6 Fatos que vão te ajudar a entender quem são e como vivem os ciganos

Você já imaginou como é a vida dos ciganos? Podemos partir da ideia de que esse povo tem lenço (muitos e coloridos) mas não tem documento (literalmente) e também não possuem conta em banco, endereço fixo nem raízes.

A história dos ciganos é rodeada de mistérios, nem mesmo seu povo conhece bem o limite entre o que é lenda e o que é verdade. Até hoje não se sabe exatamente sua origem, simplesmente porque não existem registros escritos, toda sua cultura é passada de geração para geração através de histórias contadas oralmente. Nem mesmo os próprios ciganos fazem questão de levar suas histórias adiante, eles vivem o hoje e não se interessam pelo passado.

Os ciganos não são um povo homogêneo, se subdividem em 3 grupos. Ao contrário do que se pensa, nem todos não nômades. Nem todos dançam ao redor da fogueira. Existem ciganos ricos e pobres. Podem ter várias crenças religiosas.

Listamos aqui alguns fatos que vão te ajudar a entender melhor quem são e como vivem os ciganos.

1- Eles são uma etnia

01

Ao contrário do que se pensa, não são uma religião, cultura ou folclore. A teoria mais aceita é a de que eles vieram do norte da Índia e se dissiparam pelo mundo, são sub-divididos em 3 clãs: Rom, Calon e Sinti.

2- Não possuem escrita

02

A maior dificuldade dos historiadores a respeito dos ciganos é a falta de relatos e documentos escritos. Eles têm um idioma próprio, chamado Romanes. (Há relatos de que nem todos os ciganos falam essa língua).

3- Possuem várias religiões

03

Sim, existem ciganos Judeus, Cristãos e Muçulmanos. Aqui no Brasil existem ciganos evangélicos, católicos e espíritas. No geral eles têm uma padroeira, a Santa Sara Kali, considerada a advogada dos ciganos perante Deus, comemoram seu dia em 24 de maio com grande festa.

4-  Ciganos são machistas

04

Quando casam, os homens se tornam responsáveis pelo sustento da casa, a mulher passa a morar com a família do marido e tem que cuidar dos sogros e cunhados, do lar e dos filhos.

5- O casamento tem pontos importantes

05

A mulher é obrigada a casar virgem e após a noite de núpcias, o casal tem que mostrar para toda a comunidade o lençol sujo de sangue; É permitido e bastante incentivado o casamento entre primos; Geralmente se casam cedo, na adolescência, logo após a primeira menstruação.

6- Ritual póstumo diferente

06

A morte para eles, é nada mais nada menos do que uma passagem, o momento onde encontram sua alma naturalmente viajante. Quando um cigano morre, o corpo é lavado e untado com ervas aromáticas, vestem a melhor e mais colorida roupa, e em muitas comunidades, eles se desfazem de absolutamente todos os pertences do falecido, até mesmo seu trailer é queimado.

Acredita-se que existam aproximadamente 15 milhões de ciganos espalhados no mundo, mas como tudo relacionado a eles, isso também  trata-se apenas de uma estimativa.

E ai amigos, conseguimos desmistificar um pouco esse povo tão famoso e tão pouco conhecido? Você sabe alguma curiosidade sobre eles que não foi listada aqui? Manda pra gente! Curta e compartilhe com seus amigos!

Escreva Um Comentário