7 segredos que os açougues escondem de você



Quais são os segredos que os açougues escondem das pessoas? Você já parou para pensar? Aquele lugar é cheio de carnes, câmaras frias e esconde segredos que não são revelados a você pelos açougueiros.

Como será que é feita a limpeza do lugar, dos utensílios de corte, a que temperatura as carnes são mantidas? Confira a listinha que separamos para você de alguns segredos que os açougues escondem de você.

1 – A estratégia de oferta de produtos

MW-CX136_meat_g_20141022103820_ZH

Existe toda uma análise para saber quais os produtos que podem e devem ser oferecidos em um açougue. Eles optam pelo tradicional (boi, frango, porco) e levam em conta se a região possui algum tipo de carne regional, como rã, peixe, carneiro e até animais silvestres.

A intenção é oferecer muita coisa para que o cliente não saia com a desculpa de que os produtos não agradaram ao seu paladar.

2 – O segredo da temperatura para manter as carnes

camara-fria-acougue-01

Existe uma temperatura adequada para conservar as carnes que precisa ser respeitada e os donos de açougue não te contam. Tanto para as salas de desossa e embalagem, quanto na unidade de estocagem e nas vitrines, as peças de carnes são mantidas nas temperaturas entre dois e cinco graus centígrados.

3 – O segredo da higienização dos utensílios

veal-bones

Para poder fazer a limpeza diária das bancadas e vitrines, facas e tábuas de cortar carnes, eles usam água quente a uma temperatura de 85 graus centígrados. Para que compostos desinfetantes sejam usados em um açougue, por exemplo, é necessário o registro e aprovação nos órgãos competentes. Não se pode usar qualquer tipo de produto.

4 – O segredo da cor branca ou rosada na carne de porco

Carne-de-Porco-peças-de-boi-carne-moida-e-fígado-de-boi-1280x720-1024x576

É comum encontrar as peças do porco em uma cor rosa ou em tom mais branco. Mas qual é a melhor? De acordo com o site RD, a carne do porco considerada boa é a que está mais rosada.

A peça que você encontra em tons mais brancos, no açougue, está assim porque ela perdeu um pouco de gosto e está mais seca. A carne de porco tem que estar com temperatura interna de 160 graus e mantida em estado mais fresco possível.

5 – O segredo no atendimento

acougue_310314

Muitos açougueiros utilizam a tática do bom atendimento, da conversa mais informal com o cliente porque existe todo um estudo baseado nisso.

Eles se baseiam em um estudo científico que afirma que um cliente bem atendido consegue influenciar quatro pessoas para comprarem no estabelecimento, enquanto que um outro que é atendido com desinteresse e até grosseria tende a influenciar negativamente cerca de 15 clientes.

Então o atendimento “camarada”, quando você chega no açougue, tem todo um embasamento para trazer mais outros para o lugar.

6 – Não guarde a carne no congelador em embalagens

DSC05767

Você já reparou que as carnes no açougue estão sempre expostas e nunca colocadas em sacolas plásticas como as pessoas fazem em casa? O mais indicado é guardar a carne em uma bandeja e cobri-la com um papel alumínio ou um plástico filme. Se caso for guardar em um plástico, use aqueles em que você pode retirar todo o ar e coloque na geladeira.

7 – O cuidado com o ambiente

1308696233_36551149_1-Fotos-de--Balcao-frigorifico-vitrine-para-seu-acougue-so-com-a-ADMrefrigeracao

Os donos de açougue tomam um cuidado muito especial com seus estabelecimentos. Existem normas para a limpeza do ambiente.

Eles precisam dedetizar a butique de carnes a cada três meses e a limpeza deve ser intensa, em dias chuvosos. Até mesmo o chão do lugar é projetado com pisos que apresentam boa inclinação para o sentido dos ralos(que devem ser sinfonados e com tampa rotativa por dentro).

O que achou destes segredos dos açougues? Mande seu comentário para gente!

Escreva Um Comentário