5 coisas bizarras que você não sabia a respeito das mariposas


As mariposas são vista muitas vezes como insetos nojentos que entram no quarto na hora de dormir apenas para interromper o sono alheio. Mas a verdade é que há muita coisa sobre esse pequeno ser que a maioria das pessoas desconhece.
O mundo das famosas “primas” das borboletas possui alguns segredos pra lá de bizarros. A seguir você confere alguns dos exemplos mais surpreendentes. Veja!

Curiosidades estranhas e inusitadas sobre as mariposas

Mariposas não comem

Por mais incrível que isso possa parecer, as mariposas não comem. A alimentação acontece principalmente na fase em que ela é apenas uma larva, pelo que, ao chegarem na fase adulta, as mariposas não necessitam mais de alimentação, já que não lhes resta muito tempo de vida.

Tudo o que elas precisam fazer, portanto, é acasalar e botar os ovos para a reprodução. Outra curiosidade é que algumas espécies de mariposa nascem sem a boca justamente por não precisarem de alimentação.

Dom da camuflagem

Algumas espécies de mariposas entendem bem da arte da camuflagem, se tornando verdadeiras ninjas quando se trata de se esconder de predadores. Elas podem se camuflar imitando de folhas, vespas tarântulas e até mesmo cocô de passarinho.

Ela usa a camuflagem para poder durar mais tempo viva e não ser uma presa fácil, tudo para poder sobreviver até encontrar seu parceiro ideal, acasalar e botar ovos.

Leia também:

Senso de olfato, mesmo sem nariz

Como já sugerido, algumas espécies de mariposas nascem sem a boca, mas outro fato curioso é que todas elas nascem sem o nariz. Apesar dessa condição, no entanto, a verdade é que elas possuem um olfato muito apurado.

Isso se deve apenas ao sensor de suas antenas, razão pela qual elas podem sentir odores a até 10 km de distância. É com o uso do olfato apurado, aliás, que o macho da mariposa-atlas consegue encontrar sua fêmea a fim de acasalar.

Mariposas amam cerveja

Essa pode ser a parte mais bizarra das curiosidades sobre a mariposa, mas segundo biólogos, ela também curte uma birita. Informações sugerem que existe até uma brincadeira que já foi feita com elas, o que consiste em misturar cerveja, açúcar mascavo e banana, usando como pincel e pinte alguma árvore da região.

Quando a noite chega, as arvores que foram “pintadas” se enchem de mariposas em busca da cerveja. Dessa forma em vez de buscarem um parceiro para copular, elas acabam se distraindo com a “bebedeira”, algumas coisas nunca mudam, não é mesmo?

Existem mais espécies de mariposas do que de borboletas

Mesmo que as borboletas e mariposas sejam de certa forma parentes, a categoria das mariposas é mais diversificada. Existe cerca de nove vezes mais espécies de mariposas do que espécies de borboletas. Para que você entenda melhor, são cerca de 160 mil espécies desses mariposas pelo mundo e apenas cerca de 17,5 mil espécies de borboletas.

fonte: http://www.clickgratis.com.br/bizarro/

Escreva Um Comentário