7 locais para ver a maratona de graça no Rio 2016

Imagine poder assistir uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Olímpicos sem ter que pagar nada por isso. Quem estiver no Rio nos próximos domingos terá essa oportunidade de ouro. Nessas datas, acontecem as provas feminina (dia 14) e masculina (21) da maratona.

Clique na imagem para ter acesso ao mapa interativo.

Percurso da maratona vai cortar ruas do centro e da Zona Sul do Rio

Os 42,195km da prova cortarão as ruas do Centro e da Zona Sul da cidade em disputas que prometem ser emocionantes. Esse pequeno guia se destina àqueles interessados em ver de graça alguns dos maiores corredores do mundo em ação.

Cinelândia

Theatro Municipal, ícone da Cinelândia (Gabriel Nascimento/Rio 2016)

A praça famosa pelo enorme número de cinemas no passado vai receber em breve os grandes astros do esporte. E o público que estiver por lá vai poder conferir tudo sem gastar dinheiro. O amplo espaço aberto e a presença de uma estação de metrô são algumas das vantagens de assistir a prova no local. Da largada até lá, os atletas terão percorrido cerca de 3km. Eles chegarão à Cinelândia pela avenida Rio Branco. Uma vez na praça, os esportistas entrarão na rua Araújo Porto Alegre.

Praça Paris
Os jardins da Praça Paris, no Centro do Rio (Gabriel Nascimento/Rio 2016)

A arborizada região próxima à Praça Paris é o segundo dos sete pontos do nosso roteiro. A proximidade com a Cinelândia é um ponto a favor. O espectador não gastará 10 minutos para ir a pé de um local ao outro pelo caminho mais curto, que mede pouco mais de 500m. Já os nossos corredores terão que andar bem mais… Da Cinelândia até ali, eles percorrerão um trajeto de 3km, que inclui o aeroporto Santos Dumont e outras paisagens.

Glória
Aterro do Flamengo, na altura da Glória (Gabriel Nascimento/Rio 2016)

Carnaúbas e outras árvores enfeitam os gramados do Aterro do Flamengo. Durante a maratona, eles abrigarão centenas de espectadores. Na altura do bairro da Glória, será possível ver os atletas brigarem pelo ouro nas largas pistas que cortam o imenso jardim a céu aberto. O Outeiro e a Marina são só alguns dos cartões-postais que compõe a paisagem da região, que justifica a escolha do local por quem quer ver a prova sem pagar nada.

Flamengo
Atleta corre no Flamengo no evento-teste de maratona (Alex Ferro/Rio 2016)

Aos poucos, nossos corredores vão entrando pela Zona Sul carioca. Do Aterro, veem de longe o Museu da República e, poucos minutos depois, chegam ao terceiro ponto onde o público poderá observá-los de graça. A 600m do metrô Largo do Machado, eles se exibirão para centenas de espectadores nas grandes faixas de asfalto. Ali ao lado, fica a Praia do Flamengo, com um visual incrível que rende belas fotos.

Botafogo
Atleta em Botafogo no evento-teste de maratona (Alex Ferro/Rio 2016)

Só mesmo atletas de primeira linha em busca da medalha de ouro para tornar a vista do Pão de Açúcar ainda mais incrível. Estamos em Botafogo, de frente para enseada. Esse é o ponto da prova mais distante da largada. Daqui para frente, os corredores trilharão um longo caminho que os levará de volta ao Sambódromo. Quem quiser vê-los neste local pode descer do metrô em Botafogo, caminhar 750 metros e se posicionar para fazer a melhor foto.

Praça XV
Chafariz do Mestre Valentim, com Paço Imperial ao fundo, na Praça XV (Saulo Pereira Guimarães/Rio 2016)

Após darem três voltas no Aterro, nossos heróis estão no Centro outra vez. O palco agora é um local histórico. Um chafariz e um palácio construídos no século XVIII são algumas das atrações da Praça XV, onde os corredores passarão em frente à estação de barcas que atende à cidade do Rio. Os atletas devem correr bem no meio da praça antes de seguirem pela rua Primeiro de Março, rumo à fase final da prova.

Praça Mauá
Museu do Amanhã, na Praça Mauá (Saulo Pereira Guimarães/Rio 2016)

A última oportunidade para ver os maratonistas de graça antes da medalha Olímpica será num dos mais novos cartões-postais do Rio. O espaço totalmente repaginado, compreendido entre o Museu de Arte do Rio (MAR) e a Baía de Guanabara, certamente irá reunir espectadores que queiram conferir o pique final dos corredores. Eles passarão em frente à Ilha Fiscal antes de chegarem à Praça Mauá, onde correrão em volta do Museu do Amanhã e seguirão em direção às avenidas Rio Branco e Presidente Vargas.

 

fonte: https://www.rio2016.com

Escreva Um Comentário