16 filmes filosóficos que questionam o livre-arbítrio

Separamos nessa lista, 16 filmes que trazem um apelo filosófico extremamente brilhante, uma vez que tratam de um assunto não muito comum na sétima arte: o livre-arbítrio.

Mas o que esse tal “Livre-arbítrio” que dizer? Resumidamente, diz respeito a capacidade de escolha de um indivíduo, suas decisões livres. Antes disso, o livre-arbítrio é uma crença religiosa assim como uma proposta filosófica que defende o poder de decidir as ações das pessoas, segundo os desejos e crenças de cada uma delas.

Caso você ache que faltou algum filme aqui, que se encaixe nesse tema, deixe nos comentários abaixo 😉

O Planeta dos Vampiros (1965) | Mario Bava

filmes filosoficos livre arbitrio 8Num futuro próximo, as espaçonaves Argos e Galliot são enviadas ao espaço para investigar o misterioso planeta Aura. Assim que a Galliot pousa no planeta, seus tripulantes tornam-se hostis uns aos outros devido a uma estranha energia liberada pelo planeta, com uma diabólica forma de vida alienígena invadindo suas mentes e lutando para se apossar de seus corpos.

Laranja Mecânica (1971) | Stanley Kubrick

laranja mecanica> Resenha

O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.

Planeta Fantástico (1973) | René Laloux

filmes filosoficos livre arbitrio 7Escravos e opressores dominam a narrativa em um mundo distante num planeta e tempo indefinidos, nos quais os homens parecem insetos aos olhos de seres gigantescos para os quais servem de animais de estimação, e de trabalho. Situado em torno da vida de Terr, um representante da raça dos Oms, considerados nocivos e escravizados pela raça dos Traags, seres com doze metros de altura que vivem meditando e que atingiram os mais altos níveis de conhecimento; Terr foge para o deserto e encontra refúgio e apoio de companheiros de sua raça quando os Traags decidem aniquilá-los.

 

fonte: http://www.cantodosclassicos.com/

Escreva Um Comentário