7 coisas bizarras que podem acontecer durante o seu sono

Dormir é uma das atividades consideradas mais prazerosas pelas pessoas porque não exige esforço algum e apenas uma deitada na cama, olhos fechados e descanso pleno.

Mas dormir é um desejo universal, só que enquanto você faz isso, existem várias coisas bizarras que acontecem enquanto você está lá bem tranquilo e sossegado no conforto da sua cama.

Sonhos, pesadelos, xixi na roupa, as causas são várias. Confira aí, então, uma listinha que nossa redação separou para você sobre coisas bizarras que acontecem durante o seu sono.

1 – Enurese noturna ou “xixi na cama”

o-que--a-enurese-infantil_A

A famosa ação de mijar na cama acontece, geralmente, com crianças com mais de 5 ou 6 anos de idade. Isso também pode acontecer com adultos, caso sonhem que estejam em uma cachoeira ou fazendo xixi em algum lugar ou mesmo parados, por exemplo.

De acordo com a psicóloga do sono infantil da University of Louisville, em entrevista ao BrasilPost, que ” a enurese noturna é comum em crianças, e que a maioria delas não tem mais esse problema à medida que crescem, sem que haja necessidade de alguma intervenção.”

2 – Sonambulismo

causas-do-sonambulismo-e-como-tratar-3

O sonambulismo ou o soniloquismo acontece quando uma parte do cérebro está desperta, só que o restante do corpo continua dormindo, em estado pleno de repouso.

Como ele acontece no estágio NREM do sono, muitas coisas que a pessoa fala ou faz não tem relação ao que de fato ela está sonhando ou o cérebro está produzindo na cabeça.

3 – Crescer

9

As crianças dormem bastante e por cerca de 8 a 9 horas de sono por noite. E quando elas estão em estado de descanso noturno, os seus corpos liberam hormônios do crescimento. Por isso que enquanto a gente dorme, o nosso corpo está se desenvolvendo e você nem chega a perceber como isso se deu.

4 – Ficar excitado

115328

A ereção acontece principalmente quando se está na fase do sono REM. O cérebro passa a mandar o corpo a ter mais oxigênio e aumento do o fluxo sanguíneo em todo o nosso corpo.

E esse aumento no fluxo sanguíneo e de oxigenação faz com que as pessoas fiquem excitadas, enquanto dormem, pois quanto mais sangue circula em determinadas partes do corpo, como os órgãos genitais, por exemplo, mais as chances de ereção são propensas a acontecer. Você homem/garoto já acordou alguma vez com o órgão genital ereto? Essa é uma explicação para este fenômeno.

5 – Falar sozinho/a

Por-quê-você-fala-enquanto-dorme2

Algumas pessoas começam a dizer pequenas palavras, outras fazem diálogos longos, mas o motivo para alguém falar sozinho/a durante o sono ainda é um pouco complexo e desconhecido para a ciência.

O que se sabe até agora é que isso acontece durante o período do sono REM, quando alguns despertares transitórios no corpo começam a ocorrer e isso acaba refletindo no sono e no sistema de linguagem do nosso corpo.

6 – Soltar gases

Dormir-1

O sono é um momento de pausa para o nosso sistema em que todo o nosso corpo descansa e recupera as energias.

E isso também quer dizer que todos os nossos músculos ficam relaxados, o que significa que é muito mais fácil para que gases saiam sem nenhum tipo de obstrução do nosso ânus. O pum acaba passando com muito mais facilidade e sem mesmo que você perceba.

7 – Sensação de queda ou sacodida

dormir-de-conchinha

Essa sensação já esteve presente no sono de muitas pessoas. Sabe quando você tem a impressão, mesmo estando dormindo, de que tem algo fazendo com que você caia ou que está te sacudindo? É o famoso distúrbio do empurrão hipnótico que está te afetando.

Este distúrbio natural acontece no estágio do seu sono e faz com que todo o seu corpo interprete os sinais do sono como se você estivesse em uma queda livre. Geralmente ele acontece quando a pessoa teve um estresse muito grande durante o decorrer do seu dia e é extremamente natural, segundo os cientistas.

Você já passou por alguma destas situações bizarras que mostramos na lista? Mande seu comentário para gente! Conte-nos como foi!

Escreva Um Comentário