7 mudanças drásticas que acontecem no corpo da mulher quando ela engravida

Durante a gravidez, mudanças físicas e emocionais tomam conta do corpo feminino. Além das evidentes modificações nas barrigas e nos seios, por exemplo, há uma série de alterações nos sistemas internos do corpo da grávida.

Mais hormônios são liberados durante esse período e mudanças em todos os sistemas do corpo são registradas. A digestão sofre alterações para alimentar o bebê, a respiração e a circulação devem ser mais eficientes para sustentar duas pessoas.

Se você já ficou grávida, com certeza vai se identificar, mas se não passou por isso, vai poder se informar e se preparar para o momento.

1 – Sistema respiratório

1

Como o corpo da mulher grávida precisa de mais oxigênio para manter o corpo saudável e sustentar o bebê, o sistema respiratório aumenta sua capacidade. A frequência respiratória da mulher fica maior, aumentando, por exemplo, a ventilação por minuto nos pulmões.

2 – Sistema circulatório

2

Nas grávidas todo o sistema circulatório sofre alterações. As veias se expandem e o volume de sangue aumentam e a capacidade cardíaca é elevada. A velocidade dos batimentos aumenta durante a gravidez, mas a partir do segundo trimestre a pressão sofre quedas.

3 – Sistema digestivo

3

Por conta do crescimento do bebê dentro do útero, alguns órgãos internos sofrem deslocamento. Estômago, intestino e órgãos periféricos do sistema digestivo, por exemplo, são afetados. Além disso, pode ocorrer aumento da atividade de refluxo.

4 – Barriga

[url=file_search.php?action=file&lightboxID=312777][img]http://www.pascalgenest.com/istock/seriesImages/banners_featuredImages.gif[/img][/url] [url=file_search.php?action=file&lightboxID=312798][img]http://www.pascalgenest.com/istock/seriesImages/banners_women.jpg[/img][/url] abdomen of a  pregnant woman

Claramente, a mudança mais óbvia no corpo da mulher grávida acontece na barriga. Durante o segundo trimestre, a região começa a se expandir e ao fim da gravidez a parte de cima do útero já vai estar próxima da costela. Durante o crescimento da barriga, os ligamentos do útero se expandem e podem provocar dores.

5 – Seios

5

Além da barriga, os seios passam pelas mudanças físicas mais evidentes na aparência da grávida. Eles ficam mais largos e mais macios em razão do aumento de estrogênio e progesterona no corpo. Perto do nascimento, eles vão crescer ainda mais para poder amamentar o bebê. Nessa fase também é liberado o colostro, uma espécia de pré-leite.

6 – Sistema endócrino

6

As mudanças nos hormônios liberados no corpo feminino durante a gravidez são muito intensas. Nessa fase, a placenta também atua como glândula endócrina e ajuda na produção estrogênio e progesterona. O aumento da taxa metabólica também pode provocar sensação de calor no corpo.

7 – Pele

7

Algumas marcas de estria podem aparecer em algumas áreas do corpo por causa do crescimento muscular nessas áreas. Partes como os mamilos e ao redor do umbigo podem ficar mais escuras por conta da atividade hormonal do corpo. Além disso, a mudança da circulação de sangue pode fazer com que as veias passem a se destacar na pele.

Além das mudanças claras, muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo no corpo da mulher grávida. Isso explica tantos altos e baixos sentimentais, tantos desejos e instabilidades. Mas no fim, tudo é recompensado com um bebê, não é mesmo?

Escreva Um Comentário