8 fatos sobre o Brasil que os gringos sabem e a gente ainda não

Quando pertencemos ou vivemos dentro de uma realidade, dificilmente conseguimos olhar para ela com um olhar de curiosidade ou de análise crítica e racional.

Um exemplo que ilustra muito bem essa questão, é quando estamos em um relacionamento e não conseguimos perceber o mesmo que as pessoas que estão ao nosso redor, porém de fora, percebem.

Por esse motivo, a troca de informação de culturas é algo tão importante e incrivelmente interessante. Pensando nisso nós aqui copilamos 8 fatos retirados desse olhar estrangeiro sobre nós, e sobre o nosso país. Confira!

1- O Brasil é um bom país para se viver

01

Todos nós sabemos que o brasileiro ainda possui muito do complexo de “país de 3° mundo”. Aqui, o assunto é sempre esse, sobre como o nosso país é terrível e como seria melhor ter nascido ou se mudar para outro local.

Porém nós nos fechamos a acreditar que o mundo lá fora se resume em Europa e América do Norte, ignorando que a grande parte das pessoas que habitam esse mundo, vivem em condições e situações muito, mas muito piores que as nossas.

Por esse motivo, o Brasil é considerado uma ótima opção para Haitianos, Cubanos, Chineses e uma série de outros povos, que conseguem enxergar em nosso país, possibilidade e um lugar propicio para ser feliz.

2- Nosso clima tropical é uma dádiva, e não um defeito de nosso país

02

Frequentemente é possivel escutar por essa bandas, coisas sobre o quão desagradável é o clima de nosso país. Geralmente as reclamações envolvem o calor intenso ou até mesmo que pode estar muito frio, porém imagine só como deve ser viver em um país como a Rússia, onde em 70% do tempo predomina um clima abaixo de 0°, ou na Antártica por exemplo, que além do frio, existe 6 meses do ano que o sol nem se quer aparece.

O clima do Brasil é diversificado, o que garante também uma grande biodiversidade, podemos tirar férias no nordeste aproveitando uma deliciosa praia de mar quentinho, e em seguida partir pro sul, rumo as serras e se aconchegar em frente uma lareira tomando muito chocolate quente. Quer clima mais incrível que esse?

3- Somos mais livres do que imaginamos

03

O brasileiro é um povo que valoriza e muito a sua liberdade, e apesar de sabermos que ainda existe muitos diretos a serem conquistados, nós também não percebemos como somos privilegiado

4- Brasileiro come muito

04

Nós podemos não perceber mas além de possuirmos uma culinária bastante pesada, visto que a carne ou o vulgo churrascos, é o carro chefe de nossas refeições, para muitos estrangeiros, nós também comemos demais.

Tudo bem que nosso caso não é nada comparado ao dos EUA por exemplo, onde grande parte da população se encaixa na categoria de obesos, por outro lado nós também causamos um certo apavoro em quem vem de fora, e não está acostumado a comer assim como nós.

5- É mais fácil fazer amigos aqui, do que em qualquer outro lugar

05

Se você se sente sozinho e com poucos amigos, saiba que se você nascesse em outro lugar do mundo, o seu quadro literalmente seria pior.

Muitas vezes quando nós brasileiros viajamos para fora, vamos com a falsa expectava de que faremos amigos por todos os lugares, e até pode ser que conquistamos alguns amigos, afinal nós tomamos atitudes para isso.

Mas se fosse para depender dos “gringos”, nós voltaríamos tão só quanto fomos.

6- As brasileiras se arrumam demais, e isso nem sempre as deixam mais bonitas

06

Que a mulher brasileira é extremamente vaidosa, isso não é nenhuma novidade, por outro lado, muitas vezes nós mulheres nos perdemos erramos feio ao nos arrumarmos demais.

As mulheres francesas por exemplo são consideradas belíssimas, e a cultura da maquiagem, max colares, e roupas exuberantes não existe no país como predomina aqui. O cabelo natural, o rosto mais limpo e um sorriso mais natural são características muito apreciadas pelos homens de fora, que nós ainda não aprendemos a apreciar por aqui.

7- A culpa da elevada taxa de corrupção também é nossa

07

Não diretamente, mas é bastante óbvio que ao analisarmos o contexto todo, que criou um ambiente propício a corrupção, nós indiretamente somos muito culpados.

O jeitinho brasileiro, funciona como uma pequena escala do que acontece dentro do senado. Os valores que acreditamos é que não existe problemas e burlar uma coisinha aqui, outra ali e por aí vai. Consequentemente está incrustado em nossa cultura esse tipo de desvio ético e moral.

8- Falamos muito alto, e podemos incomodar

Three businessmen sitting in a car

Se você se lembrava apenas dos italianos, quando o quesito era etnia que se comunica exaltando a voz, saiba que nós também somos listados nessa!

Para os chineses por exemplo, o brasileiro pode ser considerado completamente sem noção, e olha que isso acontece em todos os ambientes, como dentro do ônibus, em uma reunião de trabalho no jantar em família e etc.

E então queridos leitores, quais outros itens vocês encaixariam nessa lista? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.

Escreva Um Comentário