viu uma criança tentando, ou fazendo, alguma besteira porque viu a oportunidade de fazer. Obviamente, você não vai fazer uma besteira, mas vai saber enxergar as boas oportunidades que a vida oferece.

5. Ter compaixão

Multi-racial children hug eachother

A partir do momento que começamos a crescer, a entender o mundo e a conhecermos as pessoas, também começamos a nos decepcionar, passar por grandes infelicidades e desacreditarmos do ser humano, pelo menos isso é o que acontece com muita gente. Se você é uma dessas, lembre-se que as crianças não costumam guardar mágoas, nem rancor. Elas possuem compaixão pelo próximo.

6. A ser sincero

Father and son sitting on curb

Crianças não tem papas na língua, às vezes, nós adultos nos sentimos um tanto quanto ofendidos quando uma criança faz um comentário indevido mas, na verdade, essa sinceridade é pura e desprovida de preconceitos. Por conta de nossos valores sócio-culturais é complicado sermos 100% sinceros, mas não custa tentar, em alguns casos.

7. Não ter medo de errar

07

Remetendo a alguns dos itens anteriores, quando você vê uma criança que está aprendendo a andar tropeçar e cair, o normal é que ela se levante, muitas vezes sozinha, e volte a andar. Esse ciclo se repete inúmeras vezes até que ela se acostume a caminhar e consiga manter o equilíbrio. E o mais importante, não se envergonham de cair. Essa queda é o erro, e com ele que devemos aprender.

8. Tratam os animais como seus melhores amigos

08

Uma criança maltrata um animal apenas quando lhe é ensinado que deve fazê-lo. Aos adultos, o ódio por animais pode ser muito mais cruel do que imagina, por isso, juntamente com o item cinco, devemos ter compaixão pelos bichinhos e aprender a respeitá-los. Se você não gosta, tudo bem, mas não precisa maltratar física nem psicologicamente o animal.

O vídeo acima mostra uma bela lição que devemos aprender com as crianças, a de compartilhar. Confira e nos conte o que achou.

Bem pessoal, por hora é só. Vocês tem crianças em casa? O que mais acreditam que é possível aprender com essas criaturinhas? Sugestões, dúvidas, comentários? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Escreva Um Comentário