7 sinais que você está começando a entender sobre política

A política brasileira funciona basicamente dessa forma: é necessário participar de um processo político (eleições) para que uma pessoa assuma o poder de representante do povo. Além do que, no Brasil, o voto é obrigatório. A questão é que grande parte dessas pessoas não fazem a mínima ideia do que se trata a política. Por onde começa, para que serve, o que faz, para onde vai.

E, não apenas, não conhecem seus próprios representantes (que convenhamos, são muitos) e menos ainda suas bases políticas. Bem, o Brasil é uma República Federativa presidencialista. Isso quer dizer o seguinte: República porque o Chefe de Estado (presidente) é eletivo e temporário; Federativo porque os Estados possuem autonomia; Presidencialista porque é o presidente quem assume as funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo.

Além disso, o Poder de Estado possui três principais órgãos políticos, conhecidos como três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário . Esses tiveram base em uma obra de Charles Montesquieu (político, filósofo e escritor francês), O Espírito das Leis (1748), onde afirma que “só o poder freia o poder”. Assim, em nosso país o poder Executivo é exercido pelo presidente, o Legislativo pelo Congresso Nacional e o Judiciário pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Resumidamente, o primeiro tem o dever de fazer com as Leis do país funcionem; o segundo é o responsável pela idealização e julgamento das propostas do presidente; enquanto o terceiro, de interpretar leis e fiscalizar o cumprimento das mesmas. Claro que essa é apenas uma pincelada básica sobre o sistema governamental brasileiro.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, pensando nessas pessoas, a redação selecionou essa listinha com 7 sinais que você está começando a entender sobre política.

1 – As diferenças entre poder público e privado

01

Basicamente, estamos vendo quem detém (e/ou deveria) direitos sobre o país. Como econômicos, de segurança, etc. Num embate entre o interesse coletivo e particular.

2 – Quebra de confiança do povo para com o governo

02

O povo brasileiro já não era dos mais confiantes no governo que ele próprio elegeu, porém ainda haviam uma certa crença esperançosa. O grande estopim dessa quebra de confiança aconteceu quando as delações de corrupção se iniciaram.

3 – Divisões políticas

03

Com a situação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o país se dividiu em duas esferas, a favor e contra. Tornando cada vez mais difícil soluções claras e pacíficas, levando-se em consideração que “nenhum dos dois lados está disposto a parar”.

4 – Existem mais de dois lados

04

Apesar de cada indivíduo “escolher” um lado, um impasse acaba se iniciando, pelo fato de que não é “apenas” a disputa entre dois poderes, mas sim a coexistência de maneira coerente entre milhões de pessoas.

5 – Políticos possuem interesses próprios

05

Infelizmente, com a atual posição política de nosso país fica cada vez mais claro e evidente. Aqueles que ali estão para nos representar, na verdade, mais interessados estão em representar a si mesmos e a seus próprios interesses.

6 – É muito importante ter aliados

RG Rui Gaudencio - 16 Junho 2011 - LISBOA - ACORDO MAIORIA para a MUDANCA - lider do psd, pedro passos coelho (e) e o lider do cds-pp, paulo portas na assinatura do acordo político e programatico entre a coligacao do CDS-PP e PSD para o novo governo. encostados a parede - do PSD, manuel rodrigues, miguel macedo e miguel relvas, do CDS, assuncao cristas, luis queiro e pedro mota soares

Por mais que isso vá contra suas convicções, o que temos visto com uma certa frequência são lados opostos se aliando e, cada vez mais, fazendo seu merchan em nome da conquista do poder.

7 – Sempre existirão provas daquilo que você faz/fez

7

Tudo aquilo que você fizer, falar, ou até mesmo pensar, estará registrado. Além do que, tudo que você demonstra de ruim hoje ficará guardado na memória das pessoas (teoricamente).

Pessoal, esses são apenas alguns exemplos de sinais de que você pode estar começando a entender sobre política. Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com alguma dúvida? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Escreva Um Comentário