16 pessoas que você não vai acreditar que tem a mesma idade

Se você quer saber a sua idade verdadeira, não olhe para o calendário. O calendário diz que a sua idade cronológica é uma, mas este número pode estar longe de ser preciso na definição de quem você realmente é. Como um índice de envelhecimento extremamente variável, a idade cronológica é profundamente falha.

Psicólogos que estudam o envelhecimento, há muito tempo dispensam o valor da idade cronológica como uma variável para utilizar em suas pesquisas. Por um lado, não é uma variável “independente”, porque não pode ser experimentalmente manipulada. Quando profissionais de saúde analisam uma pessoa, geralmente é levado em consideração as diversas idades de nosso corpo.

Em um nível mais pessoal, o fato de que você não pode confiar na idade cronológica significa que o número que você anota em um pedido de empréstimo ou em um currículo informando sua idade é muito mais arbitrário do que você foi levado a acreditar.

Por que as pessoas se agarram a idade cronológica para definir quem são? Talvez a maior razão seja as sociedades industrializadas, que usa isso como medida de produtividade em termos de tempo. Sociedades agrárias mantém a noção do tempo de acordo com marcadores diferentes como como sol, da lua e os planetas.

Como a sociedade se tornou industrializada, as pessoas se tornaram cada vez mais obcecadas por seus relógios para definir o ritmo de trabalho. Idade, em seguida, tornou-se parte desse sistema industrializado.

Você já notou que a primeira peça de informação em uma notícia ou até mesmo no anúncio de um casamento, logo após o nome, é a idade? Sua idade vai seguir o seu nome, e não há maneira de contornar isso.

No entanto, a idade não é uma indicação muito boa de como a pessoa vive a sua vida.

Idade biológica

Sua idade biológica funcional é a idade dos sistemas que compõe o seu corpo. Dada a complexidade do nosso corpo, esta não é uma idade simples de se calcular. Para começar, seria útil saber alguns números, tais como a pressão arterial, capacidade respiratória, potência aeróbia, e os níveis de glicose no sangue.

A idade muda em seu sistema cardiovascular, respiratório e endócrino. Assim, existe uma taxa previsível de envelhecimento desses sistemas de acordo com a idade. Poucas pessoas realmente sabem todos esses números e entendem a complexidade dos cálculos da idade biológica.

Por exemplo, para calcular a sua idade pulmonar, você precisa usar um espirômetro – um instrumento que mede realmente o funcionamento do seu pulmão. Se não for possível, você pode responder a perguntas sobre seu estilo de vida e usar uma calculadora de expectativa de vida.

Se você se exercita regularmente, por exemplo, você pode reduzir a perda de tais funções biológicas fundamentais, como a capacidade aeróbica, força muscular e funcionamento do sistema imunológico em até 50%. Isso fará com que sua idade biológica aos 60 anos cronológicos esteja perto de 50 anos.

Você também pode estimar sua idade biológica com um método relativamente simples que, embora bruto, pode fornecer algumas ideias sobre o que está acontecendo dentro de você e o que você precisa corrigir. Esta medida simples é a sua altura. Você provavelmente já ouviu dizer que as pessoas “encolhem” com a idade. A perda de altura ocorre em muitas pessoas, devido a perda de densidade óssea, o que faz com que as vértebras se comprimam.

Idade psicológica

Sua idade psicológica pode ser dividida em função cognitiva – suas habilidades para aprender e lembrar – e funcionamento emocional – sua capacidade de lidar e gerir os seus sentimentos. Conforme as pessoas envelhecem, elas tendem a ter mais dificuldade com alguns aspectos da memória, de modo que, para manter uma idade psicológica mais jovem, é necessário que você vença esses problemas de memória.

Sua idade psicológica mostra o quão bem você pode usar seu cérebro para lidar com uma carga cognitiva que você coloca em si mesmo. Talvez você sinta que a sua memória está envelhecendo em comparação com o que costumava ser. Por exemplo, você entra em uma sala e esquece o que você estava procurando.

Idade social

Sua idade social reflete a sua posição ao longo do chamado “relógio social” da vida. O relógio social é baseado no conjunto de expectativas que as pessoas em uma determinada cultura tem sobre grandes eventos que “deveriam” ocorrer ao longo da vida. Podemos dividir o relógio social nas duas principais áreas da vida: família e trabalho.

O relógio social familiar da nossa cultura espera que as pessoas se tornem pais em algum momento dos 20 anos ou início dos 30 anos, altura em que eles também estão casados ou em um relacionamento sério. Nós nos tornamos avós, de acordo com este relógio na casa dos 60 anos, refletindo no fato de que nossos filhos estão seguindo um relógio social semelhante.

O relógio social do trabalho diz que temos que concluir o ensino médio no final da adolescência, e depois ir para a faculdade alguns anos mais tarde, altura em que começamos nossa carreira. A aposentadoria vem na casa dos 60 anos, e nesse ponto, o relógio social do trabalho para.

Agora que você conhece os marcadores de idade no relógio social, você pode calcular a sua própria idade social. Se você bateu todos os pontos de idade nos momentos previstos, sua idade social será igual as idades dos pontos definidos. No entanto, dependendo de como sua vida evolui, sua idade social pode ser muito mais jovem ou muito mais velha do que a norma.

Você pode se tornar um pai/mãe pela primeira vez aos 30 ou 40 e fugir das idades impostas no meio social. As pessoas podem acelerar ou retardar o relógio social de acordo com seu estilo de vida.

Pensando em tudo isso, veja abaixo as pessoas que tem a mesma idade cronológica mas se diferem em idades sociais e biológicas.

Adele e Rihanna

1

Macaulay Culkin e Ryan Gosling

2

Zooey Deschanel e Cristina Aguilera

3

Lady Gaga e as gêmeas Olsen

4

Sarah Hyland e Jennifer Lawrence

10

Seth Green e Ed Helms

6

Dona Geralda e Bruna Lombardi

destaque-360757-bruna-e-geralda

Taylor Momsen e Ariana Grande

7

Whitney Cumming e Jessica Biel

8

Chuck Norris e Michael Gambon

9

Halle Berry e Robin Wright

10

Jim Parsons e Andrew Lincoln

11

John Cho e “The Rock”

12

Keanu Reeves e Nicolas Cage

13

Paul Rudd e Rory McCann

14

Penélope Cruz e Lil Kim

15

FONTE(S) Psycology Today
IMAGENS Viral Scape

Escreva Um Comentário