5 duras realidades que aprendemos ao terminarmos o ensino médio



Você passou os últimos três anos da sua vida percorrendo todos os dias o mesmo caminho, parecia chato e cansativo ficar cinco horas sentado numa cadeira dura, ouvindo explicações e histórias que provavelmente depois da prova, você nunca mais vai precisar lembrar. O terceiro ano costuma ser o mais delicado, aqui acontece a despedida dos amigos que muitas vezes foram cultivados desde a infância e é hora de decidir o que você vai fazer para o resto da vida, e acredite, não será fácil.

Concluir o segundo grau exige mais do que um diploma, você precisa também de preparo físico para trabalhar e emocional para sair definitivamente da adolescência, aqui se encerra um ciclo e os próximos passos te farão pensar que está perdido e sozinho, mas calma aí, a vida começa agora!

Sabe aqueles filmes americanos que te fazem idealizar uma vida universitária perfeita e divertida? Não é bem assim, tem festa, mas tem sofrimento. Fizemos uma listinha com as 5 duras realidades que aprendemos quando terminamos o ensino médio.

1- Amigo não é colega

01

Estamos acostumados a andar em bandos e formar grupinhos com nossos melhores amigos, mas isso vai mudar quando entrar na universidade, ali será você com você mesmo. Não vai ter atividade em grupo mais? Claro que vai, mas seus colegas não querem que você seja melhor do que eles, serão eternos concorrentes de profissão, ninguém vai querer colocar seu nome no trabalho se você só fizer a capa.

2-  Aprenderá técnicas de contensão de gastos

02

Quando chegar na faculdade logo vai notar que o sagrado ritual do pão de queijo com café no início da aula vai ficar cada dia mais raro, sim, aqueles R$ 6,00 gastos diariamente no lanche darão lugar as milhares de xerox que você vai tirar ao longo da semana.

3- Depois do vestibular não precisa estudar mais

03

É a maior mentira do universo, sério, não caiam nessa! Caros leitores, vocês achavam difícil decorar aquelas fórmulas de física? Pois preparem-se para estudar detalhadamente assuntos sobre o curso que você escolheu que nem sabia que existia, professores universitários não estão nem aí se sua vida é corrida, vai ter muito trabalho sim e vai ter pouco tempo para entregar e apresentar também.

4-  Deixará a vergonha de lado

04

A única certeza sobre vida acadêmica é que você vai apresentar trabalho em grupo, individual, na sala de aula, no auditório e claro nos congressos da vida… O que mais um universitário faz é falar em público, não tem pra onde correr, ou aprende ou aprende! Conselho: aprenda logo.

5- Sentirá saudade da escola

05

Mais cedo ou mais tarde alguém vai te dizer que essa foi a melhor época da sua vida, talvez você não concorde, mas quando terminar a faculdade mudará de ideia. Primeiro emprego, contas para pagar, uma paixão avassaladora, dormir na casa dos amigos não será mais tão divertido, aliás, não vai existir lugar mais desejado do que o seu quarto e sua cama. Vai sentir muita saudade do tempo que sua maior preocupação era que desculpa inventar para não participar da educação física.

E vocês? Já terminaram o segundo grau? Compartilham desse mesmo pensamento? Tem algo a acrescentar? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

 

Escreva Um Comentário