7 frases que os professores estão cansados de ouvir dos alunos


No dia 15 de outubro é comemorado o dia dos professores no Brasil. Apesar de a profissão sofrer certa desvalorização, a data é para se comemorar. Afinal das contas, os professores são os profissionais responsáveis por formar todos os outros profissionais. Embora haja diferentes contextos e situações, algumas coisas não costumam mudar de uma sala de aula para a outra.

Isso porque alguns acontecimentos do dia-a-dia de alunos e professores acabam se repetindo. Que aluno nunca torceu para que um professor faltasse a aula, por exemplo? Ou quem nunca deixou de fazer o dever de casa pelo menos uma vezinha? A seguir você vai poder conferir uma pequena seleção que fizemos das coisas que os seus professores não aguentam mais escutar quando coisas como essas acontecem.

1 – É para copiar?

O professor começa a escrever algo no quadro negro e os algum aluno rapidamente solta aquela pergunta clássica: “É para copiar, professor?”. É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha dito ou escutado um colega fazer essa pergunta em sala de aula. Para um professor que dá várias aulas por dia, imagine quantas vezes ele não precisa responder a questão.

2 – Vale nota?

Outra pergunta que é super comum ouvir dos estudantes é se determinada atividade ou exercício vale nota. Se o professor responder que sim, ele provavelmente vai ser novamente questionado: “Vale quantos pontos?”. Caso o valor seja alto, todo mundo dá aquela caprichada nas respostas. Verdade ou não?

3 – Vai cair na prova?

Além de querer saber se uma atividade vale nota quando o professor pede que a turma a resolva, perguntar que algo que o professor acabou de ensinar vai cair na prova é outro clássico. Em teoria tudo o que a gente estuda em sala de aula cai nas avaliações, de um jeito ou outro, mas não custa perguntar, né?

4 – Pode fazer em dupla?

Nenhum estudante quer fazer as atividades que o professor pede sozinho. “Pode fazer em dupla” é outro questionamento que todo professor escuta. Alguns até apostam em respostas engraçadinhas, como “pode sim, você e seu cérebro” ou “você e a sua caneta”. E quando o trabalho é em grupo com no máximo quatro pessoas e você e seus melhores amigos são cinco ao todo. É a hora do… “professor, pode ser grupo de 5?”.

5 – É pra deixar quantas linhas?

Às vezes os professores escrevem uma série de perguntas no quadro negro para que os estudantes as respondam em seus cadernos e de repente surge a pergunta “É pra deixar quantas linhas?”. Alguns professores até estipulam o número aproximado delas para evitar a pergunta.

6 – Que dia é hoje?

Se tem uma coisa que os alunos nunca sabem é em que dia estão. Basta o professor entrar na sala para começar a falar e um deles perguntar que dia é. Pode confessar, você já fez essa pergunta para alguns de seus professores.

7 – Não entendi nada. Pode repetir desde o começo?

A função do professor é ensinar, para isso ele repete o mesmo conteúdo várias e várias vezes em diferentes classes e até mesmo na mesma. Não é incomum o aluno não entender nada e pedir que ele repita toda a explicação. Isso sem dúvida pode ser uma chatice, mas ver que o estudante realmente aprendeu é uma recompensa que quem ensina parece gostar bastante.

Escreva Um Comentário